/

Cientistas podem ter descoberto por que Beethoven ficou surdo

2

Ludwig van Beethoven começou a notar dificuldades de audição em 1798, com 28 anos. Com 44 ou 45, estava totalmente surdo. Aos 56 anos, o músico morreu e, até hoje, ainda não se sabe com certeza o que causou a surdez do artista.

Ao longo dos últimos séculos, especialistas em medicina têm tentado descobrir o que causado a perda de audição de Beethoven. Alguns sugeriram doença de Paget, com base na sua autópsia. Outras possibilidade passavam por otosclerose, marcada pelo crescimento ósseo incomum no ouvido, sífilis terciária, envenenamento por metais pesados, lúpus, febre tifóide e sarcoidose.

No entanto, nenhuma condição sugerida nos últimos 200 anos conseguia explicar perfeitamente todos os sintomas relatados por Beethoven.

Agora, de acordo com a revista Forbes, um grupo de otorrinolaringologistas, especialistas em doenças do ouvido, nariz e garganta, de Itália, encontraram uma nova pista que pode apontar para a origem da perda auditiva de Beethoven.

Em 2018, os médicos atenderam uma paciente numa clínica na cidade italiana de Padua cujos sintomas pareciam assemelhar-se aos sintomas de Beethoven. Tal como o compositor, a sua audição começou a diminuir e tinha alguns sintomas adicionais que correspondiam aos relatos de problemas de saúde de Beethoven no início da sua vida, como fraqueza geral e dor abdominal.

No caso da paciente, a causa dos seus problemas foi facilmente encontrada: o seu sangue e urina continham níveis excecionalmente altos de chumbo. Durante anos, a italiana usou uma panela velha que constantemente libertava chumbo na comida após o desgaste da camada de cerâmica. Quando iniciou o tratamento para remover o chumbo do corpo – e parou de usar essa panela -, a maioria dos sintomas melhorou, embora a sua perda auditiva fosse irreversível.

Assim, de acordo com o estudo publicado na revista cientifica The Laryngoscope, a perda auditiva de Beethoven pode ter sido causada por envenenamento por chumbo. Não é uma sugestão incomum porque, em 2005, uma análise das amostras de cabelo e crânio de Beethoven mostrou que tinha altos níveis de chumbo no corpo.

Na época, os investigadores especularam que poderia estar relacionado com um cálice de chumbo do qual ele bebia regularmente ou com o vinho barato que bebeu durante vários anos. No tempo de Beethoven, o chumbo era adicionado a alguns vinhos para melhorar o seu sabor.

Embora haja evidências de que Beethoven tinha chumbo no corpo, isso não significa necessariamente que tenha sido isso que causou a perda auditiva. No entanto, algumas das suas outras doenças, como dores abdominais, desapareceriam quando parava de beber, assim como os sintomas da paciente de 2018 desapareceram depois de deixar de estar exposta ao chumbo.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.