Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo ‘jihadista’ no país.

“Quem poderia imaginar há um ano que um dia estaríamos em Nangarhar a agradecer ao todo-poderoso por ter derrotado o Daesh?”, questionou Ghani durante a sua visita aquela província. “Hoje (o Daesh) foi derrotado”, assinalou o Presidente afegão que felicitou as forças de segurança e os habitantes da província por essa tarefa.

Ashraf Ghani salientou que a libertação do território não teria sido possível sem a participação dos habitantes que se uniram às forças de segurança afegãs para a derrota dos ‘jihadistas’ em Nangarhar.

Doravante “estarão equipados e receberão mais apoio”, indicou o governante ao líder dos grupos locais que formaram as milícias para combater o grupo extremista, que se estabeleceu no país em 2015 e continua presente noutras províncias como a vizinha Kunar.

As forças de segurança intensificaram as suas operações terrestres e aéreas contra o Daesh nos últimos três anos e gradualmente declararam a libertação de distritos e aldeias remotas em ofensivas nas quais o grupo ‘jihadista’ perdeu centenas de combatentes.

Em comunicado, o gabinete do governador de Nangarhar explicou que “na destruição da ‘coluna vertebral’ do Daesh”, 243 combatentes, e 625 mulheres e crianças entregaram-se como resultado das operações militares.

Neste grupo há combatentes do Paquistão, Irão, Tajiquistão, Azerbaijão, Cazaquistão, Maldivas e Uzbequistão, indicou o gabinete do Governo local sem adiantar mais detalhes.

O Presidente do Afeganistão adiantou que o seu Governo manterá conversações com os países dos combatentes que se entregaram para esclarecer o seu futuro e, enquanto se decide qual será o seu destino, cobrirá as necessidades das famílias. “Os seus filhos e mulheres serão tratados de acordo com a cultura e tradição afegãs”, afirmou Ghani.

O Presidente comprometeu-se a continuar as operações em Nangarhar, desta vez contra os talibãs, que controlam várias aldeias da província. “A eliminação do Daesh não significa que deixaremos o terreno para os talibãs”, assegurou Ghani.

O grupo extremista manteve uma presença ativa em pelo menos dez distritos da província desde 2015, em particular nas áreas localizadas ao longo da fronteira com o Paquistão. O Daesh esteve envolvido nos ataques suicidas mais letais de Nangarhar nos últimos quatro anos, a maioria deles contra civis.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …