Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo ‘jihadista’ no país.

“Quem poderia imaginar há um ano que um dia estaríamos em Nangarhar a agradecer ao todo-poderoso por ter derrotado o Daesh?”, questionou Ghani durante a sua visita aquela província. “Hoje (o Daesh) foi derrotado”, assinalou o Presidente afegão que felicitou as forças de segurança e os habitantes da província por essa tarefa.

Ashraf Ghani salientou que a libertação do território não teria sido possível sem a participação dos habitantes que se uniram às forças de segurança afegãs para a derrota dos ‘jihadistas’ em Nangarhar.

Doravante “estarão equipados e receberão mais apoio”, indicou o governante ao líder dos grupos locais que formaram as milícias para combater o grupo extremista, que se estabeleceu no país em 2015 e continua presente noutras províncias como a vizinha Kunar.

As forças de segurança intensificaram as suas operações terrestres e aéreas contra o Daesh nos últimos três anos e gradualmente declararam a libertação de distritos e aldeias remotas em ofensivas nas quais o grupo ‘jihadista’ perdeu centenas de combatentes.

Em comunicado, o gabinete do governador de Nangarhar explicou que “na destruição da ‘coluna vertebral’ do Daesh”, 243 combatentes, e 625 mulheres e crianças entregaram-se como resultado das operações militares.

Neste grupo há combatentes do Paquistão, Irão, Tajiquistão, Azerbaijão, Cazaquistão, Maldivas e Uzbequistão, indicou o gabinete do Governo local sem adiantar mais detalhes.

O Presidente do Afeganistão adiantou que o seu Governo manterá conversações com os países dos combatentes que se entregaram para esclarecer o seu futuro e, enquanto se decide qual será o seu destino, cobrirá as necessidades das famílias. “Os seus filhos e mulheres serão tratados de acordo com a cultura e tradição afegãs”, afirmou Ghani.

O Presidente comprometeu-se a continuar as operações em Nangarhar, desta vez contra os talibãs, que controlam várias aldeias da província. “A eliminação do Daesh não significa que deixaremos o terreno para os talibãs”, assegurou Ghani.

O grupo extremista manteve uma presença ativa em pelo menos dez distritos da província desde 2015, em particular nas áreas localizadas ao longo da fronteira com o Paquistão. O Daesh esteve envolvido nos ataques suicidas mais letais de Nangarhar nos últimos quatro anos, a maioria deles contra civis.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …

Mulher morre devido a um ataque de ransomware a um hospital na Alemanha

Uma mulher morreu esta semana devido a um ataque de ransomware direcionado ao sistema operativo de um hospital em Duesseldorf, na Alemanha. Segundo as autoridades alemãs, a mulher precisava de cuidados médicos urgentes e foi encaminhada …

Portugal está "numa terceira fase de crescimento" da pandemia, avisa epidemiologista

"Estamos numa terceira fase de crescimento" de novos casos de covid-19, garante Baltazar Nunes, epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. O número de novos casos voltou a aumentar esta sexta-feira, batendo o recorde …