Aeroporto de Lisboa já recebeu quase cem infetados (mas há estrangeiros a fugir aos testes)

“Infelizmente, há muita gente a viajar com sintomas e a saber que está positiva”, diz a responsável pela equipa de sanidade internacional do Aeroporto de Lisboa.

Desde o início da pandemia já foram confirmados 97 casos positivos de covid-19 em voos chegados ao aeroporto de Lisboa. Ouvida pelo Diário de Notícias, Maria João Martins, responsável pela equipa de sanidade internacional do Aeroporto Humberto Delgado, diz que um dos casos tornou-se suspeito a bordo do avião – e veio a ser confirmado.

O primeiro passo é identificar o lugar onde o passageiro seguia, quem era a tripulação e os viajantes à volta, podendo obrigar a seguir o rasto de mais de 15 pessoas. “Na pior das hipóteses podemos ter 15 a 17 contactos relacionados com um doente dentro de um avião”, diz a médica.

Dos passageiros que voaram para Lisboa infetados com covid-19, 40% deles foram nas últimas duas semanas.

“Nós não conseguimos impedir a importação de casos. Só se parássemos os voos, mas depois também não importávamos comida ou turistas. A única coisa que podemos fazer é garantir que o nosso sistema de vigilância consegue gerir estes casos por forma a minimizar o risco de cada um deles criar uma cadeia de transmissão”, explica Maria João Martins ao DN.

A especialista adverte que, em caso de suspeita de infeção, a escolha deve ser sempre não viajar, o que nem todas as pessoas têm cumprido. “Infelizmente, há muita gente a viajar com sintomas e a saber que está positiva”, lamenta.

O Jornal de Notícias escreve este sábado que há passageiros oriundos de países considerados inseguros, mas cujas viagens são autorizadas devido à presença de comunidades portuguesas, que estão a conseguir entrar no país sem realizar os testes à covid-19.

Dos 626 testes realizados nos aeroportos até ao passado dia 10 de julho, só 14 (2,2%) eram positivos, segundo o Ministério da Saúde. A Direção-Geral da Saúde (DGS) não quis comentar a eficácia dos testes nos aeroportos a passageiros oriundos de países considerados inseguros.

Não houve multas para os passageiros que viajaram sem testes, uma vez que o decreto que cria multas e permite fiscalizar ainda não foi publicado.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Façam como uma boa parte dos governantes mundiais, restrinjam a entrada de pessoas oriundas de outros países, vai tudo para quarentena…

  2. aeroporto de Lisboa – uma das grandes causas do bloqueio do momento a Portugal. identificaram 100! deviam ter sido 1000 ou mais, 626 testes ! O que é isso? Deve haver empresas que já fizeram mais testes. A mesma incompetência de sempre, mesmo com o pomposo cargo de “responsável pela equipa de sanidade internacional”

RESPONDER

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …