Advogado de Rui Pinto acredita na libertação total do hacker em breve

Rui Pinto / Twitter

Hacker Rui Pinto

Em declarações ao The Guardian, o advogado de Rui Pinto, William Bourdon, disse acreditar que o pirata informático português poderá ser libertado totalmente em breve.

“Ele está em prisão domiciliária, mas esperamos que nas próximas semanas seja possível mudar a sua posição. Temos esperança que possa ficar livre assim que possível sem quaisquer restrições”, revelou o advogado ao jornal britânico.

“Tivemos uma conversa com o chefe das investigações com a aprovação do procurador porque os ‘ventos mudaram’ em Portugal. Não posso dar outros detalhes que não a confirmação de que estamos a entrar numa relação cordial para encetar uma cooperação. Mas é um jogo complexo, portanto vamos ver. Confio que todos os envolvidos irão querer agir em boa-fé, pragmaticamente e no interesse comum”, acrescentou Bourdon, citado pelo Público.

Pelo que foi possível aferir, Rui Pinto terá um acordo com as autoridades de forma a partilhar informações de dois casos relacionados com lavagem de dinheiro. De acordo com o CM, um deles será o Luanda Leaks, da empresária angolana Isabel dos Santos.

Bourdon argumenta que o Luanda Leaks fez com que as pessoas mudassem a sua perceção em relação a Rui Pinto. “Se o Football Leaks criou um tremor de terra, também criou uma certa hostilidade em relação ao Rui Pinto porque ele estava a tentar destruir o muro económico do futebol. Mas pouco a pouco algumas pessoas foram vendo que a informação do Football Leaks podia ser útil no sentido de ajudar a descobrir um mundo que está infetado pela criminalidade”, explicou o advogado francês.

“Mas o Luanda Leaks foi a um nível completamente diferente. Os mais respeitosos cidadãos portugueses e políticos estão agradecidos ao Rui Pinto por ajudar a acelerar esta investigação. Eles sabem que ela adquiriu propriedades em Portugal e que é uma das pessoas mais ricas do mundo. Houve uma mudança de perceção em relação ao meu cliente. De repente houve uma aproximação”, acrescentou.

Há cerca de duas semanas, Rui Pinto foi colocado em prisão domiciliária. O hacker estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019. A Polícia Judiciária reconheceu as competências informáticas de Rui Pinto e o acesso aos dez discos rígidos que lhe foram apreendidos na altura da sua detenção serviram de moeda de troca para a sua colaboração.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …