Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusador. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusador foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa.

De acordo com o diário britânico The Independent, Deborah Sciacquatori, de 19 anos, atingiu a cabeça do seu pai, Lorenzo, de 41 anos, quando este atacou a jovem, a sua mãe e a sua avó na sua casa, no norte de Roma. O incidente ocorreu no passado domingo, tendo Lorenzo acabado por morrer na sequência desta agressão.

Inicialmente, Deborah foi acusada de homicídio involuntário, enfrentando agora uma acusação menor, sustentada numa ação por legítima defesa. Os promotores acreditam que o caso pode mesmo vir a ser arquivado.

“É possível que nas próximas duas semanas possamos pedir ao juiz responsável pelas investigações preliminares que arquive o caso porque a jovem, segundo o que apuramos, agiu para se defender”, explicou o promotor-chefe italiano, Francesco Menditto.

Segundo a BBC, Lorenzo, antigo pugilista, seria já conhecido pela polícia devido ao seu passado de violência e álcool, tendo cumprido prisão por agredir um polícia em 2016. Os seus sogros revelaram que a sua filha tinha sido espancada durante vinte anos, não tendo nunca relatado os abusos por medo. Também Deborah terá sofrido anos de violência.

A imprensa local conta que o homem chegou a casa embriagado na madrugada de domingo, tendo iniciado uma discussão com a mulher e a filha. Deborah trancou-se com a mãe a avó num quarto para evitar um eventual ataque.

O homem tentou aproximar-se e foi aí que Deborah o atingiu na cabeça. Depois, e de acordo com o relato da imprensa italiana, tentaram fugir de casa, mas Lorenzo ameaçou-as. Foi então que a jovem o atingiu no pescoço com uma faca que tinha tirado da cozinha. A jovem tentou estancar a hemorragia no pescoço, mas o homem acabaria por morrer devido à lesão na cabeça, revela o jornal italiano Corriere Della Sera.

“Não me deixes, eu amo-te”, terá dito a jovem após tentar parar a hemorragia, citada por testemunhas que foram ouvidas pelas procuradoria.

O tribunal vai decidir nos próximos dias se o caso é arquivado ou não. O caso está a reacender o debate em Itália sobre o crime de violência doméstica e sobre a legítima defesa, discutindo-se quando é que esta pode ser legitimamente usada.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Bem feita. Tenho uma raiva aos bebados que voces nem queiram saber, só causam problemas, não aguentam a bebida bebam m****

RESPONDER

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …