Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusador. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusador foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa.

De acordo com o diário britânico The Independent, Deborah Sciacquatori, de 19 anos, atingiu a cabeça do seu pai, Lorenzo, de 41 anos, quando este atacou a jovem, a sua mãe e a sua avó na sua casa, no norte de Roma. O incidente ocorreu no passado domingo, tendo Lorenzo acabado por morrer na sequência desta agressão.

Inicialmente, Deborah foi acusada de homicídio involuntário, enfrentando agora uma acusação menor, sustentada numa ação por legítima defesa. Os promotores acreditam que o caso pode mesmo vir a ser arquivado.

“É possível que nas próximas duas semanas possamos pedir ao juiz responsável pelas investigações preliminares que arquive o caso porque a jovem, segundo o que apuramos, agiu para se defender”, explicou o promotor-chefe italiano, Francesco Menditto.

Segundo a BBC, Lorenzo, antigo pugilista, seria já conhecido pela polícia devido ao seu passado de violência e álcool, tendo cumprido prisão por agredir um polícia em 2016. Os seus sogros revelaram que a sua filha tinha sido espancada durante vinte anos, não tendo nunca relatado os abusos por medo. Também Deborah terá sofrido anos de violência.

A imprensa local conta que o homem chegou a casa embriagado na madrugada de domingo, tendo iniciado uma discussão com a mulher e a filha. Deborah trancou-se com a mãe a avó num quarto para evitar um eventual ataque.

O homem tentou aproximar-se e foi aí que Deborah o atingiu na cabeça. Depois, e de acordo com o relato da imprensa italiana, tentaram fugir de casa, mas Lorenzo ameaçou-as. Foi então que a jovem o atingiu no pescoço com uma faca que tinha tirado da cozinha. A jovem tentou estancar a hemorragia no pescoço, mas o homem acabaria por morrer devido à lesão na cabeça, revela o jornal italiano Corriere Della Sera.

“Não me deixes, eu amo-te”, terá dito a jovem após tentar parar a hemorragia, citada por testemunhas que foram ouvidas pelas procuradoria.

O tribunal vai decidir nos próximos dias se o caso é arquivado ou não. O caso está a reacender o debate em Itália sobre o crime de violência doméstica e sobre a legítima defesa, discutindo-se quando é que esta pode ser legitimamente usada.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Bem feita. Tenho uma raiva aos bebados que voces nem queiram saber, só causam problemas, não aguentam a bebida bebam m****

RESPONDER

Marcelo promulga diploma. Funcionários públicos podem faltar para acompanhar filhos no primeiro dia de aulas

O Presidente da República promulgou e louvou a medida do Governo para que funcionários públicos possam faltar para acompanhar um filho menor no primeiro dia de escola, e defende um regime idêntico para trabalhadores do …

Leilão de arma que vitimou Van Gogh reacende debate sobre a sua morte

O leilão de uma pistola que teria sido usada pelo pintor Vincent Van Gogh para atirar em si mesmo reacendeu um debate sobre quem realmente puxou o gatilho: o artista cometeu suicídio ou foi baleado …

200 milhões de euros. Mais de seis mil investidores compraram obrigações da TAP

Mais de seis mil investidores subscreveram as obrigações da TAP, uma operação no valor de 200 milhões de euros, em que a procura superou a oferta em 1,55 vezes. No segmento geral a procura atingiu 162,5 …

Piloto do avião desaparecido da Malaysia Airlines terá cortado o oxigénio

Já lá vão mais de cinco anos desde o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, que continua um mistério até hoje. Agora, acredita-se que o piloto terá cortado o oxigénio no avião. A noite de …

Sergio Moro diz que sai do Governo caso se provem irregularidades

O ministro da Justiça brasileiro reiterou a sua inocência no Senado, esta quarta-feira, mas afirmou que deixa o cargo caso se provem irregularidades nas mensagens trocadas com procuradores da Operação Lava Jato. "Estou absolutamente convicto das …

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …

Rio disponível para acordo com PS na Lei de Bases da Saúde

O presidente do PSD considera haver margem para um acordo com o PS para uma nova Lei de Bases da Saúde, estando os sociais-democratas a identificar as propostas que considera essenciais, nas quais inclui as …