/

Adolescente enfrenta -50ºC e é o mais jovem a chegar ao Polo Sul

(dv) Youngest To South Pole

Lewis Clarke tornou-se este sábado o mais jovem a chegar ao Polo Sul, aos 16 anos, depois de uma caminhada de 1.200 km a partir da costa da Antártida.

Lewis Clarke tornou-se este sábado o mais jovem a chegar ao Polo Sul, aos 16 anos, depois de uma caminhada de 1.200 km a partir da costa da Antártida.

Um britânico de 16 anos estabeleceu um novo recorde ao tornar-se a pessoa mais jovem a caminhar até o Polo Sul. Durante 48 dias, Lewis Clarke enfrentou temperaturas de -50ºC e ventos de até 193 km/h.

O jovem chegou à Estação Polo Sul Amundsen-Scott às 18h deste sábado (18), depois de completar a árdua caminhada de 1.200 km a partir da costa da Antártida.

Ele agora vai apresentar provas ao Guinness World Records para que sua jornada seja verificada. O jovem espera ter quebrado o recorde da canadense Sarah McNair Landry, que em 2005, com 18 anos, fez a mesma caminhada.

À chegada, Lewis Clarke disse: “Estou muito feliz, mas principalmente aliviado porque, pela primeira vez em 48 dias, já não tenho que me levantar amanhã e arrastar o meu trenó por nove horas na neve e enfrentar o vento gelado.”

“Hoje foi muito difícil, quanto mais perto eu estava do Polo mais lentamente eu andava, as minhas pernas já não aguentavam mais.” “Mas agora eu estou aqui, já comi uma massa à bolonhesa, e estou sentado numa tenda aquecida”, celebra.

A jornada

No início do dia, quando o seu filho ainda estava a cerca de 10 km do polo, o pai de Lewis, Steven, disse que o tempo no sábado era o “pior até então”.

O desafio começou no dia 2 de dezembro de 2013, duas semanas depois do seu aniversário de 16 anos. A sua chegada significa o fim de uma expedição em que Lewis esquiou uma média de 8 horas por dia.

Ele carregou os suprimentos num trenó que puxava com a ajuda de Carl Alvey, um experiente guia em expedições polares.

Problemas encontrados ao longo do caminho incluíram bolhas nos pés, tosses causadas por altitudes elevadas e um esqui quebrado.

Lewis passou a noite no polo, e fará uma visita à base de investigação polar Amundsen-Scott este domingo. Depois, o jovem apanhará um avião de volta para o acampamento-base Union Glacier, e estará de volta à Grã-Bretanha no dia 24 de janeiro.

 

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.