Finanças terão dado garantias por e-mail a Domingues

João Relvas / Lusa

António Domingues, o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos

António Domingues, o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos

O governo ter-se-á comprometido por e-mail a dispensar o presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e a sua equipa de entregarem a declaração de património e rendimentos no Tribunal Constitucional. Entretanto, o secretário de Estado Adjunto, do Tesouro e Finanças, Ricardo Mourinho Félix, garante não existe nenhum documento que firme um acordo.

Diário de Notícias avança este sábado que as “garantias escritas” que terão sido dadas pelo Ministério das Finanças ao presidente da CGD foram registadas numa troca de e-mails entre as Finanças e António Domingues.

Público tinha noticiado na semana passada que o acordo entre Domingues e o governo estava fixado num documento, seguindo-se esta semana as declarações de António Lobo Xavier – administrador não executivo do BPI -, que  também garantiu que esse documento existia.

Em declarações à TSF, Ricardo Mourinho Félix assegura que “não existe nenhum documento escrito” que estabeleça condições para a ida de António Domingues para a presidência da CGD, e classifica de “absolutamente falsa” a noticia que dá conta da existência de tal documento.

Ricardo Mourinho Félix reitera como sendo “absolutamente falsas” tanto a notícia da última noite veiculada pela SIC Notícias segundo a qual esse documento existe, bem como as declarações de António Lobo Xavier no mesmo canal – mas não se refere às novas alegações sobre os e-mails.

A questão da existência de um eventual acordo por escrito entre o Governo e o presidente da CGD sobre as declarações de rendimentos foi esta sexta-feira levantada pelo PSD, que instou o Governo a desmentir a existência desse mesmo acordo.

Administradores da Caixa só decidem saída no fim do ano

A decisão sobre eventuais quedas na equipa de gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD), liderada por António Domingues, só deverá ser tomada no final do ano.

De acordo com o Correio da Manhã, a reunião desta quinta-feira do conselho de administração não terá gerado nenhuma decisão sobre a eventual demissão dos gestores, centrando-se antes nas questões internas e de funcionamento do banco, nomeadamente nas provisões e fecho de contas do terceiro trimestre.

Os gestores irão entregar ao Tribunal Constitucional um parecer no qual os gestores justificarão a recusa da entrega de declarações.

O Expresso avança que a maioria dos gestores está disposta a entregar as declarações de rendimentos caso seja, de facto, obrigada a isso; o Correio da Manhã, pelo contrário, alega que “a saída dos gestores é quase certa” se os juízes ordenarem a entrega das declarações de rendimentos de forma pública.

Segundo fontes do setor financeiro, citadas pelo CM, a intenção de António Domingues é levar por diante o processo de recapitalização da Caixa e continuar à frente do banco público.

A administração volta a reunir-se a 15 de dezembro.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …

Cruzeiros vazios no meio do oceano tornam-se destinos turísticos

Embarcados num pequeno ferry, turistas dirigem-se até aos locais onde grandes navios cruzeiros estão parados e desertos. Esta foi uma solução encontrada para reavivar o setor. A pandemia de covid-19 está a fazer com que, genericamente, …

Todas as pensões mais baixas vão ter aumento extra de dez euros

As pensões mais baixas, até aos 658 euros, vão ter um aumento extraordinário de dez euros no próximo ano. O Governo confirmou a informação avançada pelo PCP. A ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes …

Na fase inicial da pandemia, o setor privado "não quis e não entrou no combate à pandemia"

A antiga ministra da Saúde Ana Jorge considera que os privados podem ser envolvidos na luta contra a pandemia, recebendo doentes não covid-19, mas avisa que é preciso um “equilibro” nessa ação, depois de estes …

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …