Administração Interna vai investigar atuação da PSP em incidentes na Amadora

Alex Proimos / wikimedia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) vai investigar a atuação da PSP nos incidentes que ocorreram na quinta-feira na Amadora e que levaram à detenção de seis jovens, confirmou à Lusa fonte do Ministério da Administração Interna (MAI).

O jornal Público avançou, na sua edição online, que a IGAI vai abrir um inquérito à atuação da PSP aos incidentes ocorridos na quinta-feira no Bairro da Cova da Moura e numa esquadra de Alfragide.

Fonte do MAI confirmou à Lusa que “irá decorrer um processo na IGAI em relação à atuação da PSP naquele dia”, não especificando se a investigação irá decorrer em relação ao que se passou na Cova da Moura, na esquadra de Alfragide ou em ambos os locais.

Na quinta-feira, cinco jovens, com idades entre os 23 e os 25 anos, foram detidos depois de, segundo a PSP, terem “tentado invadir” a esquadra de Alfragide, na sequência da detenção de um outro jovem no bairro da Cova da Moura.

Os cinco detidos, “três deles muito maltratados”, de acordo com Mamadou Ba, responsável do movimento SOS Racismo, foram transportados para o Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra). Fonte da PSP disse na altura que os jovens apresentavam ferimentos ligeiros em consequência de terem “resistido à detenção”.

O ativista revelou, em declarações à Lusa, que os cinco jovens que, depois de serem ouvidos por um juiz, saíram em liberdade sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência, apresentaram na sexta-feira queixa no Ministério Público da Amadora por “ofensas à integridade física e moral” devido à “violência policial” a que dizem ter sido sujeitos.

Segundo Mamadou Ba, os cinco jovens tinham-se deslocado à esquadra de Alfragide para saberem da situação de um amigo que tinha sido detido no bairro da Cova da Moura, após ter sido revistado pelas autoridades.

Na decurso da operação policial, a PSP “efetuou disparos” para tentar dispersar os moradores do bairro, que protestavam pela forma como trataram o jovem, vindo “a atingir com três balas de borracha uma moradora” que se encontrava numa varanda, descreveu Mamadou Ba.

De acordo com a PSP, cerca das 14:00 de quinta-feira uma carrinha de uma equipa que patrulhava o bairro da Cova da Moura foi atingida por uma pedra atirada por um jovem de um grupo de cerca de 10 pessoas.

Um polícia sofreu ferimentos ligeiros, no rosto e nos braços, e foi transportado para o Hospital de Amadora-Sintra, e o jovem, de 24 anos, foi levado para a esquadra de Alfragide.

A polícia chegou a disparar um tiro de ‘shotgun’ para o ar para dispersar o grupo, referiu a mesma fonte.

Na sequência da detenção, os restantes jovens “tentaram invadir” a esquadra, tendo sido disparado um novo tiro para o ar, segundo a PSP. Foram detidos cinco elementos do grupo e os restantes fugiram.

O jovem que foi detido na Cova da Moura saiu em liberdade, depois de ouvido por um juiz, que obrigou o arguido a “apresentações periódicas”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo reservou 1.251 milhões para acesso à habitação. 25 câmaras captaram mais de metade do apoio

O Governo reservou no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) 1.251 milhões de euros em subvenções para executar o programa de apoio ao acesso à habitação. Até agora, acordos com 25 câmaras já captaram mais …

Cientistas encontraram 70 mil vírus nunca antes vistos no intestino humano

Cientistas identificaram mais de 70 mil vírus, até então desconhecidos, que vivem no nosso intestino e infetam as bactérias que lá vivem (como afetam o nosso corpo é ainda um mistério). No novo estudo, conta o …

Direita ultrapassa PS com subida da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …

Entre farpas a Biden e Fauci, Trump admitiu concorrer à Casa Branca em 2024 (e vencer pela "terceira vez")

No primeiro discurso desde que saiu da Casa Branca, o antigo presidente Donald Trump deu a entender que vai concorrer novamente em 2024 e disse que Joe Biden "perdeu a Casa Branca". O ex-presidente dos Estados …

Cientistas estão a criar um "gémeo digital" da Terra (para prever o futuro)

Uma equipa de cientistas europeus começaram a trabalhar num plano ambicioso para prever o futuro das alterações climáticas: reconstruir uma versão virtual de toda a Terra para representar diferentes cenários. O planeta virtual faz parte de …

Asteróide passará a grande velocidade pela Terra em março. É o maior (e o mais veloz) de 2021

Um asteróide com um diâmetro de até 1,7 quilómetros passará pela Terra a grande velocidade no próximo mês de março, de acordo com dados publicados recentemente pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Apesar de …