Trump acusado de reter documentos da Casa Branca (e arrisca 100 anos de prisão)

3

O ex-Presidente norte-americano Donald Trump arrisca passar décadas na prisão depois de ter sido acusado formalmente de reter e manipular documentos confidenciais da Casa Branca.

Esta acusação, que surge numa altura em que Trump procura recuperar a Casa Branca, ocorre no âmbito do caso dos arquivos da Casa Branca, no qual é acusado de ter levado caixas inteiras de documentos, alguns deles confidenciais, quando deixou a Presidência norte-americana, após ter perdido as eleições para Joe Biden.

Em causa está o desaparecimento de registos oficiais da Casa Branca quando Donald Trump era Presidente, incluindo documentos confidenciais. Em agosto do ano passado, o FBI apreendeu documentos recolhidos durante buscas ao resort Mar-a-Lago de Donald Trump, em Palm Beach, na Flórida.

Já há algum tempo que o Departamento de Justiça estava a investigar o ex-chefe de Estado por suspeitar que fosse responsável pelo desaparecimento de 15 caixas com registos presidenciais, onde se incluem vários documentos confidenciais. As buscas foram lideradas por Christopher Wray, que foi nomeado por Trump.

Caso seja declarado culpado, Trump pode ser multado, impedido de se voltar a candidatar a cargos políticos ou até preso, enfrentando uma pena que pode chegar aos 100 anos de prisão.

O ex-Presidente enfrenta quatro acusações diferentes, cada uma com potencial de prisão de 20 anos: conspiração para obstruir a justiça; retenção de documento ou registo; ocultação corrupta de um documento ou registo; e esconder um documento numa investigação federal.

Trump diz ser vítima de uma perseguição política e anunciou ainda ontem que já sabia que ia ser acusado. “A administração corrupta de Biden informou os meus advogados de que fui acusado, presumivelmente no falso caso das caixas”, escreveu Trump na sua rede social Truth Social na quinta-feira.

Desde a sua saída da Casa Branca que o ex-Presidente tem passado muito tempo na casa na Flórida, tendo-a tornado o palco de muitas reuniões políticas.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. A politica começou a entrar numa fase de mentiras que passam impunes com Boris Jonhson, com as justificações para o Bresit, sabemos agora provavelmente apoiadas por hackers russos , depois passou para Trump que mentiu impunemente nos EUA durante anos , e estranhamente nunca houveram consequências politicas para isso, seguidamente apareceu Bolsonaro e fez o mesmo no Brasil . E todos os casos podemos quase ver as mãos russas a mexer com a nossa democracia. Os invasores do capitólio às ordens de Trump ja começaram a pagar com largos anos de cadeia as suas acções, será tempo que Trump pague também para que as nossas democracias sejam mais fortes.

  2. Mais uma jogada de Biden para tentar sujar Trump. Biden que está a sofrer forte contestação por parte dos americanos que não estão de acordo com a guerra pois Biden está a enterrar os EUA em dividas por causa da guerra. Para além de ser um dos homens mais corruptos da América. A sua popularidade é cada vez menor. Trump é apontado já como o vencedor das próximas eleições. Com Trump o mundo estava em paz. Os EUA não se envolveram em nenhum conflito nem provocaram conflitos como Biden tem feito por todo o lado. A China também já avisou Biden.

  3. Tudo preocupado com os americanos , quando em portugal nos ultimos 49 anos temos os maiores ladroes de sempre nos governos, câmaras, freguesias, hospitais, aeroportos, escolas, etc…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.