/

Mais cinco minutos? Adiar o despertador não é uma boa ideia

1

Mais cinco minutos na cama ou acordar mal toque o despertador? Apesar de esse cochilo parecer inofensivo, a verdade é que adiar o despertador não é uma boa ideia.

Se faz parte da equipa dos mais preguiçosos, que insiste em ficar mais cinco minutos na cama antes de se levantar para viver um novo dia, saiba que não está a fazer a escolha mais acertada – pelo menos para o seu cérebro.

A maioria das pessoas já usou o botão “adiar despertador” pelo menos uma vez na vida, convencidas de que mais alguns minutos debaixo dos cobertores as fariam organizar os pensamentos e acordar para a realidade. Mas não é bem assim.

Num artigo no The Conversation, Steven Bender, um especialista em dor facial, começou por explicar que, apesar de em muitas pessoas este adiar do despertador significar uma ação isolada que acontece muito esporadicamente, para alguns tornou-se num hábito que pode mesmo significar um problema significativo do sono.

O sono deficiente tem sido associado a vários distúrbios de saúde, entre os quais a pressão alta, problemas de memória ou até mesmo problemas no controlo do peso. Bender descobriu que muitos dos seus pacientes que sofrem de dor crónica sofrem também de vários distúrbios do sono.

Apesar de não existirem estudos científicos que analisem em pormenor a questão do botão “adiar despertador”, o especialista alerta que prolongar forçadamente o sono depois de termos acordado com o primeiro alarme não é saudável. O relógio natural do nosso corpo regula as funções através dos conhecidos ritmos circadianos – mudanças físicas, mentais e comportamentais que seguem um ciclo diário.

A maior parte dos adultos precisa de sete horas e meia a oito horas de sono por noite. Este intervalo permite gastar o tempo necessário e adequado a cada estágio do sono, conhecidos como non-rapid eye movement sleep (sono NREM) e rapid eye movement sleep (sono REM).

Segundo Steven Bender, a primeira parte das nossas noites é dedicada ao sono NREM, um sono mais profundo, e a última parte consiste principalmente no sono REM. A manutenção desta estrutura bem definida é importante para um sono reparador. Se este processo for perturbado, tendemos a despertar ainda cansados.

São vários os fatores que podem perturbar os ciclos do sono, desde o uso de dispositivos eletrónicos, álcool e até problemas respiratórios. O uso destes botões que adiam o nosso despertador matinal não é uma mais-valia na medida em que atrasar o nosso despertar não nos dá um sono reparador.

Pelo contrário: adiar o despertador pode mesmo confundir o nosso cérebro ao iniciar o processo de segregar neuroquímicos que causam a ocorrência do sono. Se quer mesmo acordar bem disposto, o melhor é definir um horário específico e levantar-se de imediato da cama.

ZAP //

1 Comment

  1. Naaaaaaaa, isso é treta!
    Eu prefiro continuar a ir acordando, do que me levantar logo!
    Hoje dizem uma coisa amanha já dizem que afinal há evidencias de que quem adia o levantar afinal tem benefícios ao nível do coiso e tal e mais do não sei o quê.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.