Mais cinco minutos? Adiar o despertador não é uma boa ideia

Mais cinco minutos na cama ou acordar mal toque o despertador? Apesar de esse cochilo parecer inofensivo, a verdade é que adiar o despertador não é uma boa ideia.

Se faz parte da equipa dos mais preguiçosos, que insiste em ficar mais cinco minutos na cama antes de se levantar para viver um novo dia, saiba que não está a fazer a escolha mais acertada – pelo menos para o seu cérebro.

A maioria das pessoas já usou o botão “adiar despertador” pelo menos uma vez na vida, convencidas de que mais alguns minutos debaixo dos cobertores as fariam organizar os pensamentos e acordar para a realidade. Mas não é bem assim.

Num artigo no The Conversation, Steven Bender, um especialista em dor facial, começou por explicar que, apesar de em muitas pessoas este adiar do despertador significar uma ação isolada que acontece muito esporadicamente, para alguns tornou-se num hábito que pode mesmo significar um problema significativo do sono.

O sono deficiente tem sido associado a vários distúrbios de saúde, entre os quais a pressão alta, problemas de memória ou até mesmo problemas no controlo do peso. Bender descobriu que muitos dos seus pacientes que sofrem de dor crónica sofrem também de vários distúrbios do sono.

Apesar de não existirem estudos científicos que analisem em pormenor a questão do botão “adiar despertador”, o especialista alerta que prolongar forçadamente o sono depois de termos acordado com o primeiro alarme não é saudável. O relógio natural do nosso corpo regula as funções através dos conhecidos ritmos circadianos – mudanças físicas, mentais e comportamentais que seguem um ciclo diário.

A maior parte dos adultos precisa de sete horas e meia a oito horas de sono por noite. Este intervalo permite gastar o tempo necessário e adequado a cada estágio do sono, conhecidos como non-rapid eye movement sleep (sono NREM) e rapid eye movement sleep (sono REM).

Segundo Steven Bender, a primeira parte das nossas noites é dedicada ao sono NREM, um sono mais profundo, e a última parte consiste principalmente no sono REM. A manutenção desta estrutura bem definida é importante para um sono reparador. Se este processo for perturbado, tendemos a despertar ainda cansados.

São vários os fatores que podem perturbar os ciclos do sono, desde o uso de dispositivos eletrónicos, álcool e até problemas respiratórios. O uso destes botões que adiam o nosso despertador matinal não é uma mais-valia na medida em que atrasar o nosso despertar não nos dá um sono reparador.

Pelo contrário: adiar o despertador pode mesmo confundir o nosso cérebro ao iniciar o processo de segregar neuroquímicos que causam a ocorrência do sono. Se quer mesmo acordar bem disposto, o melhor é definir um horário específico e levantar-se de imediato da cama.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Naaaaaaaa, isso é treta!
    Eu prefiro continuar a ir acordando, do que me levantar logo!
    Hoje dizem uma coisa amanha já dizem que afinal há evidencias de que quem adia o levantar afinal tem benefícios ao nível do coiso e tal e mais do não sei o quê.

RESPONDER

Xi Jinping dá os parabéns a Joe Biden pela vitória nas eleições

O Presidente chinês deu os parabéns pela vitória ao Presidente eleito dos Estados Unidos, esta quarta-feira, expressando esperança num espírito de cooperação entre os dois países, para que todos fiquem a ganhar. A China foi uma …

Cristiano Ronaldo é o único português nomeado para os prémios "The Best"

O avançado da Juventus é o único português nomeado para os prémios "The Best", inserido na lista de 11 candidatos na categoria de melhor futebolista de 2020, divulgada hoje pela FIFA. Cristiano Ronaldo reparte a nomeação …

Máscaras descartáveis são de plástico e ameaçam flagelo ambiental. Governo lança campanha de sensibilização

Em plena Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática lançou a campanha “Não Deixes Cair a Máscara”. Por mês, são usadas no país 150 milhões de máscaras. De acordo …

Football Leaks. Julgamento suspenso por 14 dias devido a caso de covid-19

O julgamento do processo Football Leaks foi suspenso por 14 dias, esta quarta-feira, devido à confirmação de um teste com resultado positivo ao novo coronavírus de um familiar de um dos juízes do coletivo. Cerca de …

Morreu El Pibe, Diego Armando Maradona

O antigo internacional argentino Diego Armando Maradona morreu esta quarta-feira aos 60 anos de idade. Foi vítima de uma paragem cardiorrespiratória, avança a imprensa argentina. O estado de saúde do ex-futebolista estava debilitado e, segundo relatos do …

Empresas deixam de estar obrigadas a pôr o código QR nas faturas

A obrigatoriedade de as empresas incorporarem nas faturas o código QR e o código único de documento “traria custos adicionais para as micro pequenas e médias empresas, particularmente na adaptação de sistemas informáticos”. A obrigatoriedade de as …

Bolieiro cita Sá Carneiro e reconhece "exigente missão"

O novo presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, tomou esta terça-feira posse na Assembleia Legislativa Regional e, citando Sá Carneiro, reconheceu a "exigente missão" que tem pela frente. "Medimos os desafios a enfrentar e …

Escócia é o primeiro país a tornar os produtos menstruais gratuitos

Os produtos de higiene íntima feminina vão passar a ser gratuitos na Escócia. A primeira medida do género em todo o mundo entrará em vigor em janeiro e tem o objetivo de combater a “pobreza …

Fenprof diz que a falta de docentes em algumas escolas se resolvia com oferta de horários completos

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) estima que milhares de alunos continuem sem ter todas as aulas por falta de docentes, um problema que acredita que se resolvia com medidas como completar os horários vagos …

Retirado cartaz em Oeiras por "ofender" Isaltino Morais. Iniciativa Liberal já apresentou queixa

A Câmara Municipal de Oeiras retirou um cartaz da Iniciativa Liberal (IL) que questionava a gestão de Isaltino Morais. O partido liderado João Cotrim Figueiredo já apresentou queixa. De acordo com o semanário Expresso, a …