Uma noite mal dormida pode aumentar a sua pressão arterial

whatmegsaid / Flickr

De acordo com um estudo recente, uma noite mal dormida pode resultar num aumento da pressão arterial naquela noite e no dia seguinte.

Os cientistas levaram a cabo uma experiência com 300 participantes, com idades compreendidas entre os 21 e os 71 anos, sem historial de problemas cardíacos. Os voluntários usaram braçadeiras de pressão arterial durante dois dias consecutivos que mediram de 45 em 45 minutos a pressão arterial dos participantes.

Durante a noite, os voluntários usavam monitores de actigrafia – dispositivos parecidos com relógios que medem o movimento – para ajudar a determinar a “eficiência do sono” ou o tempo gasto a dormir profundamente.

Segundo a análise dos dados obtidos, as pessoas que tiveram menor eficiência do sono apresentaram um aumento significativo na pressão arterial durante aquela noite. Além disso, apresentaram também pressão arterial sistólica alta – o número mais alto na leitura da pressão arterial do paciente – no dia seguinte.

Os cientistas afirmam que serão necessárias mais investigações para entender de que forma o sono (ou a falta dele) aumenta a pressão arterial e o que pode significar a longo prazo, especialmente em pessoas com doenças crónicas relacionadas com o sono. Ainda assim, estas descobertas podem ser uma importante peça neste quebra-cabeças.

“A pressão arterial é um dos melhores preditores de saúde cardiovascular”, afirmou Caroline Doyle, estudante no departamento de Psicologia da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, e principal autor do artigo científico publicado recentemente na Psychosomatic Medicine.

“Há muita literatura científica que mostra que o sono tem algum tipo de impacto na mortalidade de nas doenças cardiovasculares. Queríamos tentar contar uma parte desta história e explicar de que forma o sono pode estar a afetar a doença através da pressão arterial”, explicou a cientista, citada pelo Futurity.

O estudo reforça a importância de uma boa noite de sono. Não é apenas a quantidade de tempo que passa deitado na cama que importa, mas também a qualidade do sono. E mudar a qualidade pode começar com simples mudanças, disse o co-autor a investigação, John Ruiz.

Manter o telemóvel longe do seu alcance, fechar as persianas e afastar qualquer tipo de objeto que o possa acordar são algumas das recomendações do especialista. A sua saúde cardiovascular pode sair a ganhar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bengala que guiou bote salva-vidas após o naufrágio do Titanic leiloada por 44 mil euros

Quando o Titanic afundou em águas geladas perto de Newfoundland em 1912, um bote salva-vidas de sobreviventes usou a luz operada por bateria na bengala de uma mulher para iluminar o caminho para a segurança. Essa …

Amostras de sangue de animais de zoológicos ajudam a prever doenças em humanos

Os cientistas querem usar padrões genéticos similares, que estão presentes no sangue de humanos e animais há milhares de anos, para melhorar o prognóstico da doença assistida por computador. Os jardins zoológicos de Saarbrücken e Neunkirchen, …

Encontrado no topo dos Alpes um lago que não devia existir

Um montanhista capturou a formação de um lago "alarmante" no alto dos Alpes franceses depois de a neve glacial ter derretido durante a intensa onda de calor que atingiu a Europa central no final de …

Fogo na Sertã reacendeu e há aldeias cercadas pelas chamas

O incêndio no concelho da Sertã reacendeu à tarde depois de sido dado como dominado durante a madrugada, continuando os fogos no distritos de Castelo Branco a mobilizar mais de mil bombeiros e 15 meios …

Há uma cidade onde o dinheiro cresce das árvores

Morador da remota cidade de Skagway, no Alaska, há cerca de um ano, John Sasfai entra na cervejaria Skagway Brewing Co. e pede uma cerveja artesanal local à base de broto de abeto (árvore conífera …

Os gatos são um problema na Austrália. Matam mais de dois mil milhões de animais selvagens por ano

Quando os gatos vagueiam livremente, pequenos animais selvagens morrem. Na Austrália, a contagem de corpos já excede os dois mil milhões de animais nativos por ano. Na Austrália, investigadores ambientais analisaram centenas de estudos sobre os …

Morreu a antiga apresentadora da RTP Isabel Wolmar

Morreu a antiga apresentadora da RTP Isabel Wolmar. A cara histórica da estação pública tinha 86 anos. A notícia foi avançada pelo amigo Júlio Isidro na sua página oficial de Facebook. No Facebook, o apresentador da …

Cidade americana usa músicas infantis para afastar os sem-abrigo

https://vimeo.com/349252020 A cidade de West Palm Beach, no estado americano da Flórida, está a usar músicas infantis em loop para evitar que os sem-abrigo durmam no parque da cidade durante a noite. Numa tentativa desesperada e bizarra …

Nicolás Maduro acusa EUA de usarem sanções para se apoderarem do petróleo da Venezuela

O Presidente Nicolás Maduro acusou sábado os EUA de usarem as sanções contra a Venezuela como uma maneira de dominar o país para se apoderarem dos recursos petrolíferos venezuelanos. "Os EUA querem dominar-nos para controlar o …

Ministros das Finanças e da Justiça britânicos demitem-se se Boris Johnson for primeiro-ministro

O ministro das Finanças britânico, Philip Hammond, disse este domingo à BBC que se demite se o candidato à liderança do Partido Conservador Boris Johnson se tornar primeiro-ministro, por se opor a um Brexit sem …