Uma noite mal dormida pode aumentar a sua pressão arterial

whatmegsaid / Flickr

De acordo com um estudo recente, uma noite mal dormida pode resultar num aumento da pressão arterial naquela noite e no dia seguinte.

Os cientistas levaram a cabo uma experiência com 300 participantes, com idades compreendidas entre os 21 e os 71 anos, sem historial de problemas cardíacos. Os voluntários usaram braçadeiras de pressão arterial durante dois dias consecutivos que mediram de 45 em 45 minutos a pressão arterial dos participantes.

Durante a noite, os voluntários usavam monitores de actigrafia – dispositivos parecidos com relógios que medem o movimento – para ajudar a determinar a “eficiência do sono” ou o tempo gasto a dormir profundamente.

Segundo a análise dos dados obtidos, as pessoas que tiveram menor eficiência do sono apresentaram um aumento significativo na pressão arterial durante aquela noite. Além disso, apresentaram também pressão arterial sistólica alta – o número mais alto na leitura da pressão arterial do paciente – no dia seguinte.

Os cientistas afirmam que serão necessárias mais investigações para entender de que forma o sono (ou a falta dele) aumenta a pressão arterial e o que pode significar a longo prazo, especialmente em pessoas com doenças crónicas relacionadas com o sono. Ainda assim, estas descobertas podem ser uma importante peça neste quebra-cabeças.

“A pressão arterial é um dos melhores preditores de saúde cardiovascular”, afirmou Caroline Doyle, estudante no departamento de Psicologia da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, e principal autor do artigo científico publicado recentemente na Psychosomatic Medicine.

“Há muita literatura científica que mostra que o sono tem algum tipo de impacto na mortalidade de nas doenças cardiovasculares. Queríamos tentar contar uma parte desta história e explicar de que forma o sono pode estar a afetar a doença através da pressão arterial”, explicou a cientista, citada pelo Futurity.

O estudo reforça a importância de uma boa noite de sono. Não é apenas a quantidade de tempo que passa deitado na cama que importa, mas também a qualidade do sono. E mudar a qualidade pode começar com simples mudanças, disse o co-autor a investigação, John Ruiz.

Manter o telemóvel longe do seu alcance, fechar as persianas e afastar qualquer tipo de objeto que o possa acordar são algumas das recomendações do especialista. A sua saúde cardiovascular pode sair a ganhar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Segurança Social baixa apoios a Recibos Verdes. Maioria só vai receber 219 euros

A fórmula de cálculo definida pelo Governo para o "apoio extraordinário à redução da actividade económica", que é concedido a trabalhadores independentes, os chamados Recibos Verdes, devido ao novo confinamento geral, leva a que muitos …

No primeiro telefonema com um líder estrangeiro, Biden liga a Trudeau

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou na sexta-feira com o seu homólogo canadiano, Justin Trudeau, na primeira conversa telefónica com um líder estrangeiro desde que tomou posse na quarta-feira, anunciou a Casa Branca. Os …

PS alarga vantagem sobre PSD. Chega recupera terceiro lugar (mas apenas 1% das mulheres apoia o partido)

Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Observador e para a TVI, se as eleições legislativas fossem hoje, o PS teria a preferência de 42,6% dos portugueses. O partido de António Costa continua com grande …

Caso de nova variante é de uma pessoa sul-africana residente em Lisboa

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul detetado ontem em Portugal é de uma pessoa sul-africana, residente em Lisboa, anunciaram as autoridades de saúde “O caso reporta-se a uma pessoa …

Na Rússia, dezenas de pessoas foram presas durante manifestações de apoio a Navalny

Dezenas de pessoas foram presas hoje durante manifestações organizadas na Rússia para exigir a libertação do opositor Alexei Navalny, que está em prisão preventiva, apesar das múltiplas ameaças das autoridades contra os protestos. De Moscovo a …

Arqueólogos egípcios encontram cópia de capítulo do "Livro dos Mortos"

Arqueólogos egípcios encontraram, em Sacara, uma cópia do Capítulo 17 do "Livro dos Mortos" numa zona de túmulos próximos da pirâmide do faraó Teti. De acordo com o site Live Science, que cita um comunicado do …

Senado avalia processo de destituição de Trump na semana de 8 de fevereiro

O Senado norte-americano irá ouvir na semana de 8 de fevereiro os argumentos iniciais do processo de destituição de Donald Trump por incitamento dos recentes motins do Capitólio, anunciou o senador democrata Chuck Schumer. "Todos queremos …

Portugal é o país do mundo com mais mortes. Vacinas da AstraZeneca vão chegar com atraso

Pela primeira vez, desde o início da pandemia da covid-19, Portugal é o país com maior número de vítimas mortais e mais casos de infeção por milhão de habitantes em todo o mundo. Más notícias, …

Fóssil de dinossauro dá novas pistas sobre como estes animais acasalavam

É verdade que já sabemos muitas coisas sobre dinossauros – como eram, o que comiam e a causa da sua extinção. Mas nenhum fóssil nos permitiu ainda perceber coisas tão simples como, por exemplo, em que …

Itália bloqueia TikTok após morte de menina de 10 anos em desafio na rede social

A rede social TikTok foi hoje bloqueada temporariamente em Itália, para utilizadores cuja idade não está confirmada, na sequência da morte de uma menina de 10 anos que participava num desafio naquela plataforma. A Autoridade para …