Uma noite mal dormida pode aumentar a sua pressão arterial

whatmegsaid / Flickr

De acordo com um estudo recente, uma noite mal dormida pode resultar num aumento da pressão arterial naquela noite e no dia seguinte.

Os cientistas levaram a cabo uma experiência com 300 participantes, com idades compreendidas entre os 21 e os 71 anos, sem historial de problemas cardíacos. Os voluntários usaram braçadeiras de pressão arterial durante dois dias consecutivos que mediram de 45 em 45 minutos a pressão arterial dos participantes.

Durante a noite, os voluntários usavam monitores de actigrafia – dispositivos parecidos com relógios que medem o movimento – para ajudar a determinar a “eficiência do sono” ou o tempo gasto a dormir profundamente.

Segundo a análise dos dados obtidos, as pessoas que tiveram menor eficiência do sono apresentaram um aumento significativo na pressão arterial durante aquela noite. Além disso, apresentaram também pressão arterial sistólica alta – o número mais alto na leitura da pressão arterial do paciente – no dia seguinte.

Os cientistas afirmam que serão necessárias mais investigações para entender de que forma o sono (ou a falta dele) aumenta a pressão arterial e o que pode significar a longo prazo, especialmente em pessoas com doenças crónicas relacionadas com o sono. Ainda assim, estas descobertas podem ser uma importante peça neste quebra-cabeças.

“A pressão arterial é um dos melhores preditores de saúde cardiovascular”, afirmou Caroline Doyle, estudante no departamento de Psicologia da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, e principal autor do artigo científico publicado recentemente na Psychosomatic Medicine.

“Há muita literatura científica que mostra que o sono tem algum tipo de impacto na mortalidade de nas doenças cardiovasculares. Queríamos tentar contar uma parte desta história e explicar de que forma o sono pode estar a afetar a doença através da pressão arterial”, explicou a cientista, citada pelo Futurity.

O estudo reforça a importância de uma boa noite de sono. Não é apenas a quantidade de tempo que passa deitado na cama que importa, mas também a qualidade do sono. E mudar a qualidade pode começar com simples mudanças, disse o co-autor a investigação, John Ruiz.

Manter o telemóvel longe do seu alcance, fechar as persianas e afastar qualquer tipo de objeto que o possa acordar são algumas das recomendações do especialista. A sua saúde cardiovascular pode sair a ganhar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vítimas de legionella de Vila Franca de Xira reclamam 2,6 milhões ao Estado

A Associação de Apoio às Vítimas do Surto de Legionella de Vila Franca de Xira reclama uma indemnização de 2,6 milhões de euros por falhas e omissões de entidades públicas em relação às vítimas que ficaram …

Pelo menos três mortos em tiroteio em supermercado no Oklahoma

Pelo menos três pessoas morreram, esta segunda-feira, num tiroteio num supermercado da cadeia Walmart em Duncan, cidade do Estado norte-americano Oklahoma. O responsável da polícia de Duncan, Danny Ford, citado pela televisão local TNN-ABC, indicou que …

Benfica tem 125 jogadores com contrato profissional. Sporting tem 123 e o FC Porto só 80

O Benfica tem assinado contratos profissionais com cada vez mais jogadores, ao longo dos últimos anos. Actualmente, o clube da Luz tem contrato com 125 atletas. O Sporting está lá perto, com vínculos profissionais com …

Rússia está a negociar a troca de espiões ao estilo do que acontecia na Guerra Fria

A Rússia, a Noruega e a Lituânia realizaram recentemente uma troca de espiões, garantindo o retorno de vários agentes capturados aos seus países de origem. De acordo com chefe da contrainteligência lituana, citado pelo Moscow Times, …

"Totalmente depauperado". Bruno de Carvalho pede dispensa das sessões de julgamento

O ex-presidente do Sporting, que disse ser comentador desportivo, pediu dispensa das sessões, alegando não ter meio de transporte e estar completamente "depauperado". Arrancou, esta segunda-feira, no Tribunal de Monsanto, em Lisboa, o julgamento de 44 …

Nike deixa de vender produtos através da Amazon

A marca desportiva Nike vai deixar de vender as suas peças de roupa e calçado diretamente através da Amazon, acabando com um contrato firmado em 2017, no qual concordava em vender uma variedade limitada de produtos …

Marco António Costa apoia Pinto Luz. Cavaco também era “improvável e desconhecido”

O antigo vice-presidente do PSD declarou, esta segunda-feira, o seu apoio ao candidato Miguel Pinto Luz, afirmando que, em 1985, Cavaco Silva também foi um vencedor "improvável e desconhecido". "Em maio de 1985, o Governo de …

Veneza com "centenas de milhões" de euros de prejuízo por causa das cheias

A cidade de Veneza, com inundações nos últimos dias, voltou este domingo a registar uma maré alta, mas de menor magnitude, tendo as chuvas intensas que afetam Itália levado a alertas para as cidades de …

Vila Galé abandona projeto que ameaçava reserva indígena no Brasil

O Vila Galé anunciou que vai abandonar o projeto para a instalação de um resort na região da Bahia, que tem estado debaixo de críticas por estar previsto para um local de potencial reserva indígena. Em …

Depois de ter sido expulsa da Hungria, universidade criada por George Soros reabre na Áustria

A Universidade da Europa Central, criada pelo bilionário George Soros em Budapeste, na Hungria, em 1991, foi expulsa do país depois que o primeiro-ministro Viktor Orbán a acusou de promover valores liberais no país, incluindo …