Boris Johnson deverá anunciar hoje adiamento do desconfinamento em Inglaterra

Lindsey Parnaby / AFP

A última fase de desconfinamento estava prevista para 21 de junho, mas deverá ser adiada para 19 de julho em Inglaterra. O primeiro-ministro britânico deverá anunciar a decisão oficial em conferência de imprensa.

O desconfinamento em Inglaterra deverá ser adiado, mantendo-se a maior parte das regras atualmente em vigor para travar a propagação da covid-19 no país durante mais quatro semanas. A próxima fase do plano de desconfinamento estava prevista arrancar a 21 de junho.

De acordo com a BBC, os ministros assinaram uma decisão para adiar o levantamento de todas as restrições legais aos contactos sociais, o que poderá significar que se manterão algumas limitações no desporto e em termos de lotação dos bares, cinemas e eventos e que as discotecas permanecerão encerradas.

Assim sendo, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, deverá confirmar o adiamento do processo de desconfinamento em conferência de imprensa mais tarde.

Vários cientistas defendem que o atraso na reabertura poderá permitir que mais pessoas sejam vacinadas e recebam a segunda dose da vacina contra a covid-19, numa altura em que um aumento de casos da variante Delta gera preocupações no país.

Edward Argar, ministro da saúde, disse em entrevista ao programa BBC Breakfast que não poderia confirmar o adiamento antes do anúncio do primeiro-ministro, mas admitiu que se verifica um “aumento preocupante” dos casos da variante Delta e que as hospitalizações estão a “começar a aumentar”.

Segundo o governante, ao ritmo atual, será possível administrar quase dez milhões de segundas doses da vacina contra a covid-19 ao longo de quatro semanas para aumentar a imunidade da população, sendo que a maioria dos casos graves regista-se entre pessoas não vacinadas ou apenas com uma dose da vacina.

No Reino Unido, mais de 41 milhões de pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a covid-19 e quase 30 milhões estão totalmente vacinadas.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …

Bruxelas assegura aquisição de medicamento para tratamento precoce da covid-19

A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, um contrato de aquisição conjunta com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) para a compra do sotrovimab, um medicamento destinado ao tratamento precoce da covid-19, cuja utilização está a ser analisada …

Vacinados escapam às restrições da "lista âmbar" britânica

Pessoas vacinadas contra a covid-19 que viagem a partir dos Estados Unidos (EUA) ou da União Europeia (UE) podem evitar a quarentena caso venham de um país da "lista âmbar" britânica, onde está Portugal. Segundo o …