O pássaro que serviu de inspiração aos desenhos animados do mítico Woody Woodpecker, o travesso Pica Pau que alegrou gerações durante décadas, foi declarado extinto.
Os desenhos animados do Pica-Pau marcaram a infância da maioria das pessoas no mundo inteiro.
Sempre travesso, o icónico Woody Woodpecker — um dos poucos personagens de desenhos animados com uma estrela no famoso Passeio da Fama, em Hollywood — cativou gerações a fio.
Mas o pica-pau-bico-de-marfim, que inspirou as animações não teve a mesma sorte: depois de ter procurado um exemplar da espécie durante os últimos mais de 80 anos, sem sucesso, os cientistas declararam a sua extinção.
O último registo existente da ave é de 1944, ano em que foi vista no Estado do Louisiana, nos Estados Unidos.
A ave cativou inúmeros cientistas, que dedicaram anos de vida à sua procura. Apesar de alguns registos, nenhum pode ser confirmado cientificamente — porque os comuns pica-paus-de-penacho-vermelho podem ser confundidos com os pica-paus-bico-de-marfim, que são muito parecidos.
De acordo com registos históricos, o pica-pau-bico-de-marfim era encontrado nas antigas florestas do sudeste dos Estados Unidos, vindo da Flórida ao sul de Illinois e da Carolina do Norte ao leste do Texas, bem como em Cuba.
Estas aves precisavam de áreas vastas de mata virgem com árvores de grande porte (principalmente árvores mortas) para sobreviver – o que hoje é praticamente inexistente no Hemisfério Norte.
O ano passado, após décadas de debate e quase 80 anos desde o último avistamento indiscutível, o Serviço de Pesca e Vida Selvagem tinha já declarado a sua intenção de remover o pica-pau-bico-de-marfim da Lista de Espécies Ameaçadas — porque já considerava a ave extinta.
Além do pica-paus-bico-de-marfim, outras 21 espécies de pássaros, peixes, mexilhões e outros animais selvagens foram declaradas extintas pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos.
Cada uma das 23 espécies declaradas extintas tinha os seus próprios requisitos para sobreviver e, em algum momento, a cadeia de sobrevivência falhou.
Um pássaro meio maluco
O Pica-Pau, ou Woody Woodpecker, na sua versão original, foi criado em 1940 por Walter Lantz e Ben Hardaway, e a sua primeira presença em televisão aconteceu em 1957, no programa The Woody Woodpecker Show.
Nos seus primeiros episódios, aparece como um pássaro louco, com uma aparência considerada grotesca.
Porém, ao longo dos anos, foi tendo diversas mudanças no seu visual, ganhando traços mais simpáticos, uma aparência mais refinada e um temperamento mais tranquilo — sem nunca perder a sua icónica gargalhada.
E como estamos em época natalícia, aqui fica um Especial de Natal do Pica Pau para matar saudades.
ZAP // The Greenest Post