/

Familiares, amigos e colegas levaram estrelas ao adeus a Hawking

STR / EPA

Centenas de familiares, amigos e colegas reuniram-se este sábado em Cambridge, leste de Inglaterra, para participar nas cerimónias fúnebres do físico britânico Stephen Hawking, cujo génio científico é reconhecido a nível internacional.

As exéquias de Stephen Hawking, um ateu convicto, decorreram em privado, ao início da tarde deste sábado, na igreja de St. Mary the Great, na universidade de Cambridge, muito perto do local onde o reconhecido cientista, cuja investigação na área da relatividade e dos buracos negros se destacou, trabalhou durante mais de 50 anos.

O famoso astrofísico britânico, cujo trabalho se destacou na área da relatividade e dos buracos negros, morreu no passado dia 14 de março, aos 76 anos, na sua casa em Cambridge.

Centenas de pessoas concentraram-se junto da igreja e aplaudiram quando o caixão, coberto de lírios e rosas brancas a representar as estrelas do universo, e transportado por seis membros da universidade de Cambridge, chegou ao local.

O sino da igreja deu 76 badaladas, uma por cada ano de vida do consagrado astrofísico, cuja vida foi desde cedo marcada pela ALS, doença neurológica incurável e degenerativa diagnosticada aos 21 anos.

“A vida e o trabalho do nosso pai significaram muito para muitas pessoas, crentes e não crentes. Assim, o serviço fúnebre será inclusivo e tradicional, refletindo a amplitude e a diversidade da sua vida”, disseram os filhos do físico britânico, Lucy, Robert e Tim, num comunicado.

“O nosso pai viveu e trabalhou em Cambridge durante mais de 50 anos. É por essa razão que decidimos organizar o seu funeral nesta cidade que tanto amava e que o amou de volta”, explicaram ainda na mesma nota.

Entre os cerca de 500 convidados presentes nas cerimónias fúnebres constaram várias figuras públicas, como foi o caso do guitarrista do grupo Queen Brian May ou do ator Eddie Redmayne que representou o famoso físico no filme “A Teoria de tudo”, desempenho que foi distinguido com o Óscar de Melhor Ator (2015).

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.