Homem que atropelou mortalmente adepto junto ao Estádio da Luz vai a julgamento

Manuel de Almeida / Lusa

Adeptos do Benfica à chegada ao Estádio da Luz

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu, esta segunda-feira, levar a julgamento o homem acusado de atropelar mortalmente o adepto italiano de futebol Marco Ficini, junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, em abril do ano passado.

Além de Luís Pina, a juíza de instrução criminal Isabel Sesifredo também decidiu levar a julgamento os restantes 21 arguidos no processo: outros nove adeptos do Benfica com ligações à claque No Name Boys e 12 adeptos do Sporting da claque Juventude Leonina, nos exatos termos da acusação do Ministério Público.

O principal arguido está acusado do homicídio de Marco Ficini e de outros quatro homicídios na forma tentada, enquanto os restantes arguidos estão acusados de participação em rixa, de dano com violência e de omissão de auxílio.

A instrução – fase facultativa que visa decidir por um juiz se os arguidos vão a julgamento – foi requerida por nove dos arguidos, incluindo Luís Pina, que, no requerimento de abertura de instrução, a que a agência Lusa teve acesso, sustenta que “nunca teve intenção” de atropelar e “muito menos matar um ser humano”.

A sessão de hoje ficou marcada pela presença de um forte dispositivo policial, incluindo ‘spotters’ (responsáveis pelo acompanhamento de claques), sobretudo no exterior e nas imediações do Campus da Justiça, na zona da Expo, mas ao contrário da última sessão, onde estiveram todos os arguidos, hoje só marcaram presença os advogados e quatro dos 22 arguidos no processo.

O debate instrutório, que se realizou a 22 de março, ficou marcado por momentos de tensão no interior e à saída do tribunal, no Campus da Justiça, entre arguidos com ligações aos No Name Boys e à claque Juventude Leonina, o que obrigou à intervenção policial para evitar os confrontos.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

DJ Avicii encontrado morto aos 28 anos

O músico e produtor sueco DJ Avicii foi encontrado morto em Omã, no Médio Oriente, aos 28 anos de idade. A causa de morte daquele que é um dos mais famosos artistas de música electrónica …

Príncipe Carlos sucede à rainha Isabel II como líder da Commonwealth

Os dirigentes da Commonwealth decidiram esta sexta-feira o príncipe Carlos suceda à mãe, a rainha Isabel II, na liderança da organização, noticiou a imprensa britânica. A BBC, Sky News e outros meios de comunicação britânicos noticiaram …

Descoberto na Gronelândia fóssil de peixe com 210 milhões de anos

Uma equipa de paleontólogos, que inclui cientistas portugueses, descobriu uma espécie de peixe com pulmões que existiu há cerca de 210 milhões de anos e pertence a um grupo do qual evoluíram os antepassados de …

Tammy Duckworth fez história ao levar a filha de 10 dias para o Senado

Tammy Duckworth fez história ao tornar-se a primeira senadora norte-americana a ser mãe. Agora, volta a ser notícia por levar a criança para o Senado, um dia depois de terem sido alteradas as regras sobre …

Serviços de saúde recebem 192 queixas por dia

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu 70.111 reclamações em 2017, um crescimento de 18,4% face ao ano anterior. No ano passado, o número de reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) aumentaram em 18,4% …

Fêmea de lince-ibérico encontrada morta com sinais de atropelamento

Uma fêmea de lince-ibérico, de dois anos, foi encontrada morta, com sinais de atropelamento, na A22, próximo de Olhão, anunciou o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Nascida no Centro de Reprodução em …

Americano que previu drama dos incêndios acusa bombeiros de não saberem apagar fogos

O autor de relatório sobre fogos em Portugal acusa os bombeiros de não saberem apagar fogos ou fazer rescaldo em condições, arrasando o combate aos incêndios. Além disso, o mericano alerta que tragédia pode repetir-se …

"Estado totalitário". PS quer requisitar casas devolutas para arrendar

A nova proposta de Lei de Bases da Habitação, elaborada pelo PS, está a gerar polémica entre os proprietários, essencialmente porque propõe que o Estado se aproprie "temporariamente" de casas que estejam devolutas para as …

Televisão russa divulga testemunho sobre alegada encenação do ataque químico

A televisão pública russa Rossiya 24 divulgou, na quarta-feira, o testemunho de um rapaz que afirma ter participado numa encenação do presumível ataque químico de 7 de abril contra Douma, na Síria. O embaixador russo junto …

Ex-diretor da Brisa suspeito de corrupção em expropriação de terrenos

Polícia Judiciária do Porto conclui inquérito sobre subornos pagos a responsável da Brisa em negócios de expropriação de terrenos para autoestradas. Segundo o Jornal de Notícias, um engenheiro da Brisa, coordenador das expropriações na zona Norte …