Alcochete. Adepto assume ter batido com um cinto em Bas Dost

Mário Cruz / Lusa

O arguido Rúben Marques assumiu em tribunal, esta quarta-feira, ter batido com um cinto na cabeça do internacional holandês durante a invasão à academia do Sporting, em Alcochete.

“Vejo toda a gente a entrar em direção ao edifício, com o cinto na mão, entro. Seguimos até ao balneário e foi aí que me deparei com Bas Dost na entrada e dei-lhe uma pancada com o cinto”, explicou o arguido na 32.ª sessão do julgamento da invasão à academia do clube, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa.

Rúben Marques disse ter batido “no primeiro que lhe apareceu” e referiu não ter percebido se o jogador holandês “ficou, ou não, caído no chão”, explicando à juíza que a sua ação foi “do tipo toca e foge”.

O arguido negou, no entanto, que tivesse sido ele a agredir Misic com o cinto. “Isso é mentira. Não bati em mais ninguém. Depois saí e fui com o mesmo grupo”, garantiu o adepto, citado pelo Observador.

Estas declarações contrariam as do ex-jogador do Sporting Rafael Leão que, na 26.ª sessão do julgamento, disse ao tribunal que conhecia o arguido que agrediu Misic com um cinto. “Reconheci-o pelos olhos, era o Rúben Marques, andava comigo na escola”.

O arguido confirmou, no entanto, que conhecia o futebolista. “Deparei-me com o Rafael Leão, começou a sorrir. Mesmo de cara tapada, reconheceu-me logo porque foram muitos anos na escola”.

Antes de ter admitido as agressões, o adepto quis “pedir desculpa aos jogadores, às suas famílias e à instituição Sporting”. “Sinto vergonha de tudo o que fizemos ao Sporting e às nossas famílias”, disse ainda.

De acordo com o jornal online, outros arguidos prestaram declarações. A sessão de julgamento retoma na sexta-feira com a audição de mais quatro testemunhas, sendo uma delas o capitão da equipa de voleibol, Miguel Maia.

Ontem, foram ouvidas várias testemunhas arroladas pelo ex-presidente do Sporting, entre as quais o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, que disse aos jornalistas não ter percebido muito bem o porquê de ter sido chamado.

“Perguntaram-me se conhecia o presidente do Sporting. Felizmente conheci muitos e sou amigo ainda de alguns, que são vivos. Sinceramente não percebi bem por que vim cá. Aliás, a juíza agradeceu a minha presença e disse que não era da responsabilidade dela eu ter ido. Provavelmente sentiu que não vim adiantar muito. Também não podia adiantar porque, felizmente, desconheço totalmente este processo. O que podiam perguntar? Nem sei onde é Alcochete”, explicou o dirigente dos azuis-e-brancos.

O processo da invasão à Academia tem 44 arguidos, acusados da coautoria de 40 crimes de ameaça agravada, de 19 crimes de ofensa à integridade física qualificada e de 38 crimes de sequestro, todos estes (97 crimes) classificados como terrorismo.

Bruno de Carvalho, Mustafá e Bruno Jacinto, ex-oficial de ligação aos adeptos do Sporting, estão acusados de autoria moral de todos os crimes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …