Acusada de negligência, Lagarde diz que não se demite do FMI

WEF / Wikimedia

Christine Lagarde, Diretora do FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, foi acusada de “negligência” após ter sido interrogada no âmbito de uma investigação em França sobre alegada corrupção, noticia a imprensa francesa esta quarta-feira.

Christine Lagarde já afirmou que não tenciona apresentar a demissão do cargo, apesar da acusação.

O caso remonta a 2008 e envolve o empresário Bernard Tapie e o banco Crédit Lyonnais. Na época do pagamento de 403 milhões de euros, em 2008, Lagarde era ministra da Economia.

Questionada pela AFP sobre se pretendia demitir-se, a ex-ministra da Economia francesa respondeu: “Não”. “Volto a trabalhar em Washington a partir desta tarde”, explicou.

Esta terça-feira, Lagarde foi interrogada pela quarta vez, durante mais de 15 horas, no Tribunal de Justiça da República, a única instância judicial em França com jurisdição para questionar e julgar membros do Governo por crimes cometidos no exercício das suas funções.

“Pedi ao meu advogado para apresentar todos os recursos contra essa decisão que considero totalmente sem fundamento”, declarou Lagarde.

Caso Tapie

O inquérito decorre das investigações de um dos maiores imbróglios judiciais de França, o chamado “Caso Tapie“, que envolve o empresário Bernard Tapie.

O ex-presidente Nicolas Sarkozy, amigo pessoal de Tapie, também está a ser investigado pela Justiça neste caso.

O Estado francês pagou, em 2008, uma indemnização para pôr fim a um longo litígio judicial que opunha, desde os anos 90, Tapie e o banco Crédit Lyonnais, na época pertencente ao Estado, a respeito da venda da empresa de artigos esportivos Adidas.

Tapie alegava ter sido lesado na venda da Adidas ao banco, em 1993. Na época, recebeu cerca de 315 milhões de euros, mas o Crédit Lyonnais revendeu a Adidas logo depois por cerca de 700 milhões de euros, e Tapie recorreu à Justiça para receber a diferença.

Em 2008, sob a presidência de Sarkozy, o caso foi encerrado por meio de um processo de arbitragem, um meio de justiça privada em que cada parte escolhe o seu árbitro e outro é designado de comum acordo.

Houve polémica em França em relação à escolha de um processo arbitral para resolver o litígio em vez da Justiça comum, que vinha, ao longo dos anos, dando razão ao Estado francês em todos os recursos apresentados pelo empresário.

Dos cerca de 400 milhões de euros recebidos por Tapie, 45 milhões de euros se referem ao “prejuízo moral”.

Após a chegada dos socialistas ao poder, o governo francês decidiu, em 2013, pedir a revisão da arbitragem e entrar com uma ação do Tribunal de Justiça.

Negligência

Os juízes tentam agora determinar se a indemnização seria decorrente de um “simulacro de arbitragem” organizado com o aval do Estado, no qual o empresário e o governo da época teriam se entendido nos bastidores sobre a indemnização.

Há suspeitas de que Sarkozy se tenha encontrado com Tapie e utilizado o processo de arbitragem para beneficiar o amigo.

Um dos árbitros, designado por ambas as partes, já tinha trabalhado anteriormente para Tapie e foi indiciado por “fraude em quadrilha“. O empresário e seu advogado também foram indiciados.

Investigadores encontraram, numa operação de busca e apreensão, uma carta manuscrita de Christine Lagarde a Sarkozy onde demonstrava não estar de acordo com a decisão de realizar uma arbitragem, mas afirmava “estar ao seu lado para servi-lo”.

Nas investigações atuais, os juízes afirmam que Lagarde deveria ter recorrido da sentença arbitral.

Na época, a ex-ministra afirmou não ter apresentado recurso porque, segundo as consultas feitas a especialistas, “as hipóteses de sucesso seriam baixas”.

“Após três anos de investigações e dezenas de horas de interrogatórios, concluiu-se que não fui cúmplice de nenhuma infração e apenas foi alegado que não fui suficientemente vigilante”, afirmou Lagarde.

O delito de “negligência” pode levar a uma multa de 15 mil de euros e pena de um ano de prisão.

ZAP / Lusa / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …