Actores negros vão boicotar entrega dos Óscares

jramspott / Flickr

O realizador Spike Lee

O realizador Spike Lee

O premiado director de cinema norte-americano Spike Lee anunciou esta segunda-feira que vai boicotar a cerimónia de entrega dos Óscares, maior prémio da indústria cinematográfica mundial, por não haver nenhum negro entre os 20 actores e actrizes nomeados.

Os troféus vão ser entregues no dia 28 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O comunicado do cineasta foi divulgado no mesmo dia em que os Estados Unidos lembram o nascimento de Martin Luther King, feriado nacional em homenagem ao mais importante líder da luta pelos direitos civis no país.

“Não podemos apoiar isto, e eu não quero desrespeitar os meus amigos, o apresentador Chris Rock, o produtor Reggie Hudlin, a presidente Cheryl Boone Isaacs e a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas”, diz Spike Lee.

“Mas como é possível que pelo segundo ano consecutivo, todos os 20 candidatos na categoria de actor sejam brancos?”, questiona Spike Lee.

O tema tinha já causado polémica nas redes sociais a semana passada, quando foram revelados os nomes dos nomeados pela Academia para concorrer aos prémios.

Antes de Lee, já a actriz Jada Pinkett Smith, mulher do actor Will Smith, tinha declarado nas redes sociais que não irá à cerimónia do Óscar, e que repudia a falta de diversidade entre os nomeados.

Para Lee, as desigualdades começam antes mesmo das escolhas, na fase de pré-produção.

“A batalha real está nos escritórios executivos dos estúdios de Hollywood, nas TVs e nas redes de televisão por cabo, porque são eles que têm o poder de realizar os projectos”, diz o cineasta no comunicado.

É mais fácil para um afro-americano ser presidente dos Estados Unidos do que presidente de um estúdio de Hollywood”, afirma Lee.

Spike Lee ganhou, em novembro do ano passado, um Óscar honorário pelo conjunto de sua obra.

O realizador ficou conhecido e foi premiado pela produção de filmes independentes, com destaque para a longa metragem Malcom-X.

Espera-se que outras personalidades e actores negros apoiem também a iniciativa de Spike Lee.

ZAP / ABr

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Antes de qualquer manifestação de opinião, a primeira questão que se tem de fazer é: será que há atores/atrizes negros que merecessem estar nomeados este ano? (pergunta de um desinformado no assunto). É que branco, negro é tudo igual! Não há regra que diga que tem que haver negros entre os nomeados. Olha se os atores brancos fizessem greve naquele ano em que só negros venceram? Olha se os “baixos” fizessem greve porque só atores de 1,80 para cima estivessem nomeados.
    Sou totalmente contra o racismo, assim como sou contra com quem usa isso como desculpa!

  2. Este é um boicote verdadeiramente racista. Só assim pode ser considerada uma iniciativa que no fundo mais não exige que uma espécie de quotas de negros nos nomeados aos Óscares.

    No dia em isso acontecer os nomeados passarão a ser os 4 melhores candidatos a Óscares do ano de determinada categoria + o candidato negro ao mesmo galardão. Quer mereça ou não estar entre os 5 melhores actores do ano para essa categoria.

    Pegando a moda não tarda muito a termos igual reivindicação pelos gays, que tenham ou não um dos melhores desempenhos do ano, devem estar na lista dos eleitos apenas por caberem na respectiva quota; e a seguir vêm os hispânicos, exactamente pela mesma razão; não nos podemos esquecer dos asiáticos, que também vão querer a “sua” quota; e não convém deixar de fora os índios, que afinal de contas são os “verdadeiros” norte-americanos e se sobrar um lugarzinho para os esquimós do Alasca a Academia mais não faz que a sua obrigação.

    Nesse dia

RESPONDER

"Love in on my side." The Black Mamba vencem o Festival da Canção

Love is on my side, dos The Black Mamba, vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, nos Países Baixos. Este sábado, os The Black Mamba venceram a 55.ª edição do Festival da Canção, …

A Perseverance usa o processador dos iMac de 1998

A Perseverance, a sonda da NASA que pousou no dia 18 de fevereiro em Marte, é movida por um processador PowerPC 750, que foi usado no iMac Bondi Blue original da Apple em 1998. Muitos podem …

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …