Actores negros vão boicotar entrega dos Óscares

jramspott / Flickr

O realizador Spike Lee

O realizador Spike Lee

O premiado director de cinema norte-americano Spike Lee anunciou esta segunda-feira que vai boicotar a cerimónia de entrega dos Óscares, maior prémio da indústria cinematográfica mundial, por não haver nenhum negro entre os 20 actores e actrizes nomeados.

Os troféus vão ser entregues no dia 28 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O comunicado do cineasta foi divulgado no mesmo dia em que os Estados Unidos lembram o nascimento de Martin Luther King, feriado nacional em homenagem ao mais importante líder da luta pelos direitos civis no país.

“Não podemos apoiar isto, e eu não quero desrespeitar os meus amigos, o apresentador Chris Rock, o produtor Reggie Hudlin, a presidente Cheryl Boone Isaacs e a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas”, diz Spike Lee.

“Mas como é possível que pelo segundo ano consecutivo, todos os 20 candidatos na categoria de actor sejam brancos?”, questiona Spike Lee.

O tema tinha já causado polémica nas redes sociais a semana passada, quando foram revelados os nomes dos nomeados pela Academia para concorrer aos prémios.

Antes de Lee, já a actriz Jada Pinkett Smith, mulher do actor Will Smith, tinha declarado nas redes sociais que não irá à cerimónia do Óscar, e que repudia a falta de diversidade entre os nomeados.

Para Lee, as desigualdades começam antes mesmo das escolhas, na fase de pré-produção.

“A batalha real está nos escritórios executivos dos estúdios de Hollywood, nas TVs e nas redes de televisão por cabo, porque são eles que têm o poder de realizar os projectos”, diz o cineasta no comunicado.

É mais fácil para um afro-americano ser presidente dos Estados Unidos do que presidente de um estúdio de Hollywood”, afirma Lee.

Spike Lee ganhou, em novembro do ano passado, um Óscar honorário pelo conjunto de sua obra.

O realizador ficou conhecido e foi premiado pela produção de filmes independentes, com destaque para a longa metragem Malcom-X.

Espera-se que outras personalidades e actores negros apoiem também a iniciativa de Spike Lee.

ZAP / ABr

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Antes de qualquer manifestação de opinião, a primeira questão que se tem de fazer é: será que há atores/atrizes negros que merecessem estar nomeados este ano? (pergunta de um desinformado no assunto). É que branco, negro é tudo igual! Não há regra que diga que tem que haver negros entre os nomeados. Olha se os atores brancos fizessem greve naquele ano em que só negros venceram? Olha se os “baixos” fizessem greve porque só atores de 1,80 para cima estivessem nomeados.
    Sou totalmente contra o racismo, assim como sou contra com quem usa isso como desculpa!

  2. Este é um boicote verdadeiramente racista. Só assim pode ser considerada uma iniciativa que no fundo mais não exige que uma espécie de quotas de negros nos nomeados aos Óscares.

    No dia em isso acontecer os nomeados passarão a ser os 4 melhores candidatos a Óscares do ano de determinada categoria + o candidato negro ao mesmo galardão. Quer mereça ou não estar entre os 5 melhores actores do ano para essa categoria.

    Pegando a moda não tarda muito a termos igual reivindicação pelos gays, que tenham ou não um dos melhores desempenhos do ano, devem estar na lista dos eleitos apenas por caberem na respectiva quota; e a seguir vêm os hispânicos, exactamente pela mesma razão; não nos podemos esquecer dos asiáticos, que também vão querer a “sua” quota; e não convém deixar de fora os índios, que afinal de contas são os “verdadeiros” norte-americanos e se sobrar um lugarzinho para os esquimós do Alasca a Academia mais não faz que a sua obrigação.

    Nesse dia

RESPONDER

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …

Roubar aos ricos para dar aos pobres. Misterioso grupo de hackers desviou dinheiro para doar à caridade

Um misterioso grupo de hackers, conhecidos como hackers Darkside, doou dinheiro a duas instituições de caridade - mas esse dinheiro foi roubado pelo mesmo grupo a grandes corporações através de um ataque de ransomware. Quase podia …