Actores negros vão boicotar entrega dos Óscares

jramspott / Flickr

O realizador Spike Lee

O realizador Spike Lee

O premiado director de cinema norte-americano Spike Lee anunciou esta segunda-feira que vai boicotar a cerimónia de entrega dos Óscares, maior prémio da indústria cinematográfica mundial, por não haver nenhum negro entre os 20 actores e actrizes nomeados.

Os troféus vão ser entregues no dia 28 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O comunicado do cineasta foi divulgado no mesmo dia em que os Estados Unidos lembram o nascimento de Martin Luther King, feriado nacional em homenagem ao mais importante líder da luta pelos direitos civis no país.

“Não podemos apoiar isto, e eu não quero desrespeitar os meus amigos, o apresentador Chris Rock, o produtor Reggie Hudlin, a presidente Cheryl Boone Isaacs e a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas”, diz Spike Lee.

“Mas como é possível que pelo segundo ano consecutivo, todos os 20 candidatos na categoria de actor sejam brancos?”, questiona Spike Lee.

O tema tinha já causado polémica nas redes sociais a semana passada, quando foram revelados os nomes dos nomeados pela Academia para concorrer aos prémios.

Antes de Lee, já a actriz Jada Pinkett Smith, mulher do actor Will Smith, tinha declarado nas redes sociais que não irá à cerimónia do Óscar, e que repudia a falta de diversidade entre os nomeados.

Para Lee, as desigualdades começam antes mesmo das escolhas, na fase de pré-produção.

“A batalha real está nos escritórios executivos dos estúdios de Hollywood, nas TVs e nas redes de televisão por cabo, porque são eles que têm o poder de realizar os projectos”, diz o cineasta no comunicado.

É mais fácil para um afro-americano ser presidente dos Estados Unidos do que presidente de um estúdio de Hollywood”, afirma Lee.

Spike Lee ganhou, em novembro do ano passado, um Óscar honorário pelo conjunto de sua obra.

O realizador ficou conhecido e foi premiado pela produção de filmes independentes, com destaque para a longa metragem Malcom-X.

Espera-se que outras personalidades e actores negros apoiem também a iniciativa de Spike Lee.

ZAP / ABr

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Antes de qualquer manifestação de opinião, a primeira questão que se tem de fazer é: será que há atores/atrizes negros que merecessem estar nomeados este ano? (pergunta de um desinformado no assunto). É que branco, negro é tudo igual! Não há regra que diga que tem que haver negros entre os nomeados. Olha se os atores brancos fizessem greve naquele ano em que só negros venceram? Olha se os “baixos” fizessem greve porque só atores de 1,80 para cima estivessem nomeados.
    Sou totalmente contra o racismo, assim como sou contra com quem usa isso como desculpa!

  2. Este é um boicote verdadeiramente racista. Só assim pode ser considerada uma iniciativa que no fundo mais não exige que uma espécie de quotas de negros nos nomeados aos Óscares.

    No dia em isso acontecer os nomeados passarão a ser os 4 melhores candidatos a Óscares do ano de determinada categoria + o candidato negro ao mesmo galardão. Quer mereça ou não estar entre os 5 melhores actores do ano para essa categoria.

    Pegando a moda não tarda muito a termos igual reivindicação pelos gays, que tenham ou não um dos melhores desempenhos do ano, devem estar na lista dos eleitos apenas por caberem na respectiva quota; e a seguir vêm os hispânicos, exactamente pela mesma razão; não nos podemos esquecer dos asiáticos, que também vão querer a “sua” quota; e não convém deixar de fora os índios, que afinal de contas são os “verdadeiros” norte-americanos e se sobrar um lugarzinho para os esquimós do Alasca a Academia mais não faz que a sua obrigação.

    Nesse dia

RESPONDER

Já são conhecidos os jogos da final a oito da Liga dos Campeões

O sorteio dos jogos da 'final eight' da Liga dos Campeões realizou-se na manhã desta sexta-feira, em Nyon, na Suíça. Todos os encontros da competição disputam-se em Lisboa, entre 12 e 23 de agosto, sem …

Governo estuda regime de lay-off específico para setor do turismo

O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reuniram-se na quinta-feira com a Confederação do Turismo de Portugal para estudar um regime de lay-off específico para esse setor. Devido ao grande impacto …

"Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda". Escutas comprometem Vieira na Operação Lex

Novas escutas reveladas comprometem o presidente benfiquista na Operação Lex. "Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda", disse Luís Filipe Vieira. A revista Visão relevou as conversas telefónicas, ouvidas durante quase um …

Beneficiários da ADSE vão pagar mais pelas consultas

Os beneficiários da ADSE passarão a pagar mais pelas consultas, escreve esta sexta-feira o Jornal de Negócios e o semanário Expresso, que citam a proposta da nova tabela de preços do sistema de saúde dos …

"Classe distinta". Bruno Fernandes já fez aquilo que nunca ninguém tinha feito na Premier League

O internacional português Bruno Fernandes esteve diretamente envolvido em 13 golos nos primeiros dez jogos que disputou com a camisola do Manchester United. É uma marca que nunca nenhum outro jogador da Premier League conseguiu …

OMS: Portugal não foi escolhido por acaso para acolher a Champions. Foi dos que melhor lidou com a covid-19

Portugal “não foi escolhido por acaso” para acolher a final da Liga dos Campeões de futebol, mas porque “foi um dos países que melhor lidou” com a covid-19, assinala um conselheiro da Organização Mundial da …

Há quatro anos, Ronaldo saiu em lágrimas e Paris foi surpreendida pelo "patinho feio"

Foi precisamente há quatro anos que Portugal sagrou-se campeão europeu de futebol. Na final da competição, a Seleção derrotou a anfitriã França, por 1-0. Portugal começou o Euro 2016 com o pé esquerdo. Num grupo com …

China alerta para pneumonia "mais mortal" do que a covid-19. Informações "incorretas", garante Cazaquistão

A Embaixada da China no Cazaquistão alertou esta quinta-feira os cidadãos chineses para uma pneumonia desconhecida, cuja mortalidade é "muito maior" do que a covid-19. De acordo com o jornal chinês Global Times, que cita um …

Cláusula "secreta" permite nacionalização encapotada do Novo Banco

Na eventualidade de um cenário adverso, um mecanismo exigido por Bruxelas prevê a intervenção direta do Estado no Novo Banco. Isto pode levar a uma espécie de nacionalização encapotada. A venda do Novo Banco ao fundo …

Descoberta uma mina de ocre pré-histórica nas cavernas subaquáticas do México

As cavernas subaquáticas ao longo da península de Yucatán, no México, contêm um vasto labirinto de relíquias arqueológicas. A vasta rede de cavernas submersas guardam segredos dos Maias. Porém, uma nova descoberta remonta a episódios …