Actores negros vão boicotar entrega dos Óscares

jramspott / Flickr

O realizador Spike Lee

O realizador Spike Lee

O premiado director de cinema norte-americano Spike Lee anunciou esta segunda-feira que vai boicotar a cerimónia de entrega dos Óscares, maior prémio da indústria cinematográfica mundial, por não haver nenhum negro entre os 20 actores e actrizes nomeados.

Os troféus vão ser entregues no dia 28 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O comunicado do cineasta foi divulgado no mesmo dia em que os Estados Unidos lembram o nascimento de Martin Luther King, feriado nacional em homenagem ao mais importante líder da luta pelos direitos civis no país.

“Não podemos apoiar isto, e eu não quero desrespeitar os meus amigos, o apresentador Chris Rock, o produtor Reggie Hudlin, a presidente Cheryl Boone Isaacs e a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas”, diz Spike Lee.

“Mas como é possível que pelo segundo ano consecutivo, todos os 20 candidatos na categoria de actor sejam brancos?”, questiona Spike Lee.

O tema tinha já causado polémica nas redes sociais a semana passada, quando foram revelados os nomes dos nomeados pela Academia para concorrer aos prémios.

Antes de Lee, já a actriz Jada Pinkett Smith, mulher do actor Will Smith, tinha declarado nas redes sociais que não irá à cerimónia do Óscar, e que repudia a falta de diversidade entre os nomeados.

Para Lee, as desigualdades começam antes mesmo das escolhas, na fase de pré-produção.

“A batalha real está nos escritórios executivos dos estúdios de Hollywood, nas TVs e nas redes de televisão por cabo, porque são eles que têm o poder de realizar os projectos”, diz o cineasta no comunicado.

É mais fácil para um afro-americano ser presidente dos Estados Unidos do que presidente de um estúdio de Hollywood”, afirma Lee.

Spike Lee ganhou, em novembro do ano passado, um Óscar honorário pelo conjunto de sua obra.

O realizador ficou conhecido e foi premiado pela produção de filmes independentes, com destaque para a longa metragem Malcom-X.

Espera-se que outras personalidades e actores negros apoiem também a iniciativa de Spike Lee.

ZAP / ABr

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Antes de qualquer manifestação de opinião, a primeira questão que se tem de fazer é: será que há atores/atrizes negros que merecessem estar nomeados este ano? (pergunta de um desinformado no assunto). É que branco, negro é tudo igual! Não há regra que diga que tem que haver negros entre os nomeados. Olha se os atores brancos fizessem greve naquele ano em que só negros venceram? Olha se os “baixos” fizessem greve porque só atores de 1,80 para cima estivessem nomeados.
    Sou totalmente contra o racismo, assim como sou contra com quem usa isso como desculpa!

  2. Este é um boicote verdadeiramente racista. Só assim pode ser considerada uma iniciativa que no fundo mais não exige que uma espécie de quotas de negros nos nomeados aos Óscares.

    No dia em isso acontecer os nomeados passarão a ser os 4 melhores candidatos a Óscares do ano de determinada categoria + o candidato negro ao mesmo galardão. Quer mereça ou não estar entre os 5 melhores actores do ano para essa categoria.

    Pegando a moda não tarda muito a termos igual reivindicação pelos gays, que tenham ou não um dos melhores desempenhos do ano, devem estar na lista dos eleitos apenas por caberem na respectiva quota; e a seguir vêm os hispânicos, exactamente pela mesma razão; não nos podemos esquecer dos asiáticos, que também vão querer a “sua” quota; e não convém deixar de fora os índios, que afinal de contas são os “verdadeiros” norte-americanos e se sobrar um lugarzinho para os esquimós do Alasca a Academia mais não faz que a sua obrigação.

    Nesse dia

RESPONDER

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …