Activista pró-armas é enganado e discursa perante 3 mil cadeiras vazias

A iniciativa partiu dos pais de uma das vítimas do tiroteio na escola secundária de Parkland, na Flórida, em 2018. O objectivo foi alertar para a necessidade de leis mais restritas para a posse de armas nos Estados Unidos.

Em tudo aparentava ser só mais um discurso de formatura como tantos outros, mas David Keene acabou por cair numa armadilha.

O activista pró-2ª Emenda e ex-presidente da Associação Nacional de Armas, um dos grupos mais fortes do lobby das armas no Congresso Americano, discursou perante 3 mil cadeiras vazias que representam as vítimas de tiroteios em escolas nos Estados Unidos que deviam concluir o ensino secundário este ano.

Manuel e Patricia Oliver, pais de Joaquin Oliver, um jovem de 17 anos que foi uma das 17 vítimas mortais do tiroteio na escola de Parkland em 2018, foram os cérebros por trás da ideia.

O tiroteio em Parkland esteve também na origem do movimento March For Our Lives, que teve lugar a 24 de Março de 2018 e incluiu mais de 800 manifestações espalhadas pelos EUA a favor de leis de porte de arma mais restritas.



“Estamos aqui para representar todos os jovens que não tiveram a oportunidade de terminar o secundário. 3000 crianças que não se sentaram naquelas cadeiras porque já não estão cá”, explica Manuel Oliver, num vídeo da associação a favor de reforma nas leis das armas Change The Ref, fundada pelo casal em honra do filho.

Um dos vídeos publicados pela associação inclui também segmentos dos discursos misturados com gravações de chamadas de emergência de alunos durante tiroteios. “Há pessoas que continuam a lutar para destruir a 2ª Emenda, mas eu apostava que muitos de vocês estão entre aqueles que vão lutar e evitar que isso aconteça”, disse Keene, perante as cadeiras vazias.

O nome usado para a escola falsa, Academia James Madison, também não foi escolhido por acaso, já que James Madison é conhecido como o pai da Constituição Americana e foi o principal promotor da 2ª Emenda que David Keene referiu, que garante o direito da população à legítima defesa através do porte de armas.

A Change The Ref acusa também David Keene de ajudar a manter armas de assalto nas ruas e de promover o lobby das armas através de doações milionárias para as campanhas eleitorais de candidatos ao congresso.

John Lott, autor do livro “Mais Armas, Menos Crime”, que é muitas vezes referida como a bíblia da Associação Nacional de Armas, foi outro dos activistas convidado a discursar.

“Os defensores da reforma das armas e os Democratas vão lutar com unhas e dentes. Podem dizer-me um lugar qualquer no mundo que tenha banido todas as armas e visto a taxa de homicídios a descer? Não consigo encontrar um único lugar”, afirma Lott no vídeo.

Keene não respondeu às tentativas de contacto do Washington Post, mas John Lott revelou só ter sabido do propósito do evento depois de ter sido contactado por jornalistas e acusou a associação de deturpar a mensagem que quis passar através da edição do vídeo.

Gage Skidmore / Flickr

David Keene foi presidente da Associação Nacional de Armas entre 2011 e 2013

“Eu não estava a argumentar contra a verificação dos antecedentes, estava a explicar às pessoas como podem mudar o sistema e melhorá-lo. Cortaram todas essas coisas do vídeo”, acusou Lott, acrescentando que fica desconfortável ao envolver-se em discussões políticas nos dias de formatura.

“Ironicamente, se tivessem feito uma pesquisa cuidadosa sobre a escola, teriam percebido que era falsa”, escreveu a Change The Ref num tweet, que inclui também um link para uma petição a favor da verificação universal dos antecedentes dos potenciais compradores de armas.

De acordo com a Gun Violence Archive, só este ano já ocorreram 297 tiroteios em massa nos Estados Unidos. Números como estes têm acentuado ainda mais a divisão política no país, com o crescimento de movimentos que exigem reformas nas leis, mas também a defesa mais aguerrida dos entusiastas das armas, que acreditam que as restrições são inconstitucionais.

AP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …