A notícia chega de Miami, nos Estados Unidos. Um ativista com 90 anos, que foi detido pela polícia por dar alimentação a pessoas sem-abrigo, prometeu na quinta-feira que iria continuar o seu trabalho de solidariedade, mesmo que isso implique ir para a prisão.
Arnold Abbott foi detido em duas ocasiões durante esta semana juntamente com dois pastores de igrejas locais em Fort Lauderdale por entregarem alimentação a sem-abrigo da cidade.
Os ativistas foram detidos por violarem uma decisão municipal, aprovada em outubro, que estipula novas restrições à distribuição de alimentação a pessoas sem-abrigo em locais públicos.
A lei em causa abrange também Seattle, Los Angeles, Phoenix, Dallas e Filadélfia.
Abbott disse, contudo, na quinta-feira que iria continuar a sua prática, dizendo à televisão NBC que “não é intimidável”.
Arnold Abbott fundou em 1991 a organização Love Thy Neighbor, uma entidade criada para apoiar os sem abrigo em Fort Lauderdale, onde fornece almoços e jantares a pessoas carenciadas.
O The Independent refere que em 1999, Abbott venceu uma luta judicial contra o município por distribuir comida aos sem-abrigo na praia. Neste momento arrisca uma pena prisão de 60 dias ou uma multa de cerca de 400 euros.
Existirão, em Fort Laurendale, mais de 10 mil sem-abrigo.
ZAP/Lusa
Isto é apenas um pequeno retrato do puro americanismo de treta. Vão socorrer o Kosovo por razões humanitárias, vão à Siria para socorrer os curdos do Estado islâmico, mas dentro de portas são capazes das maiores insensibilidades humanitárias. Talvez o próximo passo na cabeças das autoridades americanas será esconder os sem-abrigo, para dizerem que não existem??? Sinceramente