Activista de 90 anos detido por alimentar sem-abrigo promete continuar

A notícia chega de Miami, nos Estados Unidos. Um ativista com 90 anos, que foi detido pela polícia por dar alimentação a pessoas sem-abrigo, prometeu na quinta-feira que iria continuar o seu trabalho de solidariedade, mesmo que isso implique ir para a prisão.

Arnold Abbott foi detido em duas ocasiões durante esta semana juntamente com dois pastores de igrejas locais em Fort Lauderdale por entregarem alimentação a sem-abrigo da cidade.

Os ativistas foram detidos por violarem uma decisão municipal, aprovada em outubro, que estipula novas restrições à distribuição de alimentação a pessoas sem-abrigo em locais públicos.

A lei em causa abrange também Seattle, Los Angeles, Phoenix, Dallas e Filadélfia.

Abbott disse, contudo, na quinta-feira que iria continuar a sua prática, dizendo à televisão NBC que “não é intimidável”.

Arnold Abbott fundou em 1991 a organização Love Thy Neighbor, uma entidade criada para apoiar os sem abrigo em Fort Lauderdale, onde fornece almoços e jantares a pessoas carenciadas.

O The Independent refere que em 1999, Abbott venceu uma luta judicial contra o município por distribuir comida aos sem-abrigo na praia. Neste momento arrisca uma pena prisão de 60 dias ou uma multa de cerca de 400 euros.

Existirão, em Fort Laurendale, mais de 10 mil sem-abrigo.

ZAP/Lusa

 

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto é apenas um pequeno retrato do puro americanismo de treta. Vão socorrer o Kosovo por razões humanitárias, vão à Siria para socorrer os curdos do Estado islâmico, mas dentro de portas são capazes das maiores insensibilidades humanitárias. Talvez o próximo passo na cabeças das autoridades americanas será esconder os sem-abrigo, para dizerem que não existem??? Sinceramente

RESPONDER

BE e CDS rejeitam "paraministros". Só negoceiam com Costa e Centeno

O Bloco de Esquerda e CDS rejeitam negociações com "paraministros", sublinhando que só discutem com membros do Governo, comentando a manchete do Expresso segundo a qual um gestor petrolífero está a assumir esse papel. O semanário …

Países reinventam turismo. No México, hotéis oferecem 2 noites por cada 2 pagas

A pandemia de covid-19, que já matou mais de 350 mil pessoas em todo o mundo, pôs travão ao turismo mas já há países que preparam a retoma do setor com muitas ofertas e até …

Mais de mil condutores ficaram sem carta por perda de pontos

Mais de mil condutores ficaram sem carta de condução por perderem pontos, avança o Jornal de Notícias, dando conta que quase 300 pessoas tiveram que voltar à escola de condução para voltarem a ter permissão …

Confinado num hotel de luxo, funcionário abre 1400 torneiras a cada cinco dias

O diretor de engenharia do hotel W Barcelona, em Espanha, está a viver sozinho no estabelecimento turístico para garantir o seu pleno funcionamento até ao dia da reabertura. No âmbito das medidas impostas pelo Governo espanhol para …

Prisão preventiva para suspeito de matar estudante de psicologia em Lisboa

O suspeito de matar a estudante universitária de psicologia Beatriz Lebre, de 23 anos, ficou em prisão preventiva, depois de presente a primeiro interrogatório judicial, em Lisboa, disse à agência Lusa o advogado do arguido. Miguel …

BPI quer cobrar dívida de quase 5 milhões ao marido de Isabel dos Santos

O BPI interpôs um processo no Tribunal do Funchal, na Madeira, para cobrar uma dívida de 5 cinco milhões de euros ao marido da empresária Isabel dos Santos. A notícia é avançada este sábado pelo Diário …

Mais 13 mortes e 257 infetados. Região de Lisboa concentra 90% dos novos casos

Portugal regista este sábado 1.396 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que na sexta-feira, e 32.203 infetados, mais 257, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Registou-se um aumento de 0,8% no …

Recibos verdes e sócios-gerentes já podem pedir apoio relativo a maio

O formulário para os trabalhadores independentes e sócios-gerentes pedirem o apoio criado no âmbito da pandemia covid-19, relativo a maio, fica hoje disponível na Segurança Social Direta, podendo ser entregue até 9 de junho. O prazo …

Director nacional da PJ defende "recompensa garantida" para Rui Pinto

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, realça a colaboração de Rui Pinto como tendo sido essencial para apurar a "verdade material" no caso de pirataria informática que o envolve e defende, por …

Lufthansa aceita condições do resgate. Vai ceder aviões e perder "slots"

O Governo da Alemanha e a Comissão Europeia (CE) chegaram a um acordo sobre o resgate da Lufthansa e que poderá evitar a falência da companhia aérea, anunciaram, na sexta-feira, fontes próximas das negociações e …