Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

Mário Cruz / Lusa

O presidente do Governo Regional e líder do PS dos Açores, Vasco Cordeiro

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 na origem.

A medida destina-se a todos os passageiros provenientes de zonas de transmissão comunitária ativa ou com cadeias de transmissão local ativas, adiantou Vasco Cordeiro, falando em conferência de imprensa em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

O objetivo do incentivo financeiro, cujo montante não foi ainda revelado, é reforçar a proteção face ao novo coronavírus e também “estimular a atividade económica” açoriana.

Os Açores têm contratualizados acordos com cerca de duas centenas de laboratórios no continente e na Madeira, podendo cada cidadão que se desloque de outros pontos do país para a região realizar teste à covid-19 de forma gratuita.

Outra modalidade passa por os passageiros serem testados, também sem custos, na chegada aos Açores, mas o incentivo agora criado pretende reduzir esses números.

“De todas as possibilidade que analisámos, este foi o caminho mais seguro a tomar”, declarou Vasco Cordeiro, depois de ter sido questionado pela agência Lusa sobre a viabilidade, inclusivamente legal, de apenas deixar entrar na região passageiros com teste covid-19 negativo feito nos dias anteriores à partida.

Com a “colaboração e consciência das pessoas”, o executivo acredita ser “perfeitamente possível” os Açores atravessarem o atual momento, de mais casos positivos diários no mundo e em Portugal, com “relativa acalmia”, sublinhou o seu presidente.

“De um minuto para o outro”, contudo, “pode ser necessário tomar mais medidas e medidas mais duras”, reconheceu ainda o governante.

O Governo dos Açores vai também recomendar “o uso de máscara em espaços públicos abertos com grande concentração de pessoas”, no âmbito da pandemia de covid-19.

A recomendação, indicou o chefe do executivo, será “em breve alvo da respetiva orientação da Autoridade Regional de Saúde” e é sugerida para “locais de maior dificuldade em garantir o distanciamento físico recomendado”.

“Essa recomendação assume especial relevância para os casos em que se aguarda o resultado do teste de despiste realizado ao sexto dia, devendo, quem se encontrar nestas circunstâncias, ter também especial atenção ao cumprimento das restantes medidas de proteção da saúde pública”, prosseguiu Vasco Cordeiro.

O Governo dos Açores, avançou ainda, vai adquirir 100 mil testes rápidos à covid-19, o que permitirá “reforçar a capacidade de rastreio de eventuais casos positivos” em espaços como escolas e lares de idosos.

Os testes, “aprovados pelo Infarmed”, permitirão, “em menos de meia hora e de forma descentralizada”, obter resultados de “casos suspeitos de infeção” pelo novo coronavírus.

Foi também anunciado pelo presidente do Governo dos Açores que a campanha anual de vacinação contra a gripe arrancará já na quarta-feira, começando pelos lares de idosos, entre utentes e profissionais, e avançando depois para os profissionais de saúde e “restante população beneficiária da vacinação gratuita”.

Até 1 de outubro, cinco ilhas dos Açores, as que têm ligação aérea direta ao exterior, estão na situação de calamidade pública. A situação afeta as ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial. As ilhas Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo, sem ligações aéreas diretas ao continente português, mantêm a situação de alerta até à mesma data.

Até ao momento, foram detetados na região 277 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se atualmente 55 casos positivos ativos, dos quais 43 em São Miguel, oito na Terceira, três no Pico e um na Graciosa. Desde o início da pandemia ocorreram 16 mortes relacionadas com a covid-19, todas em São Miguel.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …

Novo estudo diz que Remdesivir não tem "impacto significativo" nos doentes com covid-19

Ao contrário do que se pensava, o medicamento antiviral remdesivir não reduz as mortes entre os pacientes com covid-19, sobretudo quando comparado com o tratamento padrão, de acordo com os resultados de um estudo internacional. Em …

Bebés alimentados por biberões ingerem milhões de micro plásticos por dia, sugere estudo

Um novo estudo vem agora alertar para os perigos da puericultura moderna. De acordo com a pesquisa, os bebés que são alimentados com biberões engolem milhões de partículas de micro plástico por dia. Normalmente os biberões …