/

Acordo do Brexit menciona Netscape Navigator e Mozilla Mail. Ferramentas têm décadas

2

Estão incluídas no novo acordo do Brexit referências a software de computador com décadas de idade. Os especialistas acreditam que as autoridades copiaram e colaram trechos da legislação antiga no documento.

A BBC avança que o Netscape Navigator, lançado em 1994, e o serviço de e-mail do Mozilla, criado em 2004, surgem no documento do acordo do Brexit. As ferramentas são intituladas de serviços “modernos”, apesar de já terem décadas de idade.

As referências encontram-se na página 921 do novo acordo, na secção que aborda a tecnologia de encriptação. “Pacotes de software de e-mail modernos, incluindo Outlook, Mozilla Mail, bem como Netscape Communicator 4.x.”, lê-se, ainda que as ferramentas já não sejam utilizadas atualmente.

O professor Bill Buchanan, especialista em criptografia da Universidade Napier de Edimburgo, diz que há “pouca desculpa” para as referências desatualizadas e acredita que o erro aconteceu devido a informações que foram copiadas e coladas de documentos antigos.

“É evidente que algo está errado na redação deste acordo, e arriscamos a dizer que um funcionário público cansado simplesmente cortou e colou um documento de segurança do final dos anos 90″, escreve o site Hackaday, citado pela BBC.

No texto, que está “cheio de siglas”, é também recomendado o uso de algoritmos de encriptação como o SHA-1 e o RSA de 1024 bits, que hoje em dia já se encontram desatualizados. Apesar de serem “uma boa seleção há cerca de uma década atrás, já não estão à altura dos padrões de segurança modernos”, acrescenta Buchanan.

Numa corrida contra o tempo, a União Europeia e o Reino Unido chegaram a um acordo comercial pós-Brexit na véspera de Natal.

Liliana Malainho, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.