“Acabem com o VAR!” e “campeonato falseado”. Porto arrasa a arbitragem em noite para esquecer

12

Fernando Araújo / Lusa

Após a derrota contra o Gil Vicente os deixar a oito pontos do Benfica, os dragões atiraram-se à arbitragem polémica do encontro.

Com dois cartões vermelhos e um pénalti assinalado contra o FC Porto, a recepção dos azuis e brancos ao Gil Vicente prometia dar que falar logo após o apito final.

Os dragões ameaçaram logo aos 20 segundos, com um golo de Mehdi Taremi que acabou por ser anulado por fora de jogo. Pouco tempo depois, aos quatro minutos, o iraniano voltou a fazer abanar as redes, e desta vez para valer.

Mas a vantagem dos portistas foi sol de pouca dura, com o Gil Vicente a empatar aos 25 minutos. Pouco depois, aos 32 minutos, João Mário viu um amarelo após ter travado um ataque do emblema de Barcelos e tocado na bola com o braço — mas o árbitro voltou a atrás e optou pelo vermelho directo após ser alertado pelo VAR.

Mesmo em cima do intervalo, o Gil passou para a frente do marcador, na sequência de um pénalti cometido por Uribe. Aos 52 minutos, o colombiano voltou a estar no centro de uma decisão polémica, tendo sido expulso por acumulação de amarelos, no seguimento de uma falta dura sobre Zé Carlos. Ficou assim selada uma derrota por 2-1 que deixa o Porto a oito pontos do líder Benfica.

“Acabem com o VAR!”

Na sua newsletter Dragões Diário, o FC Porto não poupou nas críticas à arbitragem, falando mesmo num “falsear da classificação do campeonato“, referindo-se ao jogo entre o Vizela e o Benfica.

“Estão em causa duas equipas que disputam a mesma posição. Num dia, uma delas, de acordo com a generalidade dos especialistas, deve ter um jogador expulso e um penálti contra assinalado. O videoárbitro não intervém. E, com isso, salva essa equipa de uma derrota provável”, atiram os dragões.

Os azuis e brancos comparam o jogo das águias com o seu. “No dia seguinte, a equipa que corre atrás do beneficiado da véspera é alvo de uma expulsão e de um penálti contra. Em ambos os casos, os lances são assinalados na sequência de intervenção do videoárbitro. E, com isso, essa equipa fica praticamente condenada à derrota”, pode ler-se.

Os tripeiros dizem também que ficaram duas grandes penalidades a seu favor por assinalar: “Pelo meio, registou-se a expulsão de João Mário – já considerada errada por especialistas de arbitragem –, o penálti assinalado a favor do Gil e dois lances dentro da área que não foram sinalizados e podiam resultar em dois penáltis: um pisão sobre o pé de Taremi e uma mão na bola de Rúben Fernandes”.

Pinto da Costa apelou a que o VAR acabe. “Faço um pedido para que acabem com o VAR. Porque haver VAR para uns e não haver VAR para outros, faz um sentido de verdade contrário ao que deve ser o jogo. Se para uns o VAR atua e para outros não, acabe-se com o VAR. Porque não se está a fazer nada, só se está a gastar dinheiro e a desvirtuar a verdade do campeonato”, disse.

O presidente portista atirou ainda farpas ao homólogo benfiquista, Rui Costa, referindo-se ao momento em que o líder das águias confrontou o árbitro Tiago Martins no túnel após o jogo com o Braga, tratando-o por “tu”.

“Olhe, nós não tratamos os árbitros por tu, não lhes chamamos a atenção, nem sequer com eles falamos. Espero que o Conselho de Arbitragem medite bem no que se passou na jornada e, sobretudo, nas nomeações que fez”, realçou.

Homenagem a Pepe

No meio da desilusão portista, houve tempo para um momento menos tenso. Os adeptos portistas aproveitaram a ocasião para prestar um tributo ao capitão Pepe, que apagou 40 velas este domingo.

A claque e toda a comitiva azul e branca aplaudiram o defesa central. O adeptos mostraramainda uma faixa com a mensagem “Parabéns, capitão! 40 anos disto!”.

Visivelmente emocionado, Pepe agradeceu o apoio e beijou o emblema do clube.

Adriana Peixoto, ZAP //

12 Comments

  1. Pinto da Costa está carregado de razão e por varios motivos, primeiro porque o VAR nada fez no lance do Pepe que deveria ter sido expulso, também nada fez na ultima jornada onde o mesmo Pepe agrediu um adversario na area e não foi assinalado penalti, situação que se tem repetido em algumas jornadas ultimamente sempre a favor do FCP. Em segundo lugar tem razão porque é mais complicado corromper arbitro e video arbitro, com toda a gente a ver na TV, nos bons velhos tempos do Apito Dourado, não havia nada dessas modernices e tudo era bem mais facil, umas viagens, uns envelopes recheados, umas viagens ao Brasil, fruta para dormir e problema resolvido. Por isso não posso deixar de concordar com Pinto da Costa. Apenas como nota de rodapé, sempre houve hipocrisia naquele clube depois de tudo o que se passou no Apito Dourado onde tiveram uma amnésia geral, mas tal como o vinho do Porto esta hipócrisia só melhora cm a idade.

    • O Apito Dourado foi uma década (ou mais) onde o Pinto, o Valentim e o Presidente da Associação de Futebol do Porto, dominaram a seu belo prazer o futebol português. Até Sporting e Benfica foram avassalados. Alguma vez algum árbitro tinha a ousadia de marcar um penálti ao Porto, mesmo fora de casa? E se esse atrevimento fosse nas Antas , então o árbitro seria morto. Os árbitros entravam a tremer a arbitrar um jogo do Porto, exceto se já tinham as contrapartidas no bolso. Foi um período negro de fartar vilanagem que a história desportiva não esquecerá.

    • Eu também acho que o pintinho tem razão !? Fica muito mais caro subornar árbitros e var, do que subornar só os árbitros.
      É preciso ter lata!
      Tenho muita pena do Pepe por vezes se “passar”. É um grande jogador, que eu admiro, mas emocionalmente é um desastre.

  2. O VAR é uma óptima ferramenta se fôr utilizada por pessoas que não tem os olhos pintados de vermelho, verde ou azul mas isso acontece em Portugal e em Espanha a vergonha é igual bem como em Inglaterra e noutros países.
    Solução possivel uma vez que os Senhores do VAR estão instalados no sofá e muitas das vezes só podem estar a dormir, é de pensar se a UEFA não deverá intervir e os senhores que estão no VAR, só sabem o jogo para que estão designados exatamente no momento em que o mesmo se vai iniciar mas com a certeza de que não será certamente um jogo do campeonato do seu País.
    Tanto pode estar no VAR dos jogos do nosso campeonato , alguem de França, Suécia, Suiça, Roménia, Bulgária ou qualquer outro País da Europa, assim como os árbitros Portugueses tanto podem analisar um jogo da Noruega, Irlanda , Eslováquia ou qualquer outro País da Europa com a excepção de Portugal.

  3. Este velho “ladrão” quando a sua equipa começa a fraquejar, salta logo a terreiro para apontar outros culpados. É uma estratégia que já tem décadas. Mas já não pega.

  4. Estes comentadores vermelhos sem vergonha esqueceram-se de comentar as notícias “Escutas revelam pagamentos do Benfica a jogadores do Vitória de Setúbal” e “Benfica suspeito de comprar penálti em “final europeia” com Moreirense. MP investiga” de há alguns dias atrás. Que são apenas as mais recentes de um rol que não tem fim das manobras de bastidores em que se baseia toda a génese a actuação desse cancro constituído clube. Deve ter falhado a internet lá no bairro.

  5. Sem facciosismos, só hoje 2ª feira soube que o Porto tinha perdido e vi por duas vezes o resumo na CNN. A única dúvida com que fiquei, e não conheço as regras disciplinares do futebol qb, é se no lance do 1º golo do Gil Vicente a falta é merecedora de cartão vermelho direto, porque penalti é certamente. Dos restantes lances não vejo em que é que o Porto se tem de queixar, pode é agradecer ao árbitro por não ter expulso o Pepe numa falta que facilmente podia ter resultado numa fratura da perna do jogador do Gil Vicente.

  6. Depois deste fim de semana e das notícias que davam conta de tentativa de compra de jogadores pelo clube do canário, concluo que o canário tem de ser campeão a qualquer custo. A verdade desportiva morreu.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.