/

Absolvido homem que atirou copo de cerveja a Alberto João Jardim

PSD Madeira / Flickr

Alberto João Jardim

Alberto João Jardim

O Tribunal de Santa Cruz, da Comarca da Madeira, absolveu esta sexta-feira o homem que, em setembro de 2012, atirou um copo de cerveja ao presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim.

Na leitura da sentença, o juiz considerou ter ficado provado que o arguido, um motorista de 43 anos, em setembro de 2012, na Festa da Uva, na freguesia do Porto da Cruz, “com sinais de ter ingerido bebidas alcoólicas” atirou um copo de material de plástico, contendo cerveja, que “atingiu” o governante na face.

Por estes actos acabou por ser acusado da prática de um crime de ofensa à integridade física qualifica e injúria agravada.

Jardim, que se constituiu assistente no processo, requereu a abertura de instrução, mas, em outubro de 2014, informou ter decidido retirar a queixa, depois do arguido lhe ter apresentado um pedido de desculpas.

Contudo, por se tratar de um crime de natureza pública, o MP “não prescindiu de inquirir as testemunhas que arrolara” e o julgamento decorreu na passada segunda-feira.

O motorista, que não prestou declarações nessa sessão, acabou por ser julgado por um crime de ofensa à integridade física simples e hoje o tribunal decidiu absolvê-lo.

A decisão do juiz, teve por base, entre outros elementos, os depoimentos prestados pelos agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) que efectuavam na altura a segurança pessoal de Alberto João Jardim e do secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira, Manuel António Correia.

O magistrado também referiu aspectos como o acto ter sido praticado quando o arguido estava “alterado” e o facto de não ter antecedentes criminais.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.