Aborígenes australianos são a civilização mais antiga da Terra

Um estudo genético aos indígenas australianos concluiu que este grupo constitui a civilização mais antiga da Terra, com mais de 50 mil anos.

Vários estudos sugeriam que houve duas migrações humanas modernas vindas de África – a primeira deu origem aos aborígenes e a segunda levou humanos para a Europa e para a Ásia.

No entanto, segundo o estudo recentemente publicado na Nature, só uma única população humana terá saído de África, há cerca de 72 mil anos, povoando aos poucos outros sítios.

“A nossa análise indicou que os papuas e os aborígenes australianos parecem ser descendentes de uma única onda de migração fora de África e têm com os europeus e os asiáticos um antepassado comum”, disse Vítor Sousa, um dos autores do estudo, ao Público.

Segundo a análise, os papuas (antepassados dos indígenas da Papua-Nova Guiné) e os aborígenes são descendentes de um grupo que se separou do resto da população humana há mais de 50 mil anos e se aventurou pelo mar, chegando ao continente australiano.

De acordo com os investigadores, antes de os humanos modernos se separarem pela Europa e pela Ásia, já os antepassados dos aborígenes australianos tinham colonizado aquele continente, o que significa que foram os primeiros a criar uma civilização.

Até há poucos milhares de anos, o nível médio do mar era mais baixo do que hoje e a Nova Guiné estava ligada à Austrália, por isso, antes dos continentes se separarem, as populações papua e aborígene divergiram entre si durante vários anos.

Para chegar a estas conclusões, a equipa internacional de cientistas, liderada por Eske Willerslev, da Universidade de Copenhaga, sequenciou os genomas de 25 papuas e de 83 aborígenes do grupo que fala Pama-Nyungan – que corresponde a 90% dos que habitam a Austrália.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …

Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19. Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os …

Vinícius perto do Tottenham de Mourinho

O avançado brasileiro deverá ser confirmado como reforço do Tottenham ainda esta quinta-feira, saindo do Benfica por empréstimo e com opção de compra que ronda os 40 milhões de euros. De acordo com o jornal Record, …

Navalny acusa Putin de estar por trás do seu envenenamento

O líder da oposição russa, que já deixou o hospital alemão onde estava a ser tratado, acusou o Presidente do país de ser a pessoa responsável pelo seu envenenamento. "Afirmo que Vladimir Putin está por trás …

Vírus está fora de controlo no Reino Unido, admitem peritos britânicos

Os especialistas britânicos de saúde pública admitem que o país está a ir na direção errada, à medida que o número de internamentos escala. Esta quarta-feira, os especialistas de saúde pública do Reino Unido admitiram que …

Soares reforça equipa que não venceu qualquer jogo na liga

Avançado brasileiro deixa o campeão português para representar uma equipa que ficou no último lugar do campeonato chinês deste ano. A mudança já era esperada e agora foi confirmada: Soares já não faz parte do plantel …

PJ investiga segunda morte no SEF do aeroporto de Lisboa. Espancamento de Ihor durou 20 minutos

A Polícia Judiciária está a investigar uma eventual segunda morte no Centro de Instalação Temporária além da de Ilhor Homenyuk, o ucraniano que morreu em março após agressões de três inspetores do Serviço de Estrangeiros …

Brexit. Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por lei polémica

A Comissão Europeia decidiu esta quinta-feira instaurar um procedimento de infração contra o Reino Unido por causa de uma proposta de lei controversa que anula parcialmente o Acordo de Saída do Reino Unido da União …

PCP levou 46 exigências para continuar em jogo. Já há um valor para o aumento do SMN na calha

Esta quarta-feira, o PCP levou debaixo do braço um longo caderno de encargos para o Orçamento do Estado para 2021. No topo das exigências está o aumento do salário mínimo e, para já, só há …

Emocionado, Luís Filipe Vieira diz que, se for eleito, será o seu último mandato

O presidente do Benfica afirmou, esta quarta-feira, que fará o seu último mandato à frente do clube encarnado, caso vença o ato eleitoral previsto para o final deste mês de outubro. Luís Filipe Vieira apresentou, esta …