Abatido pela polícia francesa radical islâmico que atacou esquadra

Polícias franceses balearam hoje mortalmente um homem que os atacou com uma faca, gritando “Allahu Akbar”, numa esquadra em Joue-les-Tours, no centro oeste do país, tendo já sido aberto um inquérito.

Segundo fonte próxima da investigação, a agressão faz lembrar o modo de agir defendido pelo Estado Islâmico (EI), ativo na Síria e no Iraque, para atacar forças da ordem.

O homem, armado com um facão, entrou na esquadra e feriu na cara um polícia que estava na recepção, assim como outros dois agentes, antes de ser abatido pelos polícias presentes, “que fizeram uso das suas armas de serviço”, precisou o Ministério do Interior de França, em comunicado.

O agressor, um francês nascido no Burundi em 1994, conhecido da polícia por delitos de direito comum, gritou “Deus é Grande” em árabe (“Allahu Akbar”), desde que entrou na esquadra até que foi morto, disse uma testemunha ligada à investigação, citada pela AFP, agência francesa de notícias.

A fonte disse que o homem não estava na lista da direcção-geral de segurança interna, embora o seu irmão fosse conhecido dos serviços, por posições radicais.

“A investigação pende para um atentado contra as forças da ordem motivado pelo islamismo radical”, disse a fonte. A secção antiterrorista da Procuradoria de Paris encarregou-se da investigação, disse fonte judiciária. Em causa pode estar uma tentativa de homicídio e formação de quadrilha, tudo ligado ao terrorismo.

O EI encoraja os candidatos à ‘jihad’, a guerra santa, a atacarem “infiéis”, militares, polícias e mesmo civis.

França é um dos alvos do EI pela participação nos ataques ao grupo, no Iraque.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Digam a verdade em suas reportagens dão News – Infieis = qualquer pessoa que nao sei islâmicas sejam eles policiais, militares e principalmente civis.

RESPONDER

Partiu o "mais humano dos deuses" quando tentava mudar de vida. 9 ambulâncias socorreram Maradona, mas foi em vão

A Argentina está em choque com a morte de Diego Armando Maradona. O coração de El Pibe não aguentou numa altura em que estava a tentar mudar de vida, com exercícios físicos, dieta e a …

Manter o ar de casa limpo pode reduzir a probabilidade de propagar covid-19

Além das precauções atualmente recomendadas, garantir que o ar em espaços interiores esteja o mais limpo possível também pode ajudar a reduzir a probabilidade de propagar o novo coronavírus. A grande maioria da transmissão do SARS-CoV-2 …

Navio australiano filma meteoro a desintegrar-se no céu da Tasmânia

O navio de pesquisa científica da CSIRO capturou imagens surpreendentes de um meteoro a desintegrar-se no oceano, muito perto da Tasmânia. Na quarta-feira, o navio de pesquisa científica da CSIRO capturou um meteoro a desintegrar-se no …

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …