Abanca terá pagado entre 230 e 260 milhões pelo EuroBic. Isabel dos Santos pode encaixar mais de 100 milhões

Manuel Araújo / Lusa

O valor oferecido pelo banco espanhol Abanca por 95% do Eurobic oscila entre 230 e 260 milhões de euros, avança esta quinta-feira o Jornal Económico.

De acordo uma fonte do setor financeiro, a oferta do Abanca sobre o EuroBic foi feita ao múltiplo de 0,45 vezes o price to book value. Segundo o Jornal Económico, o valor dos capitais próprios do EuroBic em setembro de 2019, era de 557,67 milhões de euros, sendo que 45% disso resulta em 251 milhões de euros.

Como o Abanca só pagou 95%, o valor da oferta totaliza 238,4 milhões. Porém, como o valor da situação líquida no fim do ano deve ter subido para 600 milhões de euros, 45% desse valor soma 270 milhões de euros. Neste caso, 95% do valor oferecido soma 256,5 milhões. Este valor terá de ser confirmado depois da due-dilligence que o banco irá fazer e que deverá demorar no máximo 40 dias.

Este cálculo do Jornal Económico considera o capital próprio, recorrendo ao método de avaliação comum no mercado de capitais, o price to book vakue – o valor atribuído pelos investidores em função dos capitais próprios. O rácio aplicado na oferta do Abanca considera o rácio a que está a transacionar o único banco português a negociar na bolsa de Lisboa, o BCP, de 0,45 vezes.

Com base nesse intervalo, os 42,5% de Isabel dos Santos no EuroBic podem render à empresária um encaixe entre os 101,32 milhões e os 109 milhões. Ainda não se sabe para onde irá este encaixe, uma vez que as contas da empresária em Portugal estão arrestadas.

Em Angola, além de contas bancárias, os bens da empresária também foram alvo de arresto. Em Portugal, não estão arrestados bens de Isabel dos Santos, nomeadamente as participações que detém em empresas.

O Abanca fechou oficialmente esta segunda-feira o acordo para a compra de 95% das ações do banco EuroBic, após a empresária angolana Isabel dos Santos ter colocado a sua posição no banco português à venda, na sequência do caso Luanda Leaks. Não foram revelados valores.

O banco espanhol já tinha admitido o interesse na entidade liderada pelo ex-ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos. Os espanhóis queriam controlar pelo menos 75% do capital. Agora, com o anúncio da compra de 95% do capital do banco, confirma-se que os outros acionistas da instituição, em especial Fernando Teles, parceiro de Isabel dos Santos que controlava 37,5%, também terão vendido as suas posições.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Marcelo promulga diploma sobre sistema nacional de gás (mas alerta para os custos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma que estabelece o funcionamento do sistema nacional de gás, mas chamou à atenção para as observações do regulador, nomeadamente quanto aos custos …

UE avança com sanções contra Bielorrússia. Candidata da oposição apela a "massivas manifestações"

Os chefes de diplomacia da União Europeia (UE) acordaram esta sexta-feira impor sanções ao regime de Minsk na sequência das eleições presidenciais de domingo passado, visando os responsáveis pela alegada fraude nos resultados e pela …

Estratégia para abrandar envelhecimento pode estar escondida nos golfinhos

Uma equipa de investigadores está a estudar o envelhecimento em golfinhos da marinha norte-americana para tentar aprender estratégias para aplicar em humanos. Como os golfinhos envelhecem de maneira semelhante aos humanos, uma equipa de investigadores está …

Anãs negras, explosões na escuridão e um grito final. Astrónomo explica como o Universo vai acabar

Há muito tempo que os astrónomos estudam como será o fim do cosmos. Um novo estudo concluiu que o Universo dará um último grito antes de tudo escurecer para sempre. As leis conhecidas da física sugerem …

A NASA tem estado a disparar lasers para a Lua. Finalmente, recebeu uma resposta de volta

A NASA esteve nos últimos anos a disparar raios laser em direção ao Lunar Reconnaissance Orbiter, nave que está desde 2009 em órbita da Lua. Agora, pela primeira vez, o satélite respondeu. O Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) …

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …