Não há duas sem três… e espera-se que à terceira seja de vez. Depois de duas tentativas fracassadas, a SpaceX, do norte-americano Elon Musk, vai voltar a lançar, esta quarta-feira, o “foguetão mais poderoso de sempre”.
Esta quarta-feira, quando forem 12h00 em Lisboa, a SpaceX de Elon Musk voltará a (tentar) lançar o “super-foguetão” Starship, depois de duas tentativas falhadas.
Musk tem o sonho de levar astronautas até à Lua e Marte, através do Starship – “o foguetão mais poderoso de sempre”, como lhe chama.
No entanto, o “poderoso” foguetão tem fracassado nos seus ensaios: no primeiro, em abril do ano passado, o foguetão explodiu poucos minutos após a descolagem; na segunda tentativa, em novembro, voltou a acontecer o mesmo.
No último lançamento, a Administração Federal de Aviação (FAA) norte-americana exigiu 63 correções à SpaceX, em relação ao primeiro – mas, mesmo assim, houve coisas que falharam.
Apesar de tudo, o segundo lançamento foi um pouco mais duradouro, tendo inclusivamente sido ultrapassada a linha de Kármán – que marca o início do espaço. Poré, a salvaguarda de autodestruição foi depois ativada, já que a nave parou de enviar dados.
A empresa sabe que esta terceira tentativa, provavelmente, voltará a ter falhas, mas é no erro que a SpaceX aprende e evolui.
O grande objetivo da empresa aeroespacial é testar mecanismos que garantam segurança e fiabilidade em futuras missões de longo alcance com humanos.
A SpaceX anunciou que vai estar com transmissão em direto, nos seus canais online, a partir das 11h30, em Lisboa, e 07h30 locais, na Starbase da SpaceX no Texas, Estados Unidos da América.
A poluição sonora e ambiental volta a ser preocupação para a vizinhança, que tem visto e ouvido o “impacto” das explosões dos lançamentos anteriores.