“Foguetão mais poderoso de sempre” volta a ser lançado pela SpaceX de Elon Musk

SpaceX

Nave espacial Starship da SpaceX na plataforma de lançamento

Este sábado, a SpaceX do magnata norte-americano Elon Musk tentará lançar, pela segunda vez, o super-foguetão Starship – considerado o “mais poderoso de sempre”.

Será desta? A SpaceX faz, este sábado, o segundo teste do foguetão Starship.

Em abril, o primeiro ensaio terminou com uma explosão, após um voo que não chegou a durar cinco minutos.

O lançamento está previsto para as 8h locais (13h de Lisboa) e terá transmissão em direto no canal de YouTube da NASASpacefilght, a partir da da Starbase da SpaceX, no Texas (EUA).

O plano da missão do Starship é voar durante 90 minutos e depois fazer uma descida controlada, aterrando ao largo da costa do Havai.

Caso o teste corra bem, Elon Musk dá um passo crucial no seu sonho de, através do Starship, levar astronautas até à Lua e Marte: “Este é um momento decisivo para o futuro das viagens espaciais”, disse Musk, citado pela New Scientist.

“Estamos a um passo de revolucionar o transporte espacial com este foguetão”, afirmou Musk sobre o Starship, que mede 120 metros e pode transportar até 100 passageiros.

O que correu mal no primeiro ensaio?

No lançamento inicial, em abril, o foguetão conseguir atingit 40 quilómetros, mas depois… explodiu.

A SpaceX atribuiu o fracasso a uma fuga de propulsor no foguetão de reforço.

A Administração Federal de Aviação (FAA) norte-americana exigiu 63 correções à SpaceX, centradas, fundamentalmente, na prevenção de fugas, redesenho da plataforma de lançamento e em revisões de design.

De acordo com a New Scientist, a SpaceX já introduziu um novo sistema de separação de estágios quentes, controlo de impulso e reforço da plataforma de lançamento, recebendo aprovação da FAA para este segundo lançamento.

Ainda assim, nem todos os riscos terão sido eliminados. Musk estima uma chance de sucesso de 60%, reconhecendo a possibilidade de falhas, que ele denomina de “desmontagens rápidas não controladas”.

Vizinhança preocupada

O impacto do lançamento anterior, a poluição sonora e ambiental – com a propagação de detritos por uma vasta área – assustou levantou preocupações à vizinhança.

Os residentes já foram avisados de que amanhã o “barulho ensurdecedor” voltará, mas agora – espera-se… – sem explosões.

A SpaceX garantiu, para este segundo ensaio, que levou a cabo melhorias na plataforma de lançamento, para mitigar os riscos.

Um eventual fracasso do novo lançamento poderá despoletar outra investigação da FAA, atrasando quaisquer ensaios e objetivos futuros de Elon Musk – até que a SpaceX consiga demonstrar segurança e fiabilidade.

A FAA já avisou que, se este ensaio falhar, iniciará uma nova investigação e apertará o cerco à SpaceX. “Não haverá um terceiro lançamento sem garantias de segurança”, assegurou um porta-voz da FAA, citado pela New Scientist.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.