“A teoria de tudo” e “Boyhood” repartem prémios Bafta

Universal Pictures

The Theory of Everything

The Theory of Everything

O filme “Grand Budapest Hotel”, de Wes Anderson, venceu cinco prémios Bafta, de cinema do Reino Unido, mas os principais galardões foram repartidos entre “A teoria de tudo” e “Boyhood: Momentos de uma vida”.

Numa cerimónia realizada no Royal Opera House, en Londres, “Boyhood: Momentos de uma vida“, que acompanha a história de uma família ao longo de 12 anos, foi eleito o melhor filme e Richard Linklater o melhor realizador.

O terceiro Bafta do filme foi para Patricia Arquette como melhor atriz secundária.

Grand Budapest Hotel” liderava a edição deste ano com onze nomeações, mas acabou por arrecadar cinco prémios, entre os quais o de melhor argumento original, banda sonora e três categorias técnicas.

A noite foi ainda de derrota para “Birdman (ou a inesperada virtude da ignorância)”, de Alejandro González Iñárritu, um dos favoritos aos Óscares. Das dez nomeações para os Bafta, recebeu apenas um prémio, de melhor fotografia, para Emmanuel Lubezki.

O filme “A teoria de tudo“, de James Marsh, sobre o físico Stephen Hawking, conquistou o Bafta de melhor película britânica, de melhor ator, pela interpretação de Eddie Redmayne, e de melhor argumento adaptado.

O próprio Stephen Hawking, de 73 anos, esteve na cerimónia e entregou o Bafta de “Melhores efeitos especiais” ao filme “Interstellar“, de Christopher Nolan.

Julianne Moore recebeu o prémio de melhor atriz principal pela interpretação de uma mulher que descobre ter Alzheimer, em “O meu nome é Alice“.

Whiplash – Nos limites“, sobre a relação tirânica entre um professor de bateria e o seu aluno, valeu a J.K. Simmons o Bafta de melhor ator secundário. O filme recebeu ainda os prémios de melhot montagem e melhor som.

O filme polaco “Ida“, de Pawel Pawlowsky, que soma mais de 50 galardões internacionais e está nomeado para os Óscares, recebeu o Bafta de melhor filme em língua não inglesa.

Os Bafta, que cumpriram a 68ª. edição, são os prémios atribuídos anualmente pela Academia de Cinema do Reino Unido.

/Lusa
PARTILHAR

RESPONDER

Trocar garrafas de plástico por descontos só será possível em março

O projeto-piloto para o depósito de garrafas de plástico a troco de talões de desconto nos supermercados estava previsto arrancar em janeiro. Porém, o atraso em desbloquear fundos de financiamento pode empurrar o arranque para …

Depressão Glória. Quedas de árvores, falhas de eletricidade e um ferido grave

A depressão Glória já provocou várias quedas de árvores, falhas na eletricidade e um ferido grave. Coimbra, Viseu e Castelo Branco são os distritos mais afetados. "O concelho mais afetado, neste momento, é Coimbra", afirmou o …

Ministério Público contratou ex-agente da PJ para analisar contas da Operação Tutti Frutti

As contas do caso Tutti-Frutti foram entregues a Edígio Cardoso, antigo diretor da Unidade de Perícia Financeira e Contabilística (UPFC) da Polícia Judiciária, reformado há mais de um ano. A investigação do caso Tutti-Frutti iniciou-se em …

Reconstruções em Pedrógão. Gulbenkian exige indemnização de meio milhão por suspeita de ilegalidades

A Fundação Calouste Gulbenkian exige uma indemnização de meio milhão de euros por ilegalidades na reconstrução de casas de Pedrógão. Estão em causa cinco habitações. A fundação Calouste Gulbenkian exige uma indemnização de meio milhão de …

Austrália. Depois dos incêndios, chega o granizo (e já está a provocar estragos)

A Austrália está a recuperar dos enormes incêndios dos últimos meses. No entanto, a costa oriental do país debate-se agora com chuvas intensas que tem provocado inúmeras inundações. As fortes chuvas que caíram esta segunda-feira proporcionaram …

Taxa sobre produtos poluentes rendeu 200 milhões em dois anos

A taxa aplicada sobre produtos poluentes - plástico, cartão, embalagens de vidro, entre outros -, rendeu ao Estado português 199,6 milhões de euros em dois anos, avança o Jornal de Notícias esta segunda-feira. O valor, arrecadado …

"Mito sem sentido". Santos Silva rejeita que Portugal seja "amigo especial" da China

O ministro dos Negócios Estrangeiros rejeitou, em entrevista ao Financial Times, que Portugal esteja a desenvolver uma dependência problemática relativamente à China. É um "mito sem sentido", defendeu Augusto Santos Silva. O governante falou ao …

Justiça espanhola liga ex-ministro a alegado caso de corrupção. António Vitorino nega

A Justiça espanhola diz que o ex-ministro socialista se terá apropriado de 35 milhões de euros da petrolífera estatal venezuelana PDVSA. António Vitorino nega. A justiça espanhola alega que uma sociedade de António Vitorino, antigo ministro …

Há um obstáculo que pode travar a primeira condenação de Salgado

Ricardo Salgado foi condenado a pagar 4 milhões de euros e proibido de ser banqueiro nos próximos dez anos. No entanto, ainda há um último obstáculo que pode travar a sua condenação. O Tribunal Constitucional rejeitou …

Diplomatas portugueses salvaram entre 60 mil e 80 mil vidas durante a II Guerra Mundial

Os diplomatas portugueses terão salvo entre 60 mil a 80 mil refugiados do regime nazi, maioritariamente judeus, durante o período da II Guerra Mundial, estimou a historiadora Irene Flunser Pimentel em entrevista à agência Lusa. Além …