As pontes existem de todas as formas e feitios, mas nem todas se podem “orgulhar” de deter dois títulos: ponte mais longa e segunda ponte mais longa do mundo. É o caso da Grande Ponte Danyang-Kunshan, na China.
De acordo com o IFL Science, formando parte do caminho de ferro de alta velocidade Pequim-Xangai, a Grande Ponte Danyang-Kunshan liga Xangai e Nanjing.
Esta ponte, considerada a mais longa do mundo, estende-se por 164,8 quilómetros e atravessa arrozais, lagos, rios e até cidades.
Esta estrutura está posicionada ao longo do rio Yangtze desde a sua foz em Xangai e tem uma altura média de 100 metros, mas, como foi concebida para permitir que os navios passem por baixo dela, algumas áreas da ponte têm uma altura livre de 150 metros.
Devido ao seu comprimento e às diferenças de terreno por baixo da ponte, esta é tecnicamente um viaduto e uma ponte estaiada em diferentes secções.
Os viadutos são caracterizados como pontes que são suportadas por uma série de torres ou arcos por baixo da ponte, enquanto as pontes estaiadas são suportadas por cabos diagonais, de tensão reta, que partem de torres por cima da ponte.
A Grande Ponte Danyang-Kunshan é tão longa que uma sub-secção da ponte, conhecida como viaduto Langfang-Qingxian, pode mesmo ser considerada a segunda ponte mais longa do mundo, com um comprimento de 114 quilómetros.
A conclusão da Grande Ponte Danyang-Kunshan em 2011, após apenas quatro curtos anos de construção, transformou as viagens de comboio na região, reduzindo uma viagem de 4 horas e 30 minutos de Nigbo a Jiaxing para apenas 2 horas de comboio.
Com um custo de construção de 8,5 mil milhões de dólares, ou seja, 51 milhões de dólares por quilómetro. Toda a ponte é composta por centenas de milhares de toneladas de aço e é suportada por cerca de 11 500 pilares de betão.
Só uma secção da ponte utiliza 2000 pilares para atravessar o lago Yangcheng em Suzhou.
Apesar da sua construção relativamente rápida, a ponte foi construída para resistir a uma série de catástrofes naturais que afetam a região, tais como terramotos e tufões, e está equipada para suportar um impacto direto de 300 000 toneladas de um navio da marinha.
A vida útil estimada da ponte é superior a 100 anos.
A ponte não só melhorou o funcionamento dos transportes públicos na região, como também se tornou uma atração turística por direito próprio, com pessoas que viajam de todo o mundo para a apreciar as vistas pitorescas desta viagem de comboio surpreendentemente curta.
Olá,
A conta não fecha… Ou não entendi o que está sendo noticiado.
*Com um custo de construção de 8,5 milhões de dólares, ou seja, 51 milhões de dólares por quilómetro.*
O custo total é menor que o custo por quilômetro.
Errar é humano! No 8,5 devia ser biliões, nao milhões. Mas posso estar enganado, não percebo patavina de finanças. Dinheiro nas minhas mãos é agua, escorre por entre os dedos!
Caro leitor,
Obrigado pelo reparo, está corrigido.