Sabia que pode pedir à polícia para lhe vigiar a casa durante as férias, de forma gratuita? Milhares de casas em todo o país são vigiadas durante o verão.
As operações Verão Seguro e Residência Segura, da Guarda Nacional Republicana (GNR), e Operação Férias, da Polícia de Segurança Pública (PSP) têm sido um descanso para milhares de portugueses.
A polícia está a vigiar gratuitamente a casa de milhares de portugueses durante as férias-
De acordo com os Relatórios Anuais de Segurança Interna (RASI), detalhados pelo Jornal de Notícias, entre 2021 e 2023, as autoridades vigiaram 7.715 casas.
O serviço está disponível entre 15 de junho e 15 de setembro, é gratuito e não tem filas de espera – e toda a gente tem direito.
O pedido deve ser feito no portal de serviços públicos do Governo de Portugal.
Quem se inscrever no programa terá uma patrulha de polícias junto da área de residência, que se responsabiliza pela vigilância da casa.
Como é referido na página do Verão Seguro, o grande objetivo é ajudar o cidadão a desfrutar das férias tranquilamente quando se encontra fora da sua residência.
Mas há cuidados que os proprietários devem ter sempre, antes de irem de férias, e que não estão tão dependentes da polícia.
Ao JN, Sérgio Soares, porta-voz da PSP, deixa algumas recomendações, para evitar furtos durante os períodos de férias, como, por exemplo, fechar janelas e persianas e não mostrar, nas redes sociais, que se está ausente.
‘Fosga-se’! Então arriscava-me a ser mais um a estar ‘sinalizado’ que seria na mesma assaltado durante as férias… mal por mal, antes a surpresa para todos!