/

Mais uma loucura de Musk: o novo Roadster vai fazer dos 0 aos 100 em apenas um segundo

1

Tesla

O novo Tesla Roadster será capaz de ir dos 0 aos 100 km/h em apenas 1 segundo, anunciou Elon Musk. O CEO da Bugatti, Mate Rimac, diz que é tecnicamente é possível, mas pode obrigar a alguns compromissos de design.

O CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou mais uma promessa ambiciosa: o novo Roadster da construtora norte-americana de veículos elétricos vai acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas um segundo.

O anúncio foi feito numa publicação no X-Twitter, na semana passada, na qual Musk revela que a Tesla tinha “aumentado radicalmente os objetivos de design para o novo Tesla Roadster. 0-60mph < 1 sec. E isso é a parte menos interessante”, escreve Musk.

Demorar apenas um segundo a atingir uma velocidade de 60 milhas por hora, ou cerca de 100 km/h, representaria um novo recorde mundial, diz o Insider. Mas, embora impressionantes, estes números são tecnicamente viáveis, considera Mate Rimac, fundador e CEO da Bugatti Rimac.

O próprio carro desportivo elétrico da Rimac, o Nevera, detém atualmente o recorde de aceleração de 0 a 100 km/h para um carro de produção, estabelecido o ano passado em  1,71 segundos. O desportivo da marca croata bateu então 22 recordes em diferentes categorias, noticiou na altura a Road & Track.

Seria possível, com propulsores“, explicou Rimac em resposta a um comentário no Facebook numa foto do motor do novo desportivo Chiron da Bugatti. “Fizemos a simulação.”

No entanto, diz o empresário croata, conseguir uma aceleração tão grande com propulosores representa alguns desafios.  “O problema é que se libertamos o ar em 2-3 segundos, depois ficamos com muito peso morto a ser transportado — tanques, compressor, válvulas, bicos, etc”.

No entanto,  usar propulsores “é realmente o único caminho a seguir”, diz Rimac, uma vez que os métodos alternativos de aceleração, como a tecnologia de ventoinhas de sucção, seriam impraticáveis.

Embora alguns carros desportivos tenham incorporado ventoinhas de sucção, Rimac descartou esta abordagem devido ao peso do Roadster e ao “massivo” equipamento necessário.

Nas especificações do novo Roadster, a Tesla anuncia que o seu desportivo elétrico deverá atingir os 100 km/h em 1,9 segundos, valor que ainda está no site da empresa.

Segundo Elon Musk, que não deu detalhes sobre a forma como o Roadster seria montado para conseguir bater o recorde de Rimac, o design de produção da segunda geração do Tesla Roadster está completo. A espera apresentar o veículo até ao fim do ano, e entregar os primeiros modelos de produção em 2025.

“Acho que a apresentação do novo Roadster em potencial para ser a demonstração de produto mais alucinante de todos os tempos“, acrescentou o também CEO da SpaceX, Solar Cities e X-Twitter.

Não é a primeira vez que o CEO da Tesla faz grandes promessas. A Tesla enfrentou críticas no ano passado, depois de a sua Cybertruck ter sido criticada por não cumprir muitas das especificações anunciadas — incluindo autonomia e preço.

Mas a verdade é que, quando há 21 anos Elon Musk fundou a Tesla Motors com a proposta revolucionária de construir carros elétricos tão velozes como os seus primos de combustão, mas com uma autonomia comparável, meio mundo achou que o visionário empresário estava totalmente louco.

E, no entanto, eles andam por aí.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.