A NASA reinventou a roda

O Glenn Research Center, da agência espacial norte-americana NASA, anunciou a criação de um pneu praticamente indestrutível. É feito de uma liga de titânio e níquel, e tem memória.

O novo pneu superelástico da NASA é tão revolucionário, que os seus criadores já lhe chamaram a “reinvenção da roda“. Após anos de testes, que incluíram a recente visita de um carro-robô a Marte, o Superelastic Tire foi finalmente apresentado .

Desde meados da década passada que uma equipa de investigadores da NASA, sob o comando do engenheiro Vivake Asnani, trabalham numa roda de grande durabilidade que os veículos das missões espaciais possam usar.

Com esta “nova” roda, acabou definitivamente o uso da borracha e de uma câmara de ar como nos pneus clássicos que conhecemos. Em compensação, a malha deste material é extremamente resistente, com uma grande capacidade de adaptação a diferentes terrenos e, principalmente, um grande durabilidade.

“O resultado é um pneu que pode suportar uma deformação excessiva sem danos permanentes”, explica um porta-voz do Glenn Research Center ao apresentar a invenção.

Roda em qualquer terreno

A principal característica do Superelastic Tire é a “memória de formato” da malha metálica, que permite uma adaptação a qualquer tipo de terreno e um posterior retorno ao estado original. É o primeiro pneu verdadeiramente resiliente ao terreno.

Os testes mostraram que a nova roda pode passar por cima de grandes rochas na estrada, ou num terreno muito arenoso, sem perder tracção. “Estas ligas com memória de formato são capazes de sofrer uma deformação reversível de até 10%”, dizem os cientistas. Outros materiais têm uma capacidade de deformação de 0,3 a 0,5%

Além disso, o novo produto promete uma melhoria na capacidade de carga de um veículo, e torna também o eixo das rodas mais leve – o que diminui o peso do automóvel, permitindo uma maior economia de combustível.

Até agora, não há estimativa de quanto poderá custar o novo pneu, pois o protótipo requer adaptações aos veículos existentes. Mas os cientistas consideram que a nova invenção é “uma alternativa viável” aos pneus que usamos – há mais de um século.

ZAP // Ciberia / NASA

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente.
    Vamos ver quando o WRC o adoptar, nos pisos enlameados o poeirentos.
    E já agora, como se comporta em piso molhado, numa curva, a 80Km/h ?
    Pena só menos de 1% dos protótipos chegarem à produção em série.

RESPONDER

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …

CV30. O poderoso anticorpo descoberto por cientistas que dá luta ao novo coronavírus

Investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, descobriram um potente anticorpo, encontrado no sangue de um recuperado de covid-19, que interfere com a superfície espinhosa do novo coronavírus, fazendo com que partes …

Igreja flutuante "nasceu" num canal de Londres

A Denizen Works recentemente concluiu uma igreja flutuante pouco ortodoxa em Londres, no Reino Unido. O projeto tem um novo teto que pode ser baixado ou levantado conforme as necessidades. Batizado de Génesis em homenagem ao …

Compostos de alga vermelha da costa de Peniche eficazes no tratamento do cancro

A alga vermelha “Sphaerococcus coronopifolius” da costa de Peniche possui compostos com atividade antitumoral que podem contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos ou potenciar o efeito de fármacos de combate ao cancro já existentes, …