A NASA reinventou a roda

O Glenn Research Center, da agência espacial norte-americana NASA, anunciou a criação de um pneu praticamente indestrutível. É feito de uma liga de titânio e níquel, e tem memória.

O novo pneu superelástico da NASA é tão revolucionário, que os seus criadores já lhe chamaram a “reinvenção da roda“. Após anos de testes, que incluíram a recente visita de um carro-robô a Marte, o Superelastic Tire foi finalmente apresentado .

Desde meados da década passada que uma equipa de investigadores da NASA, sob o comando do engenheiro Vivake Asnani, trabalham numa roda de grande durabilidade que os veículos das missões espaciais possam usar.

Com esta “nova” roda, acabou definitivamente o uso da borracha e de uma câmara de ar como nos pneus clássicos que conhecemos. Em compensação, a malha deste material é extremamente resistente, com uma grande capacidade de adaptação a diferentes terrenos e, principalmente, um grande durabilidade.

“O resultado é um pneu que pode suportar uma deformação excessiva sem danos permanentes”, explica um porta-voz do Glenn Research Center ao apresentar a invenção.

Roda em qualquer terreno

A principal característica do Superelastic Tire é a “memória de formato” da malha metálica, que permite uma adaptação a qualquer tipo de terreno e um posterior retorno ao estado original. É o primeiro pneu verdadeiramente resiliente ao terreno.

Os testes mostraram que a nova roda pode passar por cima de grandes rochas na estrada, ou num terreno muito arenoso, sem perder tracção. “Estas ligas com memória de formato são capazes de sofrer uma deformação reversível de até 10%”, dizem os cientistas. Outros materiais têm uma capacidade de deformação de 0,3 a 0,5%

Além disso, o novo produto promete uma melhoria na capacidade de carga de um veículo, e torna também o eixo das rodas mais leve – o que diminui o peso do automóvel, permitindo uma maior economia de combustível.

Até agora, não há estimativa de quanto poderá custar o novo pneu, pois o protótipo requer adaptações aos veículos existentes. Mas os cientistas consideram que a nova invenção é “uma alternativa viável” aos pneus que usamos – há mais de um século.

ZAP // Ciberia / NASA

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente.
    Vamos ver quando o WRC o adoptar, nos pisos enlameados o poeirentos.
    E já agora, como se comporta em piso molhado, numa curva, a 80Km/h ?
    Pena só menos de 1% dos protótipos chegarem à produção em série.

RESPONDER

"É contra a vontade de Deus". Família que se recusou a pagar impostos é condenada na Austrália

Uma família cristã australiana recusou-se a pagar impostos, alegando que é "contra a vontade de Deus". Em tribunal, o juiz obrigou a pagar 1,3 milhões de euros. Em 2017, na Tasmânia, uma família cristã não pagou …

David guardou uma pedra durante anos pensando que era ouro. Afinal, era bem mais raro que isso

Em 2015, David Hole estava a explorar Maryborough Regional Park, perto de Melbourne, na Austrália. Com um detetor de metais, descobriu algo fora do comum: uma rocha avermelhada muito pesada que repousava em argila amarela. Maryborough …

Quadro roubado por soldado nazi é devolvido a museu de Florença

O quadro de natureza-morta tinha sido roubado do museu por um soldado nazi como um presente para a sua esposa. Agora, o quadro foi devolvido ao museu pelos alemães. Um soldado nazi em retirada de Itália …

Um segundo. Foi o tempo que a Inteligência Artificial precisou para resolver um cubo mágico

Investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram o DeepCubeA, um algoritmo capaz de resolver o desafio do Cubo de Rubik em pouco mais do que um segundo.  De acordo com a equipa de investigadores …

Investigação revela que ibuprofeno tem efeitos anticancerígenos

O anti-inflamatório ibuprofeno tem efeitos anticancerígenos sobretudo no cancro do colón, inibindo o crescimento de células malignas, revela uma investigação do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA). Investigadores do INSA, associados ao Instituto de …

Um pôr do sol apareceu "dividido ao meio" nos EUA

https://vimeo.com/349103840 Recentemente, um efeito ótico incomum fez o pôr do sol assemelhar-se a uma imagem numa tela dividida, mostrando dois céus muito diferentes lado a lado. No lado direito da foto há um horizonte saturado de tons …

Turistas fizeram café em Veneza. Foram multados em 950 euros e convidados a abandonar a cidade

Dois turistas alemães foram multados por fazerem um café nos degraus da famosa ponte Rialto, em Veneza. Depois, tiveram de deixar a cidade, segundo as autoridades municipais. Os dois turistas de Berlim, com idades entre 32 …

Merkel admite: Greta Thunberg teve influência nas novas medidas alemãs pelo ambiente

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta sexta-feira que o seu governo decidiu ser mais ambicioso nas medidas contra as alterações climáticas como resposta à mobilização e marchas pelo ambiente de crianças e adolescentes inspirados …

Google paga prémios até centenas de milhares de euros para descobrir bugs

A Google aumentou o valor dos prémios que oferece a quem descobrir bugs nos seus produtos e serviços. Alguns dos prémios podem mesmo chegar aos milhares de euros. Ganhar dinheiro ao descobrir bugs é algo desconhecido …

Identificado suspeito do incêndio no estúdio de animação no Japão. Queixa-se de plágio

Esta quinta-feira, um incêndio no estúdio de animação KyoAni provocou 33 mortos e 35 feridos. Confirmadas as suspeitas de que o desastre resultara de fogo posto e que o autor usara gasolina para propagar as …