/

A mulher que disparou contra Mussolini ficou esquecida durante décadas. A Irlanda quer mudar isso

2

Italian Ministry of the Interior

Violet Gibson

Apenas quatro pessoas conseguiram lançar tentativas de assassinato bem-sucedidas contra Benito Mussolini, o ditador fascista que trouxe Itália para a II Guerra Mundial e inspirou Adolf Hitler. Destas, apenas a anglo-irlandesa Violet Gibson chegou perto de ter sucesso. 

Violet Gibson, de 50 anos, chegou às manchetes em 7 de abril de 1926, quando disparou contra Benito Mussolini e quase alterou o curso da História para sempre. Contudo, nos anos após o ataque, Gibson foi enviada para um asilo e este evento foi quase esquecido.

Quase um século depois, o país natal de Gibson, a Irlanda, quer reconhecer o seu legado, de acordo com a BBC.  A Câmara Municipal de Dublin aprovou recentemente uma moção dando a aprovação inicial para a instalação de uma placa em homenagem a Gibson. 

As autoridades estão a considerar a sua casa de infância no bairro Merrion Square, em Dublin, como um potencial local para o memorial.

Nascida em 1876, Gibson vinha de uma família rica chefiada pelo seu pai, Lord Ashbourne, uma figura judicial sénior na Irlanda. Quando jovem, segundo o Irish Post, serviu como debutante na corte da Rainha Vitória.

Crescendo entre Dublin e Londres, Gibson era uma criança que sofria de doenças físicas e mentais – o que era então denominado “histeria”.

Com 20 e poucos anos, converteu-se ao catolicismo. Mais tarde, mudou-se para Paris para trabalhar para organizações pacifistas. Foram as apaixonadas crenças políticas e religiosas de Gibson que a levaram a tentar assassinar o ditador italiano em abril de 1926.

No dia do tiroteio, Mussolini acabava de fazer um discurso numa conferência de cirurgiões em Roma. O ditador estava a caminhar pela Piazza del Campidoglio, uma praça no topo do Monte Capitolino da cidade italiana, quando Gibson – uma mulher pequena e “desgrenhada” – ergueu uma arma e disparou contra ele à queima-roupa.

Wikimedia

O ditador italiano Benito Mussolini

Dois eventos casuais impediram Gibson de ter sucesso. Primeiro, Mussolini virou a cabeça para olhar para um grupo de estudantes que cantavam uma música em sua homenagem. Isso fez com que a bala atingisse a ponta do nariz em vez de acertá-lo no rosto. Em segundo lugar, embora Gibson tenha disparado outra bala, esta alojou-se na pistola.

Gibson foi arrastada para o chão por uma multidão e a polícia escoltou-a antes que os espetadores se pudessem vingar.

Horas depois do atentado, Mussolini reapareceu em público, com um penso no nariz.

De acordo com Frances Stonor Saunders, historiadora britânica que escreveu o livro “The Woman Who Shot Mussolini”, citada pelo The World, Mussolini ficou com vergonha de ter sido ferido por uma mulher.

“Ele era muito misógino, assim como todo o regime fascista”, disse. “Ficou chocado ao ser baleado por uma mulher. E ficou chocado ao ser baleado por uma estrangeira. Foi uma espécie de lesão ao seu grande ego”.

Gibson foi deportada para Inglaterra, onde os médicos a declararam louca. A sua família concordou em colocá-la num asilo para doentes mentais em Northampton. Enquanto estava presa, Gibson escreveu cartas a implorar pela sua libertação. As missivas, que eram dirigidas a pessoas como Winston Churchill e a princesa – agora rainha – Elizabeth, nunca foram enviadas.

Gibson ficou trancada até à sua morte aos 79 anos em 1956. Apesar de nenhum membro da família ter comparecido ao funeral, os parentes sobreviventes de Gibson expressaram o seu apoio a uma placa em sua homenagem.

“Agora é hora de trazer Violet Gibson aos olhos do público e dar-lhe um lugar de direito na história das mulheres irlandesas e na história da nação irlandesa e do seu povo”, disse o conselheiro de Dublin Mannix Flynn.

A história de Gibson atraiu a atenção internacional pela primeira vez em 2014, quando a jornalista Siobhán Lynam produziu um documentário de rádio que trouxe a sua vida notável para um público mais amplo. O programa baseou-se no livro de Stonor Saunders.

O marido da jornalista, Barrie Dowdall, está atualmente a exibir um documentário baseado na vida de Gibson em festivais internacionais de cinema.

Maria Campos, ZAP //

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 Comments

  1. Como podem existir 4 tentativas de assassinato bem-sucedidas? Uma tentativa bem-sucedida é um assassinato, caso contrário é uma tentativa falhada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.