A mulher que disparou contra Mussolini ficou esquecida durante décadas. A Irlanda quer mudar isso

Italian Ministry of the Interior

Violet Gibson

Apenas quatro pessoas conseguiram lançar tentativas de assassinato bem-sucedidas contra Benito Mussolini, o ditador fascista que trouxe Itália para a II Guerra Mundial e inspirou Adolf Hitler. Destas, apenas a anglo-irlandesa Violet Gibson chegou perto de ter sucesso. 

Violet Gibson, de 50 anos, chegou às manchetes em 7 de abril de 1926, quando disparou contra Benito Mussolini e quase alterou o curso da História para sempre. Contudo, nos anos após o ataque, Gibson foi enviada para um asilo e este evento foi quase esquecido.

Quase um século depois, o país natal de Gibson, a Irlanda, quer reconhecer o seu legado, de acordo com a BBC.  A Câmara Municipal de Dublin aprovou recentemente uma moção dando a aprovação inicial para a instalação de uma placa em homenagem a Gibson. 

As autoridades estão a considerar a sua casa de infância no bairro Merrion Square, em Dublin, como um potencial local para o memorial.

Nascida em 1876, Gibson vinha de uma família rica chefiada pelo seu pai, Lord Ashbourne, uma figura judicial sénior na Irlanda. Quando jovem, segundo o Irish Post, serviu como debutante na corte da Rainha Vitória.

Crescendo entre Dublin e Londres, Gibson era uma criança que sofria de doenças físicas e mentais – o que era então denominado “histeria”.

Com 20 e poucos anos, converteu-se ao catolicismo. Mais tarde, mudou-se para Paris para trabalhar para organizações pacifistas. Foram as apaixonadas crenças políticas e religiosas de Gibson que a levaram a tentar assassinar o ditador italiano em abril de 1926.

No dia do tiroteio, Mussolini acabava de fazer um discurso numa conferência de cirurgiões em Roma. O ditador estava a caminhar pela Piazza del Campidoglio, uma praça no topo do Monte Capitolino da cidade italiana, quando Gibson – uma mulher pequena e “desgrenhada” – ergueu uma arma e disparou contra ele à queima-roupa.

Wikimedia

O ditador italiano Benito Mussolini

Dois eventos casuais impediram Gibson de ter sucesso. Primeiro, Mussolini virou a cabeça para olhar para um grupo de estudantes que cantavam uma música em sua homenagem. Isso fez com que a bala atingisse a ponta do nariz em vez de acertá-lo no rosto. Em segundo lugar, embora Gibson tenha disparado outra bala, esta alojou-se na pistola.

Gibson foi arrastada para o chão por uma multidão e a polícia escoltou-a antes que os espetadores se pudessem vingar.

Horas depois do atentado, Mussolini reapareceu em público, com um penso no nariz.

De acordo com Frances Stonor Saunders, historiadora britânica que escreveu o livro “The Woman Who Shot Mussolini”, citada pelo The World, Mussolini ficou com vergonha de ter sido ferido por uma mulher.

“Ele era muito misógino, assim como todo o regime fascista”, disse. “Ficou chocado ao ser baleado por uma mulher. E ficou chocado ao ser baleado por uma estrangeira. Foi uma espécie de lesão ao seu grande ego”.

Gibson foi deportada para Inglaterra, onde os médicos a declararam louca. A sua família concordou em colocá-la num asilo para doentes mentais em Northampton. Enquanto estava presa, Gibson escreveu cartas a implorar pela sua libertação. As missivas, que eram dirigidas a pessoas como Winston Churchill e a princesa – agora rainha – Elizabeth, nunca foram enviadas.

Gibson ficou trancada até à sua morte aos 79 anos em 1956. Apesar de nenhum membro da família ter comparecido ao funeral, os parentes sobreviventes de Gibson expressaram o seu apoio a uma placa em sua homenagem.

“Agora é hora de trazer Violet Gibson aos olhos do público e dar-lhe um lugar de direito na história das mulheres irlandesas e na história da nação irlandesa e do seu povo”, disse o conselheiro de Dublin Mannix Flynn.

A história de Gibson atraiu a atenção internacional pela primeira vez em 2014, quando a jornalista Siobhán Lynam produziu um documentário de rádio que trouxe a sua vida notável para um público mais amplo. O programa baseou-se no livro de Stonor Saunders.

O marido da jornalista, Barrie Dowdall, está atualmente a exibir um documentário baseado na vida de Gibson em festivais internacionais de cinema.

Maria Campos, ZAP //

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Como podem existir 4 tentativas de assassinato bem-sucedidas? Uma tentativa bem-sucedida é um assassinato, caso contrário é uma tentativa falhada.

RESPONDER

Johnson & Johnson acusada de vender pó de talco com propriedades cancerígenas a mulheres negras

A gigante farmacêutica Johnson & Johnson continuou a comercializar pó de talco para mulheres negras, apesar de existirem provas de que esses produtos causam cancro. A queixa contra a Johnson & Johnson, apresentada pelo Conselho Nacional …

Termina hoje prazo para receber reembolso do IRS

O prazo para a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) liquidar as declarações de IRS termina este sábado, depois de uma campanha que contou com mais quase seis milhões de entregas. De acordo com o portal da …

UE condena "instrumentalização" de refugiados pela Bielorrússia

A União Europeia (UE) condenou esta sexta-feira "a instrumentalização de migrantes e refugiados pelo regime bielorrusso", alegando que é "totalmente inaceitável" usar pessoas para "promover objetivos políticos" e prometeu avaliar hipótese de punição de contrabandistas. O …

André Ventura - Chega

Autárquicas serão "início do fim do reinado" de Costa. Em Moura, Ventura é apelidado de "fascista"

Esta sexta-feira à noite, em Moura, um grupo de pessoas juntou-se perto do comício de André Ventura, em protesto, apelidando o líder do Chega de "fascista". O líder do Chega, André Ventura, apresentava esta sexta-feira os …

Incêndios na Turquia chegam a zonas turísticas. Há suspeitas de mão criminosa

Os devastadores incêndios que se estão a fazer sentir na zona sul da costa da Turquia já fizeram pelo menos quatro mortes. Depois das ondas de calor mortais nas Américas, inundações na Europa e China e …

Sonae vende 24,99% da empresa que detém o Continente por 528 milhões de euros

O grupo Sonae acordou vender uma participação de 24,99% na Sonae MC, a proprietária dos supermercados Continente, por 528 milhões de euros, informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A alienação de …

Supertaça. Sporting e Sp. Braga defrontam-se 39 anos depois (e adeptos regressam aos estádios)

Sporting e Sp. Braga lutam este sábado pelo primeiro título da época (e os adeptos já vão estar na bancada). O encontro da 43.ª edição da supertaça Cândido de Oliveira está marcado para este sábado, …

Vacinação de crianças divide peritos. Mas sem a inoculação dos mais novos a imunidade pode não chegar

Na sexta-feira, a Direção-Geral de Saúde anunciou que recomenda que a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. No entanto, o tema está a gerar controvérsia e divide opiniões …

Governo com margem política para abdicar de 15% do Novo Banco

Em 2022, o Governo tem margem política para abdicar do direito de entrar como acionista no Novo Banco (NB), inicial­mente com uma participação de mais de 2%, mas que pode subir a 15%. Para já, nem …

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …