A mortífera “seita do fim do mundo” do Japão ressurge 20 anos depois na Europa

biography.com

Shoko Asahara, o fundador e líder da seita responsável por um ataque no metro de Tóquio com gás Sarin, em 1995

Shoko Asahara, o fundador e líder da seita responsável por um ataque no metro de Tóquio com gás Sarin, em 1995

Mais de 20 anos depois, a Aum Shinrikyo, ou “Verdade Suprema”, seita que ficou famosa por ter aterrorizado o Japão em 1995, está de volta – e muito longe do país de origem, bem mais perto de nós.

Nos últimos dias, a polícia da Rússia invadiu uma série de propriedades associadas ao grupo e prendeu pelo menos 10 pessoas. Segundo fontes policiais, é possível que haja até 30 mil seguidores da seita na Rússia, onde é ilegal.

No mês passado, a ex-república jugoslava do Montenegro expulsou 58 estrangeiros suspeitos de associação com a Aum Shinrikyo, justificando as expulsões com o histórico de extrema violência da organização.

Segundo o ministro do interior do país, os estrangeiros expulsos eram 4 japoneses, 43 russos, 7 bielorrussos e 3 ucranianos e 1 usbeque.

Em 1995, esta seita foi responsável por um ataque no metro de Tóquio com gás Sarin, um gás letal para o sistema nervoso, que matou 13 pessoas e feriu 5000. O gás usado no ataque é considerado uma arma de destruição em massa pelas Nações Unidas.

Shoko Asahara, o fundador e líder da seita, foi preso após os ataques em Tóquio, e 13 treze dos membros da organização foram condenadas à morte. Asahara aguarda a execução da mesma sentença.

O grupo acredita, entre outras coisas, que o mundo vai acabar com uma Terceira Guerra Mundial, à qual só os seus seguidores sobreviverão.

Criado nos anos 80, a seita começou com crenças hinduístas e budistas, tendo depois incluido algumas profecias cristãs. Em 1989, a Aum ganhou status de organização religiosa no Japão.

Asahara, cujo nome de baptismo é Chizuo Matsumoto, escreveu livros, chegou a dar palestras em universidades, e diz ser ao mesmo tempo Jesus Cristo e o primeiro “iluminado” a chegar à Terra desde Buda. Muitos dos seus seguidores eram estudantes de conceituadas universidades japonesas.

Não se conhecem para já as circunstâncias e motivos que levaram ao reaparecimento desta seita no leste da Europa.

ZAP / Move

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nesta Europa infelizmente entra tudo o que é de mau, como estão do lado da Rússia só desejo que por lá ainda tenham algum instinto comunista e lhes dêem a cura definitiva e rápida para que o mal não alastre até cá.

  2. MEU QUERIDO E AMADO AVÔ QUE FALECEU HÀ MAIS DE 40 ANOS, JÁ DIZIA ISTO: “COM A CAPA DE JESUS CRISTO SE COMETEM E ESCONDEM IMENSOS CRIMES HORRENDOS E CRIMINOSOS ESPECTACULARES.”… E BEM RAZÃO TINHA ELE

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …