A mortífera “seita do fim do mundo” do Japão ressurge 20 anos depois na Europa

biography.com

Shoko Asahara, o fundador e líder da seita responsável por um ataque no metro de Tóquio com gás Sarin, em 1995

Shoko Asahara, o fundador e líder da seita responsável por um ataque no metro de Tóquio com gás Sarin, em 1995

Mais de 20 anos depois, a Aum Shinrikyo, ou “Verdade Suprema”, seita que ficou famosa por ter aterrorizado o Japão em 1995, está de volta – e muito longe do país de origem, bem mais perto de nós.

Nos últimos dias, a polícia da Rússia invadiu uma série de propriedades associadas ao grupo e prendeu pelo menos 10 pessoas. Segundo fontes policiais, é possível que haja até 30 mil seguidores da seita na Rússia, onde é ilegal.

No mês passado, a ex-república jugoslava do Montenegro expulsou 58 estrangeiros suspeitos de associação com a Aum Shinrikyo, justificando as expulsões com o histórico de extrema violência da organização.

Segundo o ministro do interior do país, os estrangeiros expulsos eram 4 japoneses, 43 russos, 7 bielorrussos e 3 ucranianos e 1 usbeque.

Em 1995, esta seita foi responsável por um ataque no metro de Tóquio com gás Sarin, um gás letal para o sistema nervoso, que matou 13 pessoas e feriu 5000. O gás usado no ataque é considerado uma arma de destruição em massa pelas Nações Unidas.

Shoko Asahara, o fundador e líder da seita, foi preso após os ataques em Tóquio, e 13 treze dos membros da organização foram condenadas à morte. Asahara aguarda a execução da mesma sentença.

O grupo acredita, entre outras coisas, que o mundo vai acabar com uma Terceira Guerra Mundial, à qual só os seus seguidores sobreviverão.

Criado nos anos 80, a seita começou com crenças hinduístas e budistas, tendo depois incluido algumas profecias cristãs. Em 1989, a Aum ganhou status de organização religiosa no Japão.

Asahara, cujo nome de baptismo é Chizuo Matsumoto, escreveu livros, chegou a dar palestras em universidades, e diz ser ao mesmo tempo Jesus Cristo e o primeiro “iluminado” a chegar à Terra desde Buda. Muitos dos seus seguidores eram estudantes de conceituadas universidades japonesas.

Não se conhecem para já as circunstâncias e motivos que levaram ao reaparecimento desta seita no leste da Europa.

ZAP / Move

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nesta Europa infelizmente entra tudo o que é de mau, como estão do lado da Rússia só desejo que por lá ainda tenham algum instinto comunista e lhes dêem a cura definitiva e rápida para que o mal não alastre até cá.

  2. MEU QUERIDO E AMADO AVÔ QUE FALECEU HÀ MAIS DE 40 ANOS, JÁ DIZIA ISTO: “COM A CAPA DE JESUS CRISTO SE COMETEM E ESCONDEM IMENSOS CRIMES HORRENDOS E CRIMINOSOS ESPECTACULARES.”… E BEM RAZÃO TINHA ELE

RESPONDER

Migrantes a bordo do Open Arms atiram-se ao mar

As mais recentes imagens divulgadas na tarde deste domingo pela Associated Press mostram que alguns dos migrantes a bordo do barco Open Arms que se encontra ao largo de Lampedusa se estão a atirar ao …

Crise energética acaba à meia-noite

Cerca de doze horas depois de o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) ter anunciado, uma semana após o arranque, o final da greve, o primeiro-ministro anunciou que o estado de crise energética …

Astrónomos encontram 39 galáxias tão rápidas que nem o Hubble as consegue ver

Galáxias antigas e massivas têm-se escondido no nosso Universo - e esconderam-se tão bem que são "invisíveis" ao olhos do famoso Telescópio Hubble. Mas agora, os astrónomos que examinaram dados infravermelhos descobriram 39 destas galáxias, a …

Beber 3 ou mais cafés por dia pode provocar enxaquecas

Um estudo procurou avaliar o papel do consumo de cafeína como potencial desencadeador de enxaquecas no próprio dia, ou no dia a seguir. Apesar das teorias que dizem que o café pode provocar dores de cabeça …

Os Neandertais tinham "ouvidos de nadador"

Crescimento ósseo anormal no canal auditivo era surpreendentemente comum em neandertais, de acordo com um novo estudo da Universidade de Washington. As exostoses auditivas externas são densos crescimentos ósseos que se projetam para dentro do canal …

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …