A mortífera “seita do fim do mundo” do Japão ressurge 20 anos depois na Europa

biography.com

Shoko Asahara, o fundador e líder da seita responsável por um ataque no metro de Tóquio com gás Sarin, em 1995

Shoko Asahara, o fundador e líder da seita responsável por um ataque no metro de Tóquio com gás Sarin, em 1995

Mais de 20 anos depois, a Aum Shinrikyo, ou “Verdade Suprema”, seita que ficou famosa por ter aterrorizado o Japão em 1995, está de volta – e muito longe do país de origem, bem mais perto de nós.

Nos últimos dias, a polícia da Rússia invadiu uma série de propriedades associadas ao grupo e prendeu pelo menos 10 pessoas. Segundo fontes policiais, é possível que haja até 30 mil seguidores da seita na Rússia, onde é ilegal.

No mês passado, a ex-república jugoslava do Montenegro expulsou 58 estrangeiros suspeitos de associação com a Aum Shinrikyo, justificando as expulsões com o histórico de extrema violência da organização.

Segundo o ministro do interior do país, os estrangeiros expulsos eram 4 japoneses, 43 russos, 7 bielorrussos e 3 ucranianos e 1 usbeque.

Em 1995, esta seita foi responsável por um ataque no metro de Tóquio com gás Sarin, um gás letal para o sistema nervoso, que matou 13 pessoas e feriu 5000. O gás usado no ataque é considerado uma arma de destruição em massa pelas Nações Unidas.

Shoko Asahara, o fundador e líder da seita, foi preso após os ataques em Tóquio, e 13 treze dos membros da organização foram condenadas à morte. Asahara aguarda a execução da mesma sentença.

O grupo acredita, entre outras coisas, que o mundo vai acabar com uma Terceira Guerra Mundial, à qual só os seus seguidores sobreviverão.

Criado nos anos 80, a seita começou com crenças hinduístas e budistas, tendo depois incluido algumas profecias cristãs. Em 1989, a Aum ganhou status de organização religiosa no Japão.

Asahara, cujo nome de baptismo é Chizuo Matsumoto, escreveu livros, chegou a dar palestras em universidades, e diz ser ao mesmo tempo Jesus Cristo e o primeiro “iluminado” a chegar à Terra desde Buda. Muitos dos seus seguidores eram estudantes de conceituadas universidades japonesas.

Não se conhecem para já as circunstâncias e motivos que levaram ao reaparecimento desta seita no leste da Europa.

ZAP / Move

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nesta Europa infelizmente entra tudo o que é de mau, como estão do lado da Rússia só desejo que por lá ainda tenham algum instinto comunista e lhes dêem a cura definitiva e rápida para que o mal não alastre até cá.

  2. MEU QUERIDO E AMADO AVÔ QUE FALECEU HÀ MAIS DE 40 ANOS, JÁ DIZIA ISTO: “COM A CAPA DE JESUS CRISTO SE COMETEM E ESCONDEM IMENSOS CRIMES HORRENDOS E CRIMINOSOS ESPECTACULARES.”… E BEM RAZÃO TINHA ELE

RESPONDER

Afinal, a economia portuguesa cresceu 2,2% em 2019 (mas está em desaceleração)

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em alta, de 0,2 pontos percentuais, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português em 2019, situando-o em 2,2%, três décimas acima das previsões do Governo. Ainda assim, …

Deputado do PSD propõe referendo. "Concorda com a despenalização da prática da eutanásia?"

O deputado do PSD Pedro Rodrigues enviou na quarta-feira aos companheiros de bancada um projeto de resolução que propõe ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a convocação de um referendo sobre a eutanásia. De …

Alguém apostou no Placard num café fechado. Santa Casa perdeu dois milhões de euros

Durante quatro dias, a Santa Casa da Misericórdia registou o valor de dois milhões de euros em apostas, a partir de um café encerrado em Odivelas. Entre 9 e 12 de fevereiro, alguém apostou dois milhões …

Bairro da Jamaica. Novas suspeitas reabrem queixa contra agentes

Os moradores envolvidos nos confrontos de janeiro de 2019, no Bairro da Jamaica, pedem a reabertura do processo contra os agente da PSP. A defesa quer ver anulada a decisão do Ministério Público que acusou …

"Cuidados de morte." Governo acusado de cortar em cuidados paliativos para poupar dinheiro

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) acusa o Governo de estar a cortar nos cuidados paliativos para poupar dinheiro. A TSF avança esta sexta-feira que a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) não tem dúvidas …

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing. Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, …

Eurobic nega que Teixeira dos Santos esteja a ser investigado pelo Banco de Portugal

Na quinta-feira, o jornal Público deu conta de uma investigação do Banco de Portugal (BdP) ao papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do caso Luanda Leaks. Agora, o banco vem a público …

Com Ferro Rodrigues "não acontecerá." Castração química não será debatida no Parlamento

Admitindo que as responsabilidades pela decisão de não admissibilidade do projeto de lei do Chega eram suas, Ferro Rodrigues deixou claro que, consigo na presidência da Assembleia da República, projetos de lei (provavelmente) inconstitucionais como …

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega já é a 5.ª força política em Portugal. CDS ultrapassado pelo PAN e Iniciativa Liberal

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …