A mortífera “seita do fim do mundo” do Japão ressurge 20 anos depois na Europa

biography.com

Shoko Asahara, o fundador e líder da seita responsável por um ataque no metro de Tóquio com gás Sarin, em 1995

Shoko Asahara, o fundador e líder da seita responsável por um ataque no metro de Tóquio com gás Sarin, em 1995

Mais de 20 anos depois, a Aum Shinrikyo, ou “Verdade Suprema”, seita que ficou famosa por ter aterrorizado o Japão em 1995, está de volta – e muito longe do país de origem, bem mais perto de nós.

Nos últimos dias, a polícia da Rússia invadiu uma série de propriedades associadas ao grupo e prendeu pelo menos 10 pessoas. Segundo fontes policiais, é possível que haja até 30 mil seguidores da seita na Rússia, onde é ilegal.

No mês passado, a ex-república jugoslava do Montenegro expulsou 58 estrangeiros suspeitos de associação com a Aum Shinrikyo, justificando as expulsões com o histórico de extrema violência da organização.

Segundo o ministro do interior do país, os estrangeiros expulsos eram 4 japoneses, 43 russos, 7 bielorrussos e 3 ucranianos e 1 usbeque.

Em 1995, esta seita foi responsável por um ataque no metro de Tóquio com gás Sarin, um gás letal para o sistema nervoso, que matou 13 pessoas e feriu 5000. O gás usado no ataque é considerado uma arma de destruição em massa pelas Nações Unidas.

Shoko Asahara, o fundador e líder da seita, foi preso após os ataques em Tóquio, e 13 treze dos membros da organização foram condenadas à morte. Asahara aguarda a execução da mesma sentença.

O grupo acredita, entre outras coisas, que o mundo vai acabar com uma Terceira Guerra Mundial, à qual só os seus seguidores sobreviverão.

Criado nos anos 80, a seita começou com crenças hinduístas e budistas, tendo depois incluido algumas profecias cristãs. Em 1989, a Aum ganhou status de organização religiosa no Japão.

Asahara, cujo nome de baptismo é Chizuo Matsumoto, escreveu livros, chegou a dar palestras em universidades, e diz ser ao mesmo tempo Jesus Cristo e o primeiro “iluminado” a chegar à Terra desde Buda. Muitos dos seus seguidores eram estudantes de conceituadas universidades japonesas.

Não se conhecem para já as circunstâncias e motivos que levaram ao reaparecimento desta seita no leste da Europa.

ZAP / Move

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nesta Europa infelizmente entra tudo o que é de mau, como estão do lado da Rússia só desejo que por lá ainda tenham algum instinto comunista e lhes dêem a cura definitiva e rápida para que o mal não alastre até cá.

  2. MEU QUERIDO E AMADO AVÔ QUE FALECEU HÀ MAIS DE 40 ANOS, JÁ DIZIA ISTO: “COM A CAPA DE JESUS CRISTO SE COMETEM E ESCONDEM IMENSOS CRIMES HORRENDOS E CRIMINOSOS ESPECTACULARES.”… E BEM RAZÃO TINHA ELE

RESPONDER

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …