A mortífera “seita do fim do mundo” do Japão ressurge 20 anos depois na Europa

biography.com

Shoko Asahara, o fundador e líder da seita responsável por um ataque no metro de Tóquio com gás Sarin, em 1995

Shoko Asahara, o fundador e líder da seita responsável por um ataque no metro de Tóquio com gás Sarin, em 1995

Mais de 20 anos depois, a Aum Shinrikyo, ou “Verdade Suprema”, seita que ficou famosa por ter aterrorizado o Japão em 1995, está de volta – e muito longe do país de origem, bem mais perto de nós.

Nos últimos dias, a polícia da Rússia invadiu uma série de propriedades associadas ao grupo e prendeu pelo menos 10 pessoas. Segundo fontes policiais, é possível que haja até 30 mil seguidores da seita na Rússia, onde é ilegal.

No mês passado, a ex-república jugoslava do Montenegro expulsou 58 estrangeiros suspeitos de associação com a Aum Shinrikyo, justificando as expulsões com o histórico de extrema violência da organização.

Segundo o ministro do interior do país, os estrangeiros expulsos eram 4 japoneses, 43 russos, 7 bielorrussos e 3 ucranianos e 1 usbeque.

Em 1995, esta seita foi responsável por um ataque no metro de Tóquio com gás Sarin, um gás letal para o sistema nervoso, que matou 13 pessoas e feriu 5000. O gás usado no ataque é considerado uma arma de destruição em massa pelas Nações Unidas.

Shoko Asahara, o fundador e líder da seita, foi preso após os ataques em Tóquio, e 13 treze dos membros da organização foram condenadas à morte. Asahara aguarda a execução da mesma sentença.

O grupo acredita, entre outras coisas, que o mundo vai acabar com uma Terceira Guerra Mundial, à qual só os seus seguidores sobreviverão.

Criado nos anos 80, a seita começou com crenças hinduístas e budistas, tendo depois incluido algumas profecias cristãs. Em 1989, a Aum ganhou status de organização religiosa no Japão.

Asahara, cujo nome de baptismo é Chizuo Matsumoto, escreveu livros, chegou a dar palestras em universidades, e diz ser ao mesmo tempo Jesus Cristo e o primeiro “iluminado” a chegar à Terra desde Buda. Muitos dos seus seguidores eram estudantes de conceituadas universidades japonesas.

Não se conhecem para já as circunstâncias e motivos que levaram ao reaparecimento desta seita no leste da Europa.

ZAP / Move

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nesta Europa infelizmente entra tudo o que é de mau, como estão do lado da Rússia só desejo que por lá ainda tenham algum instinto comunista e lhes dêem a cura definitiva e rápida para que o mal não alastre até cá.

  2. MEU QUERIDO E AMADO AVÔ QUE FALECEU HÀ MAIS DE 40 ANOS, JÁ DIZIA ISTO: “COM A CAPA DE JESUS CRISTO SE COMETEM E ESCONDEM IMENSOS CRIMES HORRENDOS E CRIMINOSOS ESPECTACULARES.”… E BEM RAZÃO TINHA ELE

RESPONDER

Pelo menos 28 mortos e 55 feridos em explosão de uma mesquita no Afeganistão

Pelo menos 28 pessoas morreram e 55 ficaram feridas devido a uma explosão numa mesquita na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, durante o período de oração desta sexta-feira, anunciaram as autoridades locais. "Os números …

Pedro Alves escolhido para a presidência executiva do Banco Montepio

Pedro Gouveia Alves, atual presidente do Montepio Crédito, foi escolhido para novo CEO do Banco Montepio. O nome reuniu o consenso de Carlos Tavares e de Tomás Correia. O Banco Montepio escolheu Pedro Alves como novo …

Tancos. Sindicato dos procuradores sugere que ordem para não inquirir Costa e Marcelo é ilegal

O Sindicato dos procuradores sugere que a ordem do diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) que travou a inquirição de António Costa e de Marcelo Rebelo de Sousa, como testemunhas no …

Guardas prisionais voltam à greve pela quinta vez desde setembro

Esta será a quinta greve dos guardas prisionais, convocada pelo SNCGP, desde setembro. O presidente do sindicato diz que, caso se mantenha o silêncio do Governo, vão ser marcadas mais paralisações para dezembro. Os guardas prisionais …

PSD apresenta queixa sobre votos da emigração. Publicação dos resultados das eleições suspensa

O PSD apresentou uma reclamação ao Tribunal Constitucional a pedir a revisão dos resultados. A publicação dos resultados fica suspensa, pondo em causa as tomadas de posse da Assembleia da República e do Governo. Nesta medida, …

"Em defesa do Alto Minho". Empresário de Viana do Castelo candidata-se à liderança do CDS

O empresário Carlos Meira, militante de Viana do Castelo do CDS-PP, vai ser candidato à liderança do partido no congresso da sucessão da ainda líder, Assunção Cristas, que está marcado para 25 e 26 de …

Benfica renova com Ferro até 2024

O Benfica renovou o contrato com o jovem defesa-central até 2024, revelou, esta quinta-feira, o clube encarnado no seu site oficial. A renovação do contrato com Ferro já tinha sido tema na conferência de imprensa de …

Acordo para o Brexit garante milhões aos homens mais ricos do Reino Unido

Os três homens mais ricos do Reino Unido acabaram de ficar mais ricos apenas com o acordo entre o Governo de Boris Johnson e a União Europeia para o Brexit. O anúncio de acordo fez …

Funcionários da Groundforce julgados por furto de malas no Aeroporto de Lisboa

23 funcionários da Groundforce vão ser julgados por furto de centenas de objetos tirados de dentro de bagagens no Aeroporto de Lisboa. 23 funcionários da Groundforce, que trabalhavam no Aeroporto de Lisboa até 2016, vão ser …

Clássico entre Barcelona e Real Madrid adiado

As duas equipas espanholas têm de chegar a um acordo para uma nova data, até à próxima segunda-feira, para a realização do clássico da 10.ª jornada. O jogo FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de outubro, …