A visão das crianças está a piorar, com uma em cada três a ser míope ou incapaz de ver com clareza coisas à distância — e a culpa é da covid-19.
A miopia corresponde a um erro refrativo, ou seja, uma alteração da morfologia do globo ocular que afeta a forma como as imagens são formadas e transmitidas ao cérebro.
Segundo a BBC, este problema de saúde deverá afetar mais milhões de crianças até 2050. As taxas mais elevadas registam-se na Ásia, onde 85% das crianças no Japão e 73% na Coreia do Sul são míopes e mais de 40% são afetadas na China e na Rússia.
Agora, uma equipa de cientistas descobriu que a covid-19 teve um impacto negativo na visão, uma vez que as crianças passaram mais tempo a olhar para ecrãs e menos tempo ao ar livre.
Num novo estudo, publicado esta terça-feira no British Journal of Ophthalmology, os investigadores analisaram uma investigação que envolveu mais de cinco milhões de crianças e adolescentes de 50 países dos seis continentes.
A análise revelou que a doença triplicou entre 1990 e 2023, passando para 36%, aumento esse notável após a pandemia de covid.
“Evidências emergentes sugerem uma associação potencial entre a pandemia e a deterioração acelerada da visão entre os jovens adultos”, sugerem os cientistas.
Os cientistas acreditam que as raparigas têm taxas mais elevadas do problema do que os rapazes, pois tendem a passar menos tempo a praticar atividades na escola e em casa à medida que crescem.
O crescimento e o desenvolvimento das raparigas, incluindo a puberdade, começam mais cedo, o que significa que também tendem a sofrer de miopia numa idade mais precoce.
Assim, é recomendado que as crianças passem pelo menos duas horas ao ar livre todos os dias para reduzir as hipóteses de serem míopes, e ainda que os pais levem os seus filhos a fazer um teste aos olhos quando tiverem entre 7 e 10 anos, mesmo que a sua visão tenha sido verificada numa idade mais jovem.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe