Floresta Trump: “onde a ignorância faz árvores crescer”

Entre tantas declarações e propostas polémicas já proferidas pelo Presidente dos EUA, a sua despreocupação relativamente às questões ambientais tem vindo a destacar-se.

Desde que ocupou a Casa Branca, Donald Trumpanunciou a saída do Acordo de Paris, negou que o aquecimento global seja provocado pela ação humana e anulou o esforço do anterior Governo norte-americano de diminuir o uso de carvão como fonte de energia.

Apesar de muitos dos seus apoiantes concordarem com cada um destes pontos, ambientalistas de todo o mundo estão assustados com o que o futuro nos reserva, caso Trump siga em direção contrária ao esforço mundial para diminuir as emissões de carbono.

E porque fazer o Presidente norte-americano mudar de ideias não parecer assim tão simples, um grupo de jovens decidiu traçar uma meta mais fácil de atingir: plantar 100 mil milhões de árvores até 2025, o que neutralizaria o aumento das emissões que os planos de Trump parecem encaminhar.

De acordo com especialistas, o plano de Barack Obama para fazer com que os EUA utilizassem energia mais limpa reduziria as emissões de carbono do país em 650 megatoneladas de 2017 a 2025. Por isso, após Trump decidir cancelar essa proposta, foi criado o projeto Trump Forest, cujo slogan é “onde a ignorância faz árvores crescer”.

Por trás da ideia está um britânico, um norte-americano e um neozelandês que se juntaram para alcançar a ambiciosa meta de anular a emissão das 650 megatoneladas de carbono.

“Só uma pequena percentagem do planeta votou em Trump, mas todos nós precisamos de lidar com as consequências da sua ignorância em relação ao clima”, diz Adrien Taylor, um dos fundadores do projeto.

Para alcançar o objetivo, o grupo pede a colaboração de pessoas espalhadas por todo o mundo de duas formas: fazer doações financeiras a parceiros – que usam o dinheiro para plantar as árvores – ou então plantar por conta própria e enviar um comprovativo pelo site para que possam assim localizar as árvores já plantadas.

O objetivo é muito ambicioso, mas os primeiros números são animadores: o projeto começou em março passado e já foi responsável por plantar mais de 300 mil árvores em vários pontos do planeta. Já são mais de mil colaboradores e o número continua a crescer.

Para ajudar, basta aceder ao site do projeto e fazer a sua doação!

Avatar ZAP // Hypeness

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. o que mais me preocupa é cá não estar para assistir à morte destes trampas todos sufocados e com os baús de dinheiro sem valor algum. isso é que me dava gozo.

  2. O Tump nunca “negou que o aquecimento global seja provocado pela ação humana”! O que ele negou foi a existência do próprio aquecimento global. É uma grande diferença, ZAP.

  3. Presidente Trump, foi correcto em sair dessa negociata do acordo de Paris. Já cansa que se atire areia nos olhos de pessoas menos informadas. Cansado de tanta merda de jornalismo barato e neoliberal fascista, que só acreditam neles próprios.

RESPONDER

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …

Alemanha vai autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da farmacêutica AstraZeneca para maiores de 65 anos. O anúncio foi feito, este sábado, por Thomas Mertens, chefe da …

Éter, Teia e Tutti-Frutti. PS e PSD decidem "os bons e os maus" entre uma centena de autarcas suspeitos

PS e PSD estão na recta final da escolha dos candidatos às próximas eleições autárquicas e os dois partidos coincidem na forma como estão a avaliar os potenciais candidatos que estão envolvidos em processos judiciais. …

"Lei Khashoggi". Estados Unidos restringem vistos a 76 cidadãos sauditas

Os Estados Unidos anunciaram a restrição à atribuição de vistos a 76 cidadãos da Arábia Saudita acusados de "ameaçar dissidentes no estrangeiro", nomeadamente o jornalista saudita assassinado, em outubro de 2018, na Turquia. Segundo o secretário …

OMS quer isenção de direitos de propriedade intelectual para vacinas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reclamou, esta sexta-feira, o uso de "todas as ferramentas" para aumentar a produção de vacinas contra a covid-19, incluindo a transferência de tecnologia e a isenção de direitos de …

PS propõe que independentes possam usar símbolos e siglas nas freguesias

A líder parlamentar do PS anunciou, este sábado, que o partido vai apresentar duas alterações à lei eleitoral autárquica através de um projeto de lei que deverá entrar no Parlamento na segunda-feira. Em declarações ao jornal …