Floresta Trump: “onde a ignorância faz árvores crescer”

Entre tantas declarações e propostas polémicas já proferidas pelo Presidente dos EUA, a sua despreocupação relativamente às questões ambientais tem vindo a destacar-se.

Desde que ocupou a Casa Branca, Donald Trumpanunciou a saída do Acordo de Paris, negou que o aquecimento global seja provocado pela ação humana e anulou o esforço do anterior Governo norte-americano de diminuir o uso de carvão como fonte de energia.

Apesar de muitos dos seus apoiantes concordarem com cada um destes pontos, ambientalistas de todo o mundo estão assustados com o que o futuro nos reserva, caso Trump siga em direção contrária ao esforço mundial para diminuir as emissões de carbono.

E porque fazer o Presidente norte-americano mudar de ideias não parecer assim tão simples, um grupo de jovens decidiu traçar uma meta mais fácil de atingir: plantar 100 mil milhões de árvores até 2025, o que neutralizaria o aumento das emissões que os planos de Trump parecem encaminhar.

De acordo com especialistas, o plano de Barack Obama para fazer com que os EUA utilizassem energia mais limpa reduziria as emissões de carbono do país em 650 megatoneladas de 2017 a 2025. Por isso, após Trump decidir cancelar essa proposta, foi criado o projeto Trump Forest, cujo slogan é “onde a ignorância faz árvores crescer”.

Por trás da ideia está um britânico, um norte-americano e um neozelandês que se juntaram para alcançar a ambiciosa meta de anular a emissão das 650 megatoneladas de carbono.

“Só uma pequena percentagem do planeta votou em Trump, mas todos nós precisamos de lidar com as consequências da sua ignorância em relação ao clima”, diz Adrien Taylor, um dos fundadores do projeto.

Para alcançar o objetivo, o grupo pede a colaboração de pessoas espalhadas por todo o mundo de duas formas: fazer doações financeiras a parceiros – que usam o dinheiro para plantar as árvores – ou então plantar por conta própria e enviar um comprovativo pelo site para que possam assim localizar as árvores já plantadas.

O objetivo é muito ambicioso, mas os primeiros números são animadores: o projeto começou em março passado e já foi responsável por plantar mais de 300 mil árvores em vários pontos do planeta. Já são mais de mil colaboradores e o número continua a crescer.

Para ajudar, basta aceder ao site do projeto e fazer a sua doação!

ZAP // Hypeness

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. o que mais me preocupa é cá não estar para assistir à morte destes trampas todos sufocados e com os baús de dinheiro sem valor algum. isso é que me dava gozo.

  2. O Tump nunca “negou que o aquecimento global seja provocado pela ação humana”! O que ele negou foi a existência do próprio aquecimento global. É uma grande diferença, ZAP.

  3. Presidente Trump, foi correcto em sair dessa negociata do acordo de Paris. Já cansa que se atire areia nos olhos de pessoas menos informadas. Cansado de tanta merda de jornalismo barato e neoliberal fascista, que só acreditam neles próprios.

RESPONDER

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …