Floresta Trump: “onde a ignorância faz árvores crescer”

Entre tantas declarações e propostas polémicas já proferidas pelo Presidente dos EUA, a sua despreocupação relativamente às questões ambientais tem vindo a destacar-se.

Desde que ocupou a Casa Branca, Donald Trumpanunciou a saída do Acordo de Paris, negou que o aquecimento global seja provocado pela ação humana e anulou o esforço do anterior Governo norte-americano de diminuir o uso de carvão como fonte de energia.

Apesar de muitos dos seus apoiantes concordarem com cada um destes pontos, ambientalistas de todo o mundo estão assustados com o que o futuro nos reserva, caso Trump siga em direção contrária ao esforço mundial para diminuir as emissões de carbono.

E porque fazer o Presidente norte-americano mudar de ideias não parecer assim tão simples, um grupo de jovens decidiu traçar uma meta mais fácil de atingir: plantar 100 mil milhões de árvores até 2025, o que neutralizaria o aumento das emissões que os planos de Trump parecem encaminhar.

De acordo com especialistas, o plano de Barack Obama para fazer com que os EUA utilizassem energia mais limpa reduziria as emissões de carbono do país em 650 megatoneladas de 2017 a 2025. Por isso, após Trump decidir cancelar essa proposta, foi criado o projeto Trump Forest, cujo slogan é “onde a ignorância faz árvores crescer”.

Por trás da ideia está um britânico, um norte-americano e um neozelandês que se juntaram para alcançar a ambiciosa meta de anular a emissão das 650 megatoneladas de carbono.

“Só uma pequena percentagem do planeta votou em Trump, mas todos nós precisamos de lidar com as consequências da sua ignorância em relação ao clima”, diz Adrien Taylor, um dos fundadores do projeto.

Para alcançar o objetivo, o grupo pede a colaboração de pessoas espalhadas por todo o mundo de duas formas: fazer doações financeiras a parceiros – que usam o dinheiro para plantar as árvores – ou então plantar por conta própria e enviar um comprovativo pelo site para que possam assim localizar as árvores já plantadas.

O objetivo é muito ambicioso, mas os primeiros números são animadores: o projeto começou em março passado e já foi responsável por plantar mais de 300 mil árvores em vários pontos do planeta. Já são mais de mil colaboradores e o número continua a crescer.

Para ajudar, basta aceder ao site do projeto e fazer a sua doação!

ZAP // Hypeness

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. o que mais me preocupa é cá não estar para assistir à morte destes trampas todos sufocados e com os baús de dinheiro sem valor algum. isso é que me dava gozo.

  2. O Tump nunca “negou que o aquecimento global seja provocado pela ação humana”! O que ele negou foi a existência do próprio aquecimento global. É uma grande diferença, ZAP.

  3. Presidente Trump, foi correcto em sair dessa negociata do acordo de Paris. Já cansa que se atire areia nos olhos de pessoas menos informadas. Cansado de tanta merda de jornalismo barato e neoliberal fascista, que só acreditam neles próprios.

RESPONDER

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …

Tancos. Coronel da GNR nega pacto de silêncio

O ex-diretor de investigação criminal da GNR disse, esta segunda-feira, desconhecer qualquer pacto de silêncio com a Polícia Judiciária Militar que envolvesse a colaboração na investigação do furto das armas de Tancos. Na sessão desta segunda-feira …

Anel de curso perdido nos EUA encontrado 47 anos depois na Finlândia

Um anel de curso de um liceu nos Estados Unidos, perdido em 1973, foi agora descoberto numa floresta da Finlândia. De acordo com o The Guardian, Debra McKenna perdeu o anel de curso do marido em …

Apresentadas mais de 50 queixas contra post de André Ventura sobre Joacine Katar Moreira

A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) já recebeu mais de 50 queixas devido à publicação na qual o deputado do Chega sugeria devolver Joacine Katar Moreira ao seu país de origem. Em …