A dieta perfeita não existe

O número de dietas que existem não cabe nos dedos das nossas mãos, mas grande parte das pessoas vai dizer-lhe qual a melhor dieta a seguir. Mas não acredite, é tudo bluff.

Uma equipa de cientistas analisou um grupo de 1.100 adultos que consumiram os mesmos alimentos comuns durante 14 dias. Os investigadores controlaram os níveis de glicose dos participantes antes e depois das refeições e os resultados mostraram que as reações eram distintas entre os indivíduos – não há uma dieta perfeita que “encaixe” em toda a gente.

“Até ficamos surpreendidos com os resultados”, disse ao Business Insider Tim Spector, epidemiologista e professor do King’s College, em Londres, e líder do estudo. “Só porque existe uma dieta muito recomendada não significa que se encaixe nela.” No fundo, não há uma dieta ou intervenção alimentar que seja adequada para todos nós.

Spector apresentou os resultados na conferência da American Society of Nutrition deste mês. Para o estudo, os cientistas deram aos participantes refeições padrão e inseriram no braços sensores que monitorizavam continuamente os níveis de glicose. Além disso, os voluntários receberam uma ferramenta que media glicose, gorduras e insulina através de pequenas amostras de sangue, obtidas com uma pequena picada no dedo.

Os participantes – 60% dos quais gémeos idênticos – usaram também pulseiras para monitorizar os seus hábitos de exercício físico e sono. Além disso, tiravam uma fotografia a todos os alimentos que ingeriam.

No cardápio, existiam três tipos de bolos diferentes: um bolo rico em gordura e com baixo teor de açúcar; um muffin padrão com uma quantidade média de gordura e carboidratos; e um terceiro muffin, chamado “light”, que tinha mais açúcar mas menos gordura e era “mais fácil de digerir”.

Os cientistas queriam saber se os níveis de insulina dos participantes aumentavam depois de comerem os muffins ou se os níveis de glicose se alteravam ligeiramente, refletindo  uma resposta de insulina razoavelmente estável. No entanto, a equipa descobriu que era mais fácil prever como é que uma pessoa iria reagir com base nas suas próprias leituras anteriores de glicose, em vez de quaisquer diretrizes dietéticas passíveis de serem aplicadas a toda a população.

Esta é mais uma prova de que todos nós – até mesmo os gémeos idênticos – somos diferentes no que diz respeito à nutrição. “Devemos personalizar as dietas e não colocar toda a gente no mesmo saco”, disse Spector, realçando que, para a maioria das pessoas, podemos apenas fazer recomendações básicas sobre a sua resposta aos carboidratos ou a alimentos com gordura.

Por enquanto, as descobertas de Specter sugerem que é difícil saber de que forma a resposta do seu corpo a certos tipos de alimentos se compara à de outros. Ainda assim, o investigador afirma que há algumas regras que todos nós podemos seguir para comermos bem.

Uma das melhores formas de melhorar a sua saúde é prestar atenção ao seu microbioma e estimulá-lo, uma vez que os microrganismos do seu intestino ajudam o corpo a absorver nutrientes dos alimentos e a evitar doenças. Comer uma variedade de plantas é importante para um microbioma saudável, remata Tim Spector.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …

TAP deu prémios em ano de prejuízos quando era totalmente pública

O presidente executivo da TAP disse que os prémios atribuídos relacionam-se com a melhoria de indicadores e que não é a primeira vez que a companhia paga prémios em ano de prejuízos, incluindo quando era …

MP pede à Hungria extensão do Mandado de Detenção Europeu de Rui Pinto

O Ministério Público (MP) pediu à Hungria o alargamento do Mandado de Detenção Europeu (MDE) de Rui Pinto para assim poder acusar o colaborador do Football Leaks por novos factos apurados na investigação relacionada com …

Alcochete. Bruno de Carvalho está na lista internacional de terroristas

Juntamente com os outros 43 arguidos do processo do ataque à Academia de Alcochete, Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting CP, está na lista internacional de terroristas. A advogada de Fernando Mendes, antigo líder da …

O primeiro golfinho boto-branco ibérico visitou praias de Matosinhos e Porto. Chama-se Gaspar

O primeiro golfinho boto-branco registado na Península Ibérica tem visitado as praias do Porto e de Matosinhos e, além de ser bastante "sociável", os pescadores acreditam tratar-se de uma fêmea por já o terem avistado …

Centro nos EUA com condições "cruéis e ilegais" mantém quase 2 mil crianças detidas

A Amnistia Internacional (AI) denunciou nesta quinta-feira as condições "cruéis e ilegais" em que vivem quase duas mil crianças migrantes, a maior parte desacompanhada, num centro de detenção em Homestead, na Florida, Estados Unidos (EUA), …

Governo vai agravar penalização por uso do telemóvel ao volante

O Governo anunciou esta quinta-feira que está a fazer “alterações cirúrgicas” ao Código da Estrada que passam por agravar a penalização ao uso do telemóvel durante a condução e reduzir o período de notificação das …

Encontrado no Alentejo anfiteatro romano da antiga Lusitânia

O quinto anfiteatro romano conhecido na província da Lusitânia foi identificado por arqueólogos na cidade romana de Ammaia, no concelho de Marvão, no Alto Alentejo. Num comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Marvão, distrito …