Crise de sucessão do Japão coloca família imperial à beira da extinção

(cv)

Hisahito, príncipe do Japão

Como a descendência só passa através dos herdeiros masculinos, a família imperial japonesa pode estar à beira da extinção.

A monarquia japonesa é a monarquia contínua mais antiga do mundo, mas enfrenta uma clara crise de sucessão no século XXI.

O lugar do atual imperador Naruhito, de 61 anos, será preenchido pelo sobrinho, o príncipe Hisahito, em vez do seu único descendente, a princesa Aiko.

Acontece que se Hisahito, atualmente com 15 anos, não vier a ter um filho varão, a família imperial ficará sem herdeiros masculinos para continuar a linhagem.

Segundo o Ancient Origins, as sondagens de opinião pública mostram que os japoneses apoiam, de forma generalizada, a ideia de uma mulher assumir o papel de imperatriz.

No entanto, o consenso conservador entre políticos e legisladores continua a ser o do status quo, ou seja, a preferência pelo exemplo perfeito de uma família patriarcal japonesa. A sucessão feminina parece, para já, improvável.

As autoridades estão a traçar possíveis soluções para este dilema de sucessão. Em dezembro, o Governo designou um grupo de trabalho que apresentou duas vias.

A primeira visa permitir que as mulheres da realeza mantenham o título e deveres públicos quando se casam fora da família imperial.

Atualmente, a lei dita que se as mulheres casam com um plebeu, deixam de fazer parte da família real, como aconteceu em 2004 para Sayako Kuroda, a filha do atual imperador Akihito e a sua esposa Michiko, que teve que pedir permissão especial para se casar e teve que renunciar ao seu título de princesa.

A segunda solução é permitir que os homens de 11 antigos ramos da família real, abolidos nas reformas do pós-guerra, regressem à linha direta.

O relatório do grupo de trabalho recomenda, porém, que as regras da linhagem masculina sejam mantidas pelo menos até que o príncipe Hisahito se torne imperador.

À AFP, Makoto Okawa, professor de História na Universidade de Chuo, em Tóquio, disse que o sistema atual está “desatualizado” e que não se baseia “nas ideias sobre igualdade de género“.

“Penso que a opinião pública está a perguntar-se o que há de errado com a princesa Aiko ascender ao trono“, acrescentou o investigador.

Por enquanto, o Japão tem um dilema em mãos: a abolição de um sistema familiar patriarcal datado ou a revisão do sistema de modo a que reflita as tendências democráticas modernas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.