A civilização mais antiga do mundo é ainda mais antiga do que se pensava

Sara jilani / Wikimedia

Sítio arqueológico de Harappa

Sítio arqueológico de Harappa

Uma equipa de geólogos e arqueólogos da Índia descobriu que a cultura do Vale do Indo, que se considerava ser uma das civilizações mais antigas do mundo, apareceu na realidade ainda mais cedo do que se pensava.

De acordo com o novo estudo, publicado na revista Scientific Reports, a cultura do Vale do Indo existia há pelo menos oito mil anos, ao contrário dos 5.500 anos estimados até agora. Segundo as estimativas obtidas pelos autores do novo estudo, a referida civilização supera o Antigo Egipto e Mesopotâmia em antiguidade.

Os cientistas conseguiram determinar a idade da cultura do Vale do Indo após terem submetido fragmentos e ossos encontrados na localidade de Bhirrana a várias análises, entre as quais a datação por carbono 14.

Além de precisar a idade dos achados, as observações desmentiram a teoria de que a queda da civilização de Harappa se possa ter devido a uma abrupta mudança climática. No entanto, a mudança da estratégia agropecuária associada à seca terá contribuído para a desurbanização e o declínio gradual das cidades.

A cultura do Vale do Indo situava-se no delta do rio Indo e tinha um grande nível de desenvolvimento cultural. As suas cidades contavam com canalização e casas de banho públicas. No entanto, esta civilização começou a sua decadência no início do século XVII a.C.

Entre as teorias que circulam na comunidade científica para explicar o seu desaparecimento, encontram-se a hipótese de mudança climática e a possibilidade de ter ocorrido após invasões de antepassados dos persas e indianos modernos.

ZAP // SN

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas esta civilização de Harappa também deixou testemunhos escritos, só que ainda não foram decifrados. O artigo está correcto – a ser verdade esta deverá de ser a mais antiga civilização até ao momento que se conhece.

  2. As civilizações mais antigas do mundo têm neste momento 50 mil anos, não é por ainda não terem sido descobertas que não existiram.

RESPONDER

Marido da nova ministra da Saúde renuncia a cargo que tinha no setor

O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Jorge Simões, renunciou ao cargo invocando “motivos pessoais”, disse esta sexta-feira à agência Lusa fonte oficial do Ministério da Saúde. Numa resposta à Lusa, o gabinete da ministra da …

Ministério da Justiça tem “absoluta confiança” no sorteio da Operação Marquês

A Secretária de Estado da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, disse nesta sexta-feira que o Ministério tem "absoluta confiança" no sorteio de distribuição de processos aos juízes, reconhecendo, contudo, que é necessário averiguar as suspeições lançadas …

Fatura da eletricidade e do gás terá redução inferior a 2 euros

A redução do IVA na eletricidade e no gás natural prevista na proposta de Orçamento do Estado para 2019 deverá resultar numa diminuição da fatura mensal para as famílias inferior a dois euros, avançou hoje …

Cidade chinesa planeia criar uma lua artificial

As autoridades municipais de Chengdu, capital da província chinesa de Sichuan, anunciaram planos para a construção de uma lua artificial em 2020. Com um "brilho crepuscular", a nova lua iria iluminar a cidade num diâmetro …

Mineral ultra-raro descoberto em antiga cratera de meteorito na Austrália

Um mineral ultra-raro que apenas se forma quando rochas espaciais atingem a crosta terrestre com uma enorme pressão foi encontrado na Austrália. Até ao momento, só foram encontrados seis exemplares deste mineral, conhecido como reidite, …

Assange processa Equador por "violação de direitos fundamentais"

O co-fundador do WikiLeaks, Julian Assange, exilado na embaixada do Equador em Londres desde 2012, lançou esta sexta-feira uma ação legal contra o governo de Quito, alegando violação dos respetivos direitos fundamentais. Assange “acusa o governo …

O fóssil humano mais antigo da América foi encontrado nos escombros do Museu Nacional do Brasil

O crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, foi encontrado por investigadores nos escombros do Museu Nacional do Brasil, que foi assolado por um enorme incêndio no passado mês de setembro. O fóssil …

Nascer no código postal certo (e ter uma boa mercearia) aumenta a esperança de vida

Segundo um estudo sobre a esperança de vida nos EUA, o local de nascimento importa. Se uma pessoa nascer no Mississipi, provavelmente não chegará aos 75 anos. Por outro lado, um natural de Nova Iorque …

Arqueólogos revelam segredos da única múmia tatuada do Egito

Um grupo de arqueólogos acaba de concluir as análises realizadas na única múmia tatuada já encontrada no Egito. Os testes revelaram muitos dos segredos desta múmia milenar, principalmente sobre as suas misteriosas tatuagens. A múmia, com …

A Via Láctea pode estar a enviar vida de estrela para estrela

Um novo estudo sugere que toda a Via Láctea pode estar a emitir os componentes necessários para a vida por todo o Universo através de meteoróides, asteróides, planetóides e outros objetos. Conhecida como a teoria Panspermia …