A civilização mais antiga do mundo é ainda mais antiga do que se pensava

Sara jilani / Wikimedia

Sítio arqueológico de Harappa

Sítio arqueológico de Harappa

Uma equipa de geólogos e arqueólogos da Índia descobriu que a cultura do Vale do Indo, que se considerava ser uma das civilizações mais antigas do mundo, apareceu na realidade ainda mais cedo do que se pensava.

De acordo com o novo estudo, publicado na revista Scientific Reports, a cultura do Vale do Indo existia há pelo menos oito mil anos, ao contrário dos 5.500 anos estimados até agora. Segundo as estimativas obtidas pelos autores do novo estudo, a referida civilização supera o Antigo Egipto e Mesopotâmia em antiguidade.

Os cientistas conseguiram determinar a idade da cultura do Vale do Indo após terem submetido fragmentos e ossos encontrados na localidade de Bhirrana a várias análises, entre as quais a datação por carbono 14.

Além de precisar a idade dos achados, as observações desmentiram a teoria de que a queda da civilização de Harappa se possa ter devido a uma abrupta mudança climática. No entanto, a mudança da estratégia agropecuária associada à seca terá contribuído para a desurbanização e o declínio gradual das cidades.

A cultura do Vale do Indo situava-se no delta do rio Indo e tinha um grande nível de desenvolvimento cultural. As suas cidades contavam com canalização e casas de banho públicas. No entanto, esta civilização começou a sua decadência no início do século XVII a.C.

Entre as teorias que circulam na comunidade científica para explicar o seu desaparecimento, encontram-se a hipótese de mudança climática e a possibilidade de ter ocorrido após invasões de antepassados dos persas e indianos modernos.

  ZAP // SN

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Mas esta civilização de Harappa também deixou testemunhos escritos, só que ainda não foram decifrados. O artigo está correcto – a ser verdade esta deverá de ser a mais antiga civilização até ao momento que se conhece.

  2. As civilizações mais antigas do mundo têm neste momento 50 mil anos, não é por ainda não terem sido descobertas que não existiram.

  3. De antiguidade não posso afirmar nada,mas …..de corrupção , a mais antiga deve ser o Brasil…e nisso sou quase doutorado ….Sou Brasileiro.

    • Estás errado, meu caro. Muito antes, mas muito antes mesmo de sequer imaginarem que existia o continente americano, já existia corrupção.

  4. Essa civilização eá mais antiga do mundo os próprios sumérios a copiaram a cultura do vale do indo, o livor do físico astronomo Sidarth, intitulado the celestial keys of vedas, indica que a civilização védica surgiu a 12,000 anos antes de cristo.

  5. Se como civilização temos 200mil anos, então muita coisa desconhecemos dos primeiros 170mil anos, Já que se diz que afinal a civilização mais antiga descoberta existiu há 30000 anos!

  6. Mais um que não sabe o que é a Síndrome do Vira-Lata. O mundo inteiro é igual, a diferença é que a maioria dos outros países não sai por aí gritando que são corruptos. Só nós brasileiros temos esta mania. É sabido que o Brasil não é o país mais corrupto do mundo. Só que eu nunca vi um cidadão daqueles países que são mais corruptos que o Brasil falarem mal de si gratuitamente, em um assunto que nada tem a ver com o Brasil ou corrupção. Mas nós brasileiros temos esse costume. É capaz de estar no meio do Pantanal, pescando, num bote com um amigo e do nada diz: “Cara, no Brasil só tem corrupto!” E volta a pescar.

  7. Bem, se é pra falar de antiguidade, a civilização que de fato antecede TODAS as outras se localiza na África do sul, perto de Mpumalanga:
    https://archaeology-world.com/the-200000-year-old-city-found-in-southern-africa-may-rewrite-history/
    Como vocês leram, ela data de 200.000 a 160.000 anos!
    Isso é sensacional pois foi nesse mesmo período em que os primeiros homo sapiens sapiens começaram a surgir!
    Embora este povo não tenha desenvolvido a escrita e o estilo arquitetónico seja bem “rudimentar, essa é de fato a mais antiga civilização já concebida!
    É claro que os preconceituosos vão negar o pioneirismo desempenhado pelos negros mas eu não ligo.

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …