/

A cidade mais barata da Europa para estudantes fica em Portugal

2

Bragança é a cidade europeia mais barata para os estudantes. 260 euros por mês são suficientes para alugar um quarto, na cidade transmontana.

Atualmente, a cidade mais barata da Europa para estudantes é Bragança.

A revelação foi feita pelo estudo “Best City for International Students 2023” da Moving to Spain, publicado no final deste ano letivo.

“Alugar um quarto no centro de Bragança custa apenas 260 euros por mês, mais barato do que qualquer outra cidade da nossa lista”, lê-se.

Atrás, vem a cidade de Varna, na Bulgária, com um preço médio mensal dos quartos a rondar os 333 euros; e, de seguida, Ilmenau, na Alemanha, onde, em média, um quarto custa 350 euros por mês.

“Bragança é uma opção incrivelmente atraente, para estudantes, que têm um orçamento apertado, mas querem estudar na Europa”, diz o estudo.

No país vizinho, Logroño fecha o top10 das cidades mais atrativas para estudantes, sob um ponto de vista económico. 567 euros por mês é o que custa, em média, um quarto, na cidade espanhola.

A análise foi feita com base no preço da habitação, comparando o preço de quartos, em cada cidade.

“Apesar de muitos estudantes que estudam na Europa terem a possibilidade de morar em residências universitárias”, diz o relatório, viver fora do campus, pode, em muitos casos, ser a melhor opção.

No entanto, de acordo com o Jornal Nordeste, nos últimos anos, arrendar casa ou quarto, em Bragança, não tem sido tarefa fácil, uma vez que há muita procura e pouca oferta.

O semanário regional constatou que, nas imobiliárias da cidade, a oferta é baixa, mas, por outro lado, surgem “quase diariamente”, na internet, ofertas de quartos e casas com preços mais altos do que o normal.

(Super) fator extra – cerveja barata

Não é só o baixo custo de vida que atrai os estudantes para Bragança.

A cidade transmontana tem também a cerveja mais barata da Europa, quando comparada com todas as cidades presentes nos rankings do Moving to Spain.

O relatório diz que a cerveja local mais barata de Bragança custa apenas 1,25 euros.

No entanto, fonte local do ZAP garante que, na maior parte dos bares e cafés da cidade, o preço de uma cerveja é ainda mais baixo do que o apontado.

O estudo analisou outros parâmetros que influenciam os estudantes internacionais, no momento da escolha da cidade/universidade.

Maastricht, nos Países Baixos, é a cidade preferida dos alunos. É um local seguro e tem cursos muito bem cotados. Lidera o top, seguido de Praga, capital da Chéquia, e Valência.

Quanto à cidade mais desejada da Europa, Dublin, capital da Irlanda, lidera a lista. Seguem-se Barcelona e, novamente, Maastricht.

Miguel Esteves, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.