A carbonara é americana e o melhor parmesão está no Wisconsin? Polémica abala Itália

3

Professor argumenta que muitas receitas derivam dos últimos 50 a 60 anos de história e das interações com a cultura americana.

Um académico italiano causou polémica no país depois de partilhar a sua opinião quanto à origem da carbonara, prato que diz ser norte-americano, e afirmado que o único lugar no mundo onde atualmente se encontra queijo parmesão de qualidade é no Wisconsin.

Alberto Grandi, professor de história alimentar na Universidade de Parma, fez as observações numa entrevista ao Financial Times, na qual também afirmou que o tiramisu e o panettone eram invenções relativamente recentes e que a maioria dos italianos não tinha sequer ouvido falar de pizza antes dos anos 50.

O académico tem já um histórico de declarações polémicas sobre a comida italiana, mas para alguns as últimas foram demasido longe, sobretudo numa altura em que o Governo transalpino acabou de apresentar a cozinha do país como candidato à lista de património cultural não-material da Unesco, lembra o The Guardian.

Grandi também atraiu a ira de Matteo Salvini, vice-primeiro-ministro italiano e líder da Liga da extrema-direita, que há muito utiliza a comida como símbolo da identidade nacional italiana. Numa publicação nas redes sociais, Salvini disse que “os peritos e os jornais têm inveja dos nossos gostos e beleza” antes de acrescentar que “comprar, comer e beber italiano é bom para a saúde, o trabalho e o ambiente!

Acredita-se que a carbonara tenha sido feita pela primeira vez por um chef italiano em 1944 para soldados norte-americanos em Riccione, recorrendo a rações de bacon e ovos. “A cozinha italiana é realmente mais americana do que italiana”, disse Grandi ao Financial Times.

Já o queijo parmesão, da região de Emilia-Romagna, data do século XII e Grandi acredita que os imigrantes italianos, provavelmente da região de Parma, começaram a produzi-lo no Wisconsin, no início do século XX.

O académico afirmou que o parmesão de Wisconsin era “uma correspondência exata dos tempos modernos” para a receita original porque, ao contrário dos seus homólogos em Parma, os fabricantes de queijo no estado norte-americano nunca evoluíram a receita.

Quanto à pizza, Grandi defende que antes da Segunda Guerra Mundial esta só podia ser encontrada em algumas cidades do sul de Itália e que o primeiro restaurante que servia apenas pizza abriu em Nova Iorque em 1911. “Para o meu pai nos anos 70, a pizza era tão exótica como o sushi é atualmente para nós”, disse ele.

“Não compreendo porque é que muitos me atacam”, disse ele. “Não questiono a qualidade da comida ou dos produtos italianos, reconstruo a história destes pratos de uma forma histórica e filologicamente correta”.

“Com os meus estudos tenho demonstrado que muitas preparações derivam dos últimos 50 a 60 anos de história e das interações com a cultura americana”.

ZAP //

3 Comments

  1. Não conheço o tipo, mas se calhar, até não tem toda a falta de razão.

    Muitas desta coisas são altamente empoladas mas o pessoal vai alegremente aos restaurantes para comer um prato “tipico” com uma mísera garfada de comida. Claro, depois vai a um Mac para saciar a fome.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.