Depois de a tempestade Mónica trazer chuva, neve e vento, vem aí ar subtropical quente. Mas calma: antes de chegar o cheirinho a primavera, ainda vai chover, esta semana.
Após um fim de semana de eleições legislativas marcado por chuva, neve e vento pelo país fora, Portugal prepara-se para enfrentar um cenário bem diferente, quase de verão, com temperaturas a atingirem os 25ºC com a primavera à porta.
O aumento significativo da temperatura deve-se a uma troca de massas de ar: enquanto o país esteve sob o efeito de uma massa de ar polar gelada, influenciada pela tempestade Mónica, nos próximos dias receberá ar subtropical quente, acompanhado por uma dorsal anticiclónica que impede a chegada de tempestades e frio do Atlântico Norte e promove a subida das temperaturas em todo o território nacional.
Mas calma. Antes que se possa desfrutar plenamente deste calor, ainda se prevê chuva para quase todo o país durante a quarta, quinta e sexta-feira, sendo possível que, no norte e centro, estas precipitações sejam até algo intensas.
O anticiclone 🅰️ impõe-se e com ele chega o tempo estável 🌤️ e a subida das temperaturas.
Haverá uma ‘pausa’ na quinta-feira, mas voltarão a escalar 📈🌡️ no fim de semana.
🗺️ Mapas: https://t.co/Lz87wDir0n
🗞️ Previsão: https://t.co/wmR38vts0r pic.twitter.com/xetAKAs3I0— Meteored | Tempo.pt (@MeteoredPT) March 12, 2024
Espera-se que o calor e a chuva contribuam para derreter a maioria da neve acumulada nos últimos dias, exceto nos pontos mais elevados.
No domingo, antecipa-se que as temperaturas máximas superem os 20ºC em quase todo o país, com algumas cidades a atingirem os 24ºC e 25ºC. Este episódio de calor será, no entanto, de curta duração, uma vez que na segunda-feira seguinte as temperaturas máximas deverão descer para os 18ºC/19ºC, com previsão de chuva no norte.
O fenómeno meteorológico, que ocorre numa espécie de montanha-russa de temperaturas e precipitações, é clássico da transição de estações. As temperaturas começam a subir gradualmente a partir de quarta-feira, embora se preveja uma ligeira descida com a passagem da frente fria que trará mais chuva, explica o IPMA. No entanto, as temperaturas voltarão a subir na sexta-feira.