A cada seis horas desaparece um menor em Portugal

esaldivar / Flickr

Cerca de mil e 400 crianças são dadas como desaparecidas por ano em Portugal, mas desses apenas dez estão relacionados com crimes. A grande maioria são fugas voluntárias de adolescentes, que acabam por ser encontrados.

O número que corresponde a quatro desaparecimentos diários é avançado pelo Jornal de Notícias, que consultou os dados da Polícia judiciária (PJ) e traçou o retrato dos desaparecimentos de menores.

Todos acabaram por ser encontrados e todos se enquadram no padrão que representa mais de 90% dos desaparecimentos de menores registados em Portugal. Os menores situam-se na faixa etária dos 12 aos 17 anos e são, por norma, encontrados pelas autoridades ou por familiares poucas horas depois do desaparecimento.

A grande maioria dos casos são adolescentes que fogem por vontade própria, sobretudo de instituições. Embora os casos sejam quase todos ausências voluntárias, estes obrigam as autoridades a desencadear processos para os localizar.

Foi o caso da maior parte dos cerca de 700 desaparecimentos registados já este ano, com os menores a serem encontrados geralmente poucas horas depois. “Regra geral, aparecem por vontade própria, mas em vários casos temos que os localizar”, explica ao jornal fonte da PJ.

A mesma fonte alerta para os períodos de férias escolares como sendo aquele em que se registam mais desaparecimentos: “Como não há escola no verão, estão mais inclinados para sair com um amigo ou passar a noite em casa de familiares”.

Os casos relacionados com suspeitas de crime são geralmente transmitidos a outras brigadas mas, de acordo com a mesma fonte, não serão mais “uma dezena por ano”.

A grande maioria são fugas voluntárias: foi o caso de uma adolescente de 15 anos em Portimão que desapareceu em março, sendo encontrada 15 dias depois pela PJ; ou o exemplo de um casal de namorados de 17 anos em Felgueiras, que estiveram quatro dias sem dar conhecimento do seu paradeiro.

DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …

Cruzeiros vazios no meio do oceano tornam-se destinos turísticos

Embarcados num pequeno ferry, turistas dirigem-se até aos locais onde grandes navios cruzeiros estão parados e desertos. Esta foi uma solução encontrada para reavivar o setor. A pandemia de covid-19 está a fazer com que, genericamente, …

Todas as pensões mais baixas vão ter aumento extra de dez euros

As pensões mais baixas, até aos 658 euros, vão ter um aumento extraordinário de dez euros no próximo ano. O Governo confirmou a informação avançada pelo PCP. A ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes …

Na fase inicial da pandemia, o setor privado "não quis e não entrou no combate à pandemia"

A antiga ministra da Saúde Ana Jorge considera que os privados podem ser envolvidos na luta contra a pandemia, recebendo doentes não covid-19, mas avisa que é preciso um “equilibro” nessa ação, depois de estes …

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …