A banda de K-pop aespa vai ter uma cantora virtual. Chama-se ae-KARINA e tem 20 anos

Ao contrário do resto dos membros, a nova cantora da banda de K-pop aespa é um avatar totalmente virtual, gerado por computador.

A banda feminina de K-pop aespa, representada pela SM Entertainment, vai receber um novo membro: chama-se ae-KARINA e tem a particularidade de ter sido criada inteiramente por computador. A nova cantora é, na verdade, um avatar.

Segundo o Futurism, a ae-KARINA tem 20 anos, é coreana e é a contraparte digital da integrante real da banda, Karina. A dupla tem “várias habilidades, incluindo voz, rap e dança”. A banda partilhou nas suas redes sociais um vídeo no qual apresenta o avatar virtual ao lado da sua contraparte real.

Na aespa, cada uma das integrantes reais terá a sua versão avatar no mundo virtual, pelo que todas vão coexistir e colaborar entre si nestes universos paralelos. Aliás, o nome “aespa” surge das palavras “avatar”, “experience” e “aspect”, e tem o significado de “ser capaz de vivenciar um novo mundo através de outro avatar de ti mesmo”.

“aespa é um novo grupo no qual os membros reais e os avatares coexistem e se ajudam uns aos outros. Os avatares têm cérebros de Inteligência Artificial que permitem que conversem e se tornem amigas das integrantes reais”, explicou Lee Soo Man, fundador da SM Entertainment.

“As duas partes da banda vão promover-se online e offline, criando uma ponte entre o mundo real e virtual”, acrescentou.

No dia 27 de outubro, a SM Entertainment começou a revelar os membros da banda. Winter, uma coreana de 19 anos, foi a primeira, seguida de Karina e da sua “gémea virtual” ae-KARINA. No dia 29 de outubro, foi desvendado o terceiro membro: Ningning, uma chinesa de 18 anos com uma forte capacidade vocal.

A SM Entertainment finalizou o alinhamento no dia 30 de outubro com a revelação do quarto membro, a Giselle. A japonesa, de 20 anos, tem qualidades de rap e é fluente em três línguas: coreano, japonês e inglês.

A nova banda vai lançar o seu primeiro single, Black Mamba, no próximo dia 17 de novembro. Esta não é propriamente uma novidade no mundo do K-pop. A K/DA, por exemplo, reúne quatro campeãs virtuais do League of Legends na forma de uma girlband, interpretada por cantoras reais.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas tentam desvendar por que comemos demais

Em 2019, cientistas descobriram que certas células em ratos obesos impediam os sinais que indicam a sensação de saciedade. Agora, uma nova investigação fez uma abordagem ainda mais profunda sobre o papel destas células. O estudo, …

"Tenho todas as condições para vencer as eleições legislativas de 2023", diz Rangel

Paulo Rangel apresentou esta tarde formalmente a sua candidatura à liderança do PSD e afirma que tem todas as condições para unir o PSD e vencer as eleições legislativas em 2023. Em conferência de imprensa, o …

Putin admite aceitar pagamentos com criptomoedas num futuro próximo

Vladimir Putin admitiu que as criptomoedas têm valor, adiantando que esta forma de pagamento poderá tornar-se viável no país. Contudo, para já "ainda é muito cedo" para fazer previsões devido à sua natureza "incerta". A notícia …

Subida dos combustíveis. Estado arrecada mais 5 cêntimos de IVA por litro

Com a subida do preço dos combustíveis, o Estado está a arrecadar mais imposto por cada litro vendido por via do IVA. A subida dos combustíveis em Portugal tem sido uma realidade que não é de …

Parlamento aprova aumento do prazo de prescrição nos crimes sexuais contra menores

O parlamento aprovou esta sexta-feira o aumento dos prazos de prescrição dos crimes sexuais contra menores e do crime de mutilação genital feminina quando ocorre em crianças, rejeitando o aumento da moldura penal para estes …

Centeno diz que crise nos combustíveis será temporária

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, referiu hoje, em Lisboa, que o aumento dos preços, nomeadamente dos combustíveis, deverá ser temporário, apesar de “aparentemente descontrolado”, lembrando que o petróleo negociou a preços negativos …

Assembleia da República chumba comissão de inquérito a MAI sobre acidente na A6

A Assembleia da República chumbou esta sexta-feira a proposta do Chega para a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito à atuação do Ministério da Administração Interna no acidente com o carro do ministro e …

"O Governo quer salvar o Natal". Reino Unido alivia regras para atrair camionistas estrangeiros

O Governo britânico anunciou esta sexta-feira a suspensão temporária das regras sobre o número de entregas de mercadorias que os camionistas estrangeiros podem fazer no Reino Unido de forma a atenuar o impacto da escassez …

Parlamento aprova isenção de imposto de selo para moratórias de empresas

Todos votaram a favor do diploma no Parlamento, porém realçam que devem existir apoios idênticos para as famílias e querem acrescentá-los ao diploma durante a discussão na especialidade. Segundo noticia o Público, a proposta de lei …

Um copo com água

Água potável de cidade canadiana pode estar contaminada com hidrocarbonetos petrolíferos

A cidade de Iqaluit, no território canadiano de Nunavut, declarou estado de emergência após ter encontrado vestígios de petróleo no abastecimento de água. O departamento de saúde pública da cidade canadiana aconselhou os habitantes de Iqaluit …