A Atlântida de Estaline. Pioneira cidade da era soviética vai colapsar no mar

A cidade marítima de Neft Daşları, uma gigantesca plataforma petrolífera da era soviética construída em 1949 no Mar Cáspio, enfrenta um futuro incerto, e irá provavelmente desmoronar-se no mar.

Nos anos 1950, engenheiros soviéticos construíram uma colossal cidade no Mar Cáspio, a 40 km ao largo da costa do Azerbaijão, constituída por uma rede de plataformas petrolíferas ligadas por centenas de quilómetros de estradas.

Chamada Neft Daşları, ou algo como “Rochas Petrolíferas” em tradução livre, o complexo tornou-se a primeira plataforma petrolífera offshore do mundo — título que detém no Guinness.

A pioneira empreitada, comissionada por Estaline, teve um papel significativo na expansão das capacidades petrolíferas da União Soviética, incluindo o desenvolvimento dos campos petrolíferos da Sibéria.

No seu auge, Neft Daşları era uma comunidade efervescente, com 2.000 plataformas de perfuração e uma cidade plenamente funcional em cima do mar, com 5.000 habitantes, 300km de estradas, edifícios residenciais, parques, cinemas, duas centrais elétricas e um centro médico.

Até à década de 1970, a infraestrutura incluía ainda um edifício de apartamentos de nove andares e um parque, entre outras comodidades, sustentando uma população de 2.000 pessoas que ainda hoje lá residem e trabalham.

O surpreendente complexo, recordava em 2012 o jornal alemão Der Spiegel, foi mesmo palco de algumas cenas do de James Bond “The World Is Not Enough” (1999), no qual o espião britânico é interpretado por Pierce Brosnan.

No entanto, a maravilha arquitetónica que Neft Daşları uma vez representou está tem nas últimas décadas estado gradualmente a desintegrar-se e encontra-se agora num estado de profunda decadência.

Dos 300km de estradas iniciais, apenas 45km permanecem, e os danos causados por uma inundação há mais de uma década deixaram partes da cidade severamente submersas.

Mas, apesar das condições deterioradas e dos salários modestos (120 euros por mês, em 2012  — ainda assim, o dobro do salário por trabalho semelhante no continente),  a cidade persiste, mantida essencialmente devido aos custos associados à desmontagem das complexas estruturas.

O declínio da cidade é atribuído ao desgaste natural, desafios ambientais e à obsolescência das suas instalações. As suas estruturas submersas representam perigos para a navegação, e contínuas fugas de petróleo têm causado severo impacto ambiental.

Apesar destes desafios, o custo de desmantelar Neft Daşları excede as despesas de manutenção mínima e produção de petróleo continuada, ainda que reduzida.

Assim permanece Neft Daşları, ainda fortemente guardada, difícil de aceder por estrangeiros, e que nem sequer está visível no Google Maps — um reflexo da significativa importância estratégica que ainda tem para o governo do Azerbaijão.

Com as suas reservas de petróleo a esgotar-se na próxima década, Neft Daşları irá tornar-se brevemente uma das cidades esquecidas do mundo, por volta do seu 100º aniversário.

O desaparecimento da cidade marcará o fim de uma era para a pioneira plataforma de perfuração petrolífera offshore — que passará então provavelmente a ser conhecida como a Atlântida de Estaline.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.