Até agora, para transferir dinheiro só precisava de saber o Número de Identificação Bancária (NIB) do destinatário. Porém, já a partir de hoje, necessitará do international bank account number, IBAN. A alteração decorre de um diploma governamental publicado em outubro de 2013.
O objetivo é que uma transferência a crédito e débito entre dois bancos nacionais ou para outro Estado membro da União Europeia tenha critérios uniformes, “minimizando a ocorrência de erros e incorreções na informação afeta à execução de operações”, explica o Banco de Portugal.
Assim, os clientes particulares têm a partir desta segunda-feira de passar a indicar o IBAN das contas do ordenante e do beneficiário, que passa a ser o identificador único das contas.
Nas contas domiciliadas em Portugal, o IBAN é composto pelos 21 dígitos do NIB precedidos do código do país (PT50). No total, o IBAN tem 25 carateres alfanuméricos.
Tanto o NIB como o IBAN “podem ser consultados numa caixa Multibanco, no homebanking ou ao balcão do banco.
Também estão mencionados nos extratos bancários ou nas cadernetas”, explica a Associação da Defesa do Consumidor DECO.
Se isso não acontecer, o cliente terá de introduzir manualmente o IBAN do destinatário.
Já nos débitos diretos que utiliza para pagamentos das suas contas mensais “não deve existir motivos para preocupações”, esclarece a DECO.
Para as empresas, o procedimento é mais complexo.
“Os organismos da Administração Pública e as empresas terão de usar o formato ISO 20022 XML, quer no envio, quer na recepção de ficheiros de transferências a crédito e de débitos diretos”, adverte o Banco e Portugal.
A mudança não deverá trazer problemas às empresas nos pagamentos a fornecedores ou aos trabalhadores, porque o IBAN é muito semelhante ao NIB.
Este procedimento não se aplica no entanto às micro-empresas.
ZAP / Move
Tanta palavra desperdiçada podendo apenas dizer-se que o IBAN é formado por 25 caracteres: PT50 e os restantes são os 21 do NIB.
Uma maneira simpática de dizer que os banco europeu controla melhor as nossas contas
É um povo muito complicado e é preciso explicar tudo direitinho.