Cristina Kirchner avisa que não se candidata a nada em 2015

Antonio Cruz / ABr

Cristina Kirchner, Presidente da Argentina

Cristina Kirchner, Presidente da Argentina

A presidente argentina Cristina Kirchner anunciou nesta quinta-feira que não será candidata a nenhum cargo electivo em 2015, ano em que termina o seu segundo mandato presidencial.

Em declarações divulgadas pela agência estatal de notícias Télam, a Presidente da República da Argentina desmentiu o deputado Carlos Kunkel, um dos representantes da ala definida como “ultrakirchnerista” (o setor mais radical dentro do kirchnerismo), que horas antes tinha declarado que “em 2015 Cristina Kirchner fará política e será candidata a alguma coisa”.

“O que acontece é que o Carlos [Kunkel] gosta muito de mim”, explicou a presidente Cristina, que também afirmou que “não existe nenhuma possibilidade de um ‘Cristina 2015’ para algum cargo electivo”.

Kunkel conhece o casal Kirchner desde que eram jovens estudantes de direito na Universidade de La Plata. Na época, era chefe de Néstor e Cristina no movimento estudantil peronista. Quatro décadas depois, é um de seus mais fiéis parlamentares.

Sucessão

Cristina Kirchner foi eleita presidente em 2007, sucedendo o seu marido, Néstor Kirchner (1950-2010), e reeleita em 2011. A Constituição argentina proíbe duas reeleições presidenciais consecutivas. Portanto, caso pretenda ocupar novamente o palácio presidencial da Casa Rosada, terá que esperar até às eleições de 2019.

Os deputados Carlos Kunkel e Diana Conti tentaram levar a cabo, entre o fim de 2011 e meados deste ano, o plano denominado “Cristina Eterna“, com o qual pretendiam implementar uma reforma da Constituição para permitir reeleições indefinidas. No entanto, o plano teve de ser arquivado, já que nas eleições parlamentares de outubro passado o governo conseguiu manter apenas uma leve maioria no Congresso Nacional. Para fazer uma reforma da Carta Magna, são necessários dois terços do Parlamento.

ZAP / MA / AE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.