//

Banif já foi vendido (e pode custar 3 mil milhões aos contribuintes)

5

O Governo e o Banco de Portugal decidiram a venda do Banif ao Banco Santander Totta por 150 milhões de euros. E o negócio poderá sair muito caro aos bolsos dos contribuintes, com custos a rondar os 3 mil milhões de euros.

O Banco de Portugal anunciou a venda do Banif ao Santander Totta por 150 milhões de euros num processo de resolução com separação dos activos do banco, num modelo semelhante ao usado no caso BES.

Assim, o Santander ficará com os activos não problemáticos do banco fundado por Horácio Roque e será criado um Fundo de Resolução para acolher os activos “tóxicos” do banco.

Na comunicação do negócio, feita pelo Banco de Portugal, salienta-se que o Estado garante uma ajuda pública de 2,3 mil milhões de euros para contingências futuras.

O Fundo de Resolução entra com 489 milhões de euros, o Tesouro português injecta 1,766 mil milhões.

Mas as contas da Comissão Europeia (CE) indicam que o negócio poderá vir a custar aos contribuintes 3 mil milhões de euros, conforme um comunicado divulgado depois da concretização da venda.

Este valor não é ainda totalmente claro e está dependente de eventuais futuras perdas do Banco que são assumidas pelo Estado português.

A TSF cita que, além dos apoios mencionados acima, a CE aprovou um “apoio adicional” “sob a forma de garantia estatal, para provisionar potenciais riscos na parte vendida ao Banco Santander“.

Costa assume custos muito elevados para os contribuintes

Mesmo antes da divulgação destes dados pela CE, o primeiro-ministro António Costa tinha assumido que “esta venda tem custos muito elevados para os contribuintes“, frisando contudo, que “é, no quadro das soluções hoje possíveis, a que melhor defende o interesse nacional”.

António Costa também repetiu a ideia de que todos os depósitos serão garantidos.

O mesmo fez o Banco de Portugal, realçando uma “total protecção das poupanças das famílias e das empresas confiadas ao Banif, quer depósitos quer obrigações seniores”.

Os clientes do Banif passam a ser clientes do Banco Santander Totta e as agências do Banif passam a ser agências do mesmo banco.

ZAP

5 Comments

  1. Pena é, não acontecer o mesmo a todo o sistema financeiro e pôr mais uma vez o Zé Povinho a pagar tudo, para ver se abrem os olhos (a Mente) definitivamente…

  2. Os outros erram e nós Povo, cá estamos para pagar os erros destes, ou melhores os desvios destes. Assim, Portugal cresce em relação aos outros países. Já não existem portugueses que defendam este país. Existem sim interessados em destruir o país e encher os bolsos a custa dos que trabalham.

  3. Desde banqueiros, Banco de Portugal, instâncias europeias, governo de Passos Coelho e Costa e agora até mesmo aqueles que o sustentam como governo mas que o criticam pelo sucedido é tudo uma cambada de trafulhas ou incompetentes que nos tramam a toda a hora, estou a ver aqui ao lado a notícia que na Islândia já condenaram 26 banqueiros a prisão pela crise financeira, por cá havia um em prisão domiciliária que ainda à dias foi posto em liberdade e nós somos obrigados a apertar o cinto e a pagar milhares de milhões de euros por todas estas incompetências.

  4. Pois, mas a mim ninguém me pediu permissão para saber se estou de acordo ou não com essa “ajuda”! Ajuda essa que parece mais um ROUBO, pois ninguém pediu sequer autorização ao povo para ajudar os bancos! Deviam haver referendos para tal, nao os há porque sabem que o povo se recusaria terminantemente a ajudar LADRÕES!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.